Pular para o conteúdo principal

O Macaco e a Viola (Histórias à Brasileira)


     Antigamente, a cutia tinha rabo mais comprido que o macaco. um dia, os dois estavam na beira da
estrada conversando e o rabo dela estava estendido no chão. Veio uma charrete, passou por cima e cortou fora. A cutia ficou cotozinha e começou a chorar:
     - Ai! Buá, Buá...
     Tem dó
      fiquei cotó.
     A charrete era de um fazendeiro, que ficou com pena da coitada. E prometeu dar um saco de ouro para compensar o rabo cortado. E disse que todo dia ia mandar dar comida para ela no terreiro da fazenda. E que ia deixar uma mata inteirinha nas terras dele para a cutia correr e fuçar quanto quisesse. Ela podia passar o dia inteiro catando frutas e raízes para comer. Ninguém nunca ia caçar por lá.
     A cutia topou, parou de chorar e lá se foi, toda pimpona na charrete com o fazendeiro, receber seu ouro, sua comida e sua mata.
     O macaco ficou pensando naquilo. Achou que a cutia tinha feito um ótimo negócio, que rabo devia ser que nem galho de árvore, que a gente poda e depois volta com mais força. Ou feito rabo de lagartixa que cresce de novo. E como tinha muita vontade de ir para Angola - que todo mundo dizia que era um lugar lindo e alegre -, teve uma ideia para fazer a viagem.
      Foi para a beira da estrada, estendeu o rabo no chão e ficou esperando a charrete do fazendeiro passar.
     Quem passou foi o barbeiro, numa carroça. A roda cortou o rabo do macaco, que começou a fazer um escândalo:
     - Ai, uai!
     Tem dó
     fiquei cotó.
     O barbeiro parou a carroça, ficou com pena dele, mas não propôs dar nada. O macaco berrava e insistia:
     - Seu malvado! Cortou fora meu rabo, seu diabo! Agora vou ter de viajar, ir para Angola me tratar!         Me dá meu rabo, me dá meu rabo, me dá meu rabo!
     Não adiantou nada. O homem não oferecia nenhum saco de ouro nem passagem para Angola.
     Cansado de se esgoelar, o macaco acabou propondo:
     - Me dá meu rabo, me dá meu rabo, me dá meu rabo! Ou então me dá alguma coisa para eu parar de gritar.
     O barbeiro deu a ele uma navalha. E o macaco segui pela estrada cantarolando:
     - Do meu rabo fiz uma navalha,
     do meu rabo fiz uma navalha...
     Tinguilim-guilim-gue
      que eu vou pra Angola

     Andou, andou, andou. Mais adiante, encontrou um cesteiro trançando uns cestos de cipó, com uma faca cega de dar pena. Assim que viu a navalha na mão do macaco, o cesteiro pediu:
     Me empresta essa navalha aí para me ajudar a fazer meus cestos?
     O macaco emprestou. Mas o cesteiro foi cortar o cipó de mau jeito e a navalha quebrou. O macaco começou a berrar:
     Me dá minha navalha, me dá minha navalha, me da minha navalha!
     Ou então me dá alguma coisa para eu parar de gritar.
     O cesteiro deu a ele um cesto. E o macaco segui pela estrada cantarolando:
     - Do meu rabo fiz uma navalha,
     da minha navalha eu fiz um cesto.
     Tinguilim-guilim-gue
     que eu vou pra Angola.

    Andou, andou, andou. Foi ficando com fome. Mais adiante, foi começando a sentir um cheirinho maravilhoso de pão bem fresco. Depois de uma curva na estrada, apareceu uma venda. num puxadinho do lado de fora, um homem tirava um monte de pão de dentro de um forno e tentava botar dentro de um saco. Mas estava difícil, porque o saco tinha rasgado, e toda hora quase caía tudo no chão.
     Quando viu o cesto, o padeiro pediu emprestado. Mas encheu demais. Ficou tão pesado, que o fundo do cesto soltou. O macaco começou a berrar:
     Me dá meu cesto, me dá meu cesto, me dá meu cesto! Ou então me dá alguma coisa para eu parar de gritar.
      O homem deu a ele um monte de pão, tudo o que cabia no tal saco rasgado. E o macaco seguiu pela estrada cantarolando:
     - Do meu rabo fiz uma navalha,
     da minha navalha eu fiz um cesto,
     do meu cesto eu fiz um pão
     Tinguilim-guilim-gue
     que eu vou pra Angola

