Pular para o conteúdo principal

Clarice Lispector - Dia Nacional da Tulipa


 “A sempre-viva é sempre morta.Sua secura tende à eternidade.O nome em grego quer dizer sol de ouro. 

A margarida é florzinha alegre.É simples e à tona da pele,Só tem uma camada de pétalas.O centro é uma brincadeira infantil.

A formosa orquídea é exquise e antipática.   Não é espontânea.Requer  redoma.Mas é mulher esplendorosa e isto não se pode negar.Também não se pode negar que é nobre porque é epífita.Epífitas nascem sobre outras plantas sem contudo tirar delas a nutrição. Estava mentindo quando disse que era antipática.Adoro orquídeas.Já nascem artificiais, já nascem arte.

Tulipa é tulipa na Holanda.Uma única tulipa simplesmente não é. Precisa de campo aberto para ser.”


Clarice.Água viva .Rio de Janeiro: editora. Artenova,1973

Nota:Na Holanda comemora-se o dia nacional das tulipas no terceiro sábado de janeiro.


A temporada de Tulipa nos Países Baixos começa com a celebração espetacular do Dia Nacional de Tulipa na Praça Dam em Amesterdão. O impressionante jardim de 200.000 tulipas é colocado para mais de 10 mil pessoas para pegá-los e levar para casa gratuitamente. Os tulipas vêm do norte da Holanda e são considerados como os melhores de seu tipo. Portanto, não hesite em ver um dos destaques da Primavera de Amesterdão. Esta pode ser a sua chance de obter uma lembrança especial de Amesterdão de graça!

Se você não tem medo de multidões, marque o terceiro sábado de janeiro no seu calendário e vá para a Praça Dam. O jardim de tulipa está instalado lá a partir das 8 da manhã. Você pode vir de manhã para ver o arranjo de flores bonitas sem multidões. O jardim abre ao público uma 13h e fecha às 16h30. As linhas ficam bastante longas neste momento, então esteja preparado para esperar até uma hora antes de entrar. ( no site: https://rove.me/pt/to/netherlands/national-tulip-day)



Comentários

  1. Realmente uma única tulipa não tem presença, não é mesmo? Precisamos de canteiros ou campos floridos para melhor apreciá-las. Os holandeses tinham umas jarras com diversos biquinhos onde colocar em cada bico (como de uma chaleira) um tulipa. Elas ficavam individuais e em conjunto ao mesmo tempo. Mas não vejo essas jarras faz tempo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

comentários ofensivos/ vocabulário de baixo calão/ propagandas não são aprovados.

Postagens mais visitadas deste blog

A Beleza Total, Carlos Drummond de Andrade.

A beleza de Gertrudes fascinava todo mundo e a própria Gertrudes. Os espelhos pasmavam diante de seu rosto, recusando-se a refletir as pessoas da casa e muito menos as visitas. Não ousavam abranger o corpo inteiro de Gertrudes. Era impossível, de tão belo, e o espelho do banheiro, que se atreveu a isto, partiu-se em mil estilhaços. A moça já não podia sair à rua, pois os veículos paravam à revelia dos condutores, e estes, por sua vez, perdiam toda a capacidade de ação. Houve um engarrafamento monstro, que durou uma semana, embora Gertrudes houvesse voltado logo para casa. O Senado aprovou lei de emergência, proibindo Gertrudes de chegar à janela. A moça vivia confinada num salão em que só penetrava sua mãe, pois o mordomo se suicidara com uma foto de Gertrudes sobre o peito. Gertrudes não podia fazer nada. Nascera assim, este era o seu destino fatal: a extrema beleza. E era feliz, sabendo-se incomparável. Por falta de ar puro, acabou sem condições de vida, e um di...

Vamos pensar? (18)

Será que às vezes o melhor não é se deixar molhar?  

Até Breve!!

  Volto no dia 10/1