Não bastasse a fila de livros que tenho para ler, fui apresentada por minha filha e esse autor português de quem nunca tinha ouvido falar. Vício em livros e curiosidade são uma combinação perfeita. Bateu vontade de ler e, que breve vou na casa dela buscar em prestado. Que jeito?
Esse livro é sobre verdade, mas não necessariamente A verdade.
Um velho talvez já caduco conta uma história de décadas passadas para um adolescente que talvez esteja, mentalmente, exagerando tudo que ouve. Talvez.
.
Deixem Falar as Pedras pergunta quantas verdades podem existir. O que os fatos significam para cada pessoa, como cada um os entende, as diferentes possíveis interpretações da mesma história, e como a memória (afetiva ou real) pode mudar tudo.
.
O velho conta ao neto o passado ocorrido durante a ditadura em Portugal. Daí, como nós sabemos bem, entram em jogo também as mentiras fabricadas e as versões mal contadas que movem regimes assim.
.
O que realmente aconteceu? Temos que ler até a última página para saber.
.
📚 Deixem Falar as Pedras - David Machado
.
Trecho 1: "Para mim, que não me rio há muito tempo, a Alice, só por se rir assim, é a pessoa mais corajosa do mundo"
.
Trecho 2: " A mentira não é o maior inimigo da verdade. A dúvida é que é. É a incerteza que arruína tudo, criando buracos nós quais existe espaço para todas as verdades possíveis e aparentes"
Hum, histórias me fascinam... Depois conta pra gente o que achou.
ResponderExcluir