     Daí a pouco, passou por um violeiro que estava tocando na beira da estrada. Parou para ouvir, e ficou comendo seu pãozinho enquanto escutava a canção.
     Com fome, o violeiro pediu um pedaço. O macaco lhe passou o saco para ele se servir à vontade. Mas o homem não viu que o saco estava rasgado, pegou de mau jeito e uns pães se espalharam pelo chão. O macaco começou a berrar:
     - Me dá meu pão! Me dá meu pão! Me dá meu pão! Ou então me dá alguma coisa para eu parar de gritar.
     O homem ficou aflito, achou que não tinha nada para dar. Depois lembrou da viola e ofereceu ao macaco. Era isso mesmo que ele queria, e saiu pela estrada cantarolando:

     - Do meu rabo fiz uma navalha,
     da minha navalha eu fiz um cesto,
     do meu cesto eu fiz um pão
     do meu pão fiz uma viola
     Tinguilim-guilim-gue
    que eu vou pra Angola
    Tinguilim-guilim-gue

     que eu vou pra Angola
     E pelo tempo que passou desde que isso aconteceu, se o macaco não se perdeu no caminho, já deve ter chegado com sua viola nas bandas de Angola, um lugar lindo e alegre.

Fonte: Histórias à Brasileira. Vol 1, A Moura Torta e outras histórias, recontadas por Ana Maria Machado, ilustrações de Odilon Moraes. Cia da letrinhas 2009. Págs.23-26








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Beleza Total, Carlos Drummond de Andrade.

A beleza de Gertrudes fascinava todo mundo e a própria Gertrudes. Os espelhos pasmavam diante de seu rosto, recusando-se a refletir as pessoas da casa e muito menos as visitas. Não ousavam abranger o corpo inteiro de Gertrudes. Era impossível, de tão belo, e o espelho do banheiro, que se atreveu a isto, partiu-se em mil estilhaços. A moça já não podia sair à rua, pois os veículos paravam à revelia dos condutores, e estes, por sua vez, perdiam toda a capacidade de ação. Houve um engarrafamento monstro, que durou uma semana, embora Gertrudes houvesse voltado logo para casa. O Senado aprovou lei de emergência, proibindo Gertrudes de chegar à janela. A moça vivia confinada num salão em que só penetrava sua mãe, pois o mordomo se suicidara com uma foto de Gertrudes sobre o peito. Gertrudes não podia fazer nada. Nascera assim, este era o seu destino fatal: a extrema beleza. E era feliz, sabendo-se incomparável. Por falta de ar puro, acabou sem condições de vida, e um di

Mãe É Quem Fica, Bruna Estrela

           Mãe é quem fica. Depois que todos vão. Depois que a luz apaga. Depois que todos dormem. Mãe fica.      Às vezes não fica em presença física. Mas mãe sempre fica. Uma vez que você tenha um filho, nunca mais seu coração estará inteiramente onde você estiver. Uma parte sempre fica.      Fica neles. Se eles comeram. Se dormiram na hora certa. Se brincaram como deveriam. Se a professora da escola é gentil. Se o amiguinho parou de bater. Se o pai lembrou de dar o remédio.      Mãe fica. Fica entalada no escorregador do espaço kids, pra brincar com a cria. Fica espremida no canto da cama de madrugada pra se certificar que a tosse melhorou. Fica com o resto da comida do filho, pra não perder mais tempo cozinhando.      É quando a gente fica que nasce a mãe. Na presença inteira. No olhar atento. Nos braços que embalam. No colo que acolhe.      Mãe é quem fica. Quando o chão some sob os pés. Quando todo mundo vai embora.      Quando as certezas se desfazem. Mãe

Os Dentes do Jacaré, Sérgio Capparelli. (poema infantil)

De manhã até a noite, jacaré escova os dentes, escova com muito zelo os do meio e os da frente. – E os dentes de trás, jacaré? De manhã escova os da frente e de tarde os dentes do meio, quando vai escovar os de trás, quase morre de receio. – E os dentes de trás, jacaré? Desejava visitar seu compadre crocodilo mas morria de preguiça: Que bocejos! Que cochilos! – Jacaré, e os dentes de trás? Foi a pergunta que ouviu num sonho que então sonhou, caiu da cama assustado e escovou, escovou, escovou. Sérgio Capparelli  CAPPARELLI, S. Boi da Cara Preta. LP&M, 1983. Leia também: Velho Poema Infantil , de Máximo de Moura Santos.