Pular para o conteúdo principal

A Origem das Expressões(2): Casa de Mãe Joana e Sem Eira Nem Beira

                                                              

                                                                     Casa de Mãe Joana


O marido de Joana I (Sec.XIV) foi assassinado em uma conspiração em que a própria Joana teria participado e ela precisou fugir para Avignon na França porque o cunhado dela, o Luís I , rei da Hungria, ficou irado e invadiu Nápoles.  Lá na cidade francesa Joana reinou e regulamentou os bordéis que ficaram conhecidos como Paço  da Mãe Joana.  No Brasil a palavra Paço ficou sendo "casa". ( A casa de mãe Joana, Reinaldo Pimenta)



Sem Eira Nem Beira

Eira: terreno ao ar livre onde fazendeiros colocam grãos para secar.  Beira: é o que parece mesmo. Extremidade da eira. Extremidades. Se o fazendeiro está sem eira nem beira, os grãos são levados pelo vento e ele fica sem nada.  Outra explicação mais conhecida no Nordeste: antigamente as pessoas ricas tinham casas com telhado triplo: a eira, a beira e a tribeira e os mais pobres construíam suas casas com uma fileira de telhas apenas. Não possuíam a eira nem a beira.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Beleza Total, Carlos Drummond de Andrade.

A beleza de Gertrudes fascinava todo mundo e a própria Gertrudes. Os espelhos pasmavam diante de seu rosto, recusando-se a refletir as pessoas da casa e muito menos as visitas. Não ousavam abranger o corpo inteiro de Gertrudes. Era impossível, de tão belo, e o espelho do banheiro, que se atreveu a isto, partiu-se em mil estilhaços. A moça já não podia sair à rua, pois os veículos paravam à revelia dos condutores, e estes, por sua vez, perdiam toda a capacidade de ação. Houve um engarrafamento monstro, que durou uma semana, embora Gertrudes houvesse voltado logo para casa. O Senado aprovou lei de emergência, proibindo Gertrudes de chegar à janela. A moça vivia confinada num salão em que só penetrava sua mãe, pois o mordomo se suicidara com uma foto de Gertrudes sobre o peito. Gertrudes não podia fazer nada. Nascera assim, este era o seu destino fatal: a extrema beleza. E era feliz, sabendo-se incomparável. Por falta de ar puro, acabou sem condições de vida, e um di...

Vamos Pensar? (10)

 

Vamos pensar? (18)

Será que às vezes o melhor não é se deixar molhar?