De início eu acreditava em tudo o que me diziam sobre bom comportamento, até mesmo em mentiras deslavadas, embora tivesse meus próprios critérios. Em uma idade na qual as outras meninas nigerianas gostavam de brincar de ten-ten - brincadeira típica em que as crianças batem com os pés no chão em movimento ritmado e tentam vencer os adversários com joelhadas inesperadas -, minha distração favorita era ficar sentada no pequeno deque e fingir que estava pescando. Mas detestava quando minha mãe gritava da janela da cozinha, "Enitan, venha me ajudar aqui". Era obrigada a voltar correndo para casa.
Nós morávamos junto à lagoa de Lagos. Nossa propriedade tinha uma área de pouco mais de mil metros quadrados, limitada por uma cerca de madeira com farpas que machucavam os dedos. Eu brincava despreocupadamente só do lado oeste do quintal, pois o leste dava para mangue do parque Ikoui, onde já vi uma cobra-d'água. Os dias eram quentes, lembro-me bem, ensolarados e com pouca brisa. no início da tarde comíamos e depois fazíamos a sesta; o almoço farto nos deixava bêbados de sono. No fim da tarde, depois de fazer os deveres de casa, eu passeava pelo nosso pequeno deque, que atravessava com três grandes passadas que tensionavam os músculos de minhas coxas.
Ficava sentada na borda, esperando a água bater nos meus pés e jogava uma vara de pescar feita de galho de árvore, barbante e uma rolha de uma das garrafas de vinho vazias do meu pai.. (pág.9).
Sobre a autora:
Sefi Atta , nasceu em Lagos, Nigéria. Foi educada no seu país, na Inglaterra e nos Estados Unidos. Tudo de Bom Vai Acontecer, seu livro de estreia, ganhou o prêmio Wole Soyinka por literatura africana. Mora no Mississipi (USA) e tem outros livros publicados. Somente "Tudo de Bom Vai Acontecer" cuja primeira página transcrevi acima, tem edição brasileira.
Difícil de Engolir ( outubro de 2021) dirigido por Kunle Afolayan é baseado em livro de Sefi Atta e está disponível na Netflix
Fotografia feita por: Katherine Mickiever
Comentários
Postar um comentário
comentários ofensivos/ vocabulário de baixo calão/ propagandas não são aprovados.