Pedidos são recebidos como exigências quando os outros acreditam que serão culpados ou punidos se
não os atenderem. Quando as pessoas nos ouvem fazer uma exigência, elas enxergam apenas duas opções: submissão ou rebelião. Em ambos os casos, a pessoa que faz o pedido é percebida como coercitiva, e a capacidade do ouvinte de responder compassivamente ao pedido é diminuta.
solitário e gostaria que você saísse comigo esta noite". Isso é um pedido ou uma exigência? A resposta é que não saberemos até observarmos como José tratará Maria se ela não concordar.
não os atenderem. Quando as pessoas nos ouvem fazer uma exigência, elas enxergam apenas duas opções: submissão ou rebelião. Em ambos os casos, a pessoa que faz o pedido é percebida como coercitiva, e a capacidade do ouvinte de responder compassivamente ao pedido é diminuta.
solitário e gostaria que você saísse comigo esta noite". Isso é um pedido ou uma exigência? A resposta é que não saberemos até observarmos como José tratará Maria se ela não concordar.
Comunicação Não Violenta, Técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais.
Marshal B. Rosenberg (pág. 119)
Recomendo o livro que estou lendo vagarosamente, degustando mesmo. Vale muitíssimo para a gente refletir sobre onde e como estamos falhando quando não conseguimos obter de nossos filhos, amigos, colegas de trabalho, chefiados o que queremos ou precisamos. Distinguir exatamente o que é um sentimento, uma reclamação uma culpa. Pequenos detalhes? Até pode considerar assim, se quiser, mas justamente esses "pequenos detalhes" entravam severamente os relacionamentos. Tenho aprendido muito com o livro.
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