Pular para o conteúdo principal

Tudo pela leitura

Zé do Livro
Por essa você não esperava. Sabe quem está ajudando a desenvolver o gosto pela leitura entre a garotada do Sesc Ler de Bodocó (PE)? Pode parecer engraçado, mas é um boneco. Que tem até nome. Ele se chama Zé do Livro. Funciona assim: a professora diz que Zé gosta muito de passear. Então, realiza um sorteio na sala de aula para saber qual o aluno que, naquele dia, vai levar o boneco para casa. O boneco segue dentro de uma sacola, juntamente com um livro. E esse livro terá que ser lido para o boneco. É como se fosse um dever de casa divertido.
Claro: cada aluno escolhe o livro que vai levar junto com o Zé. Terá que ser um livro que ainda não foi lido pelos outros colegas. E no dia seguinte, quando volta para a aula, conta para a turma como foi a visita do Zé do Livro a sua casa.
O aluno diz o que o boneco achou da leitura, conta se o Zé se emocionou ou se ele não gostou da história. Depois que fala sobre o assunto, o aluno tem que reescrever a história que leu para o Zé. Está dando super certo!

A opinião das crianças:
O que você acha de Zé do Livro?
“Eu li uma história sobre a fome da bruxa e Zé teve medo do escuro. Kkkkkkkkk. Ele gostou muito do livro e depois eu reescrevi direitinho, como se fosse o Zé dizendo que gostou, entendeu?” (José Eduardo Rodrigues Cunha de Alencar, 9 anos)
“Eu escolhi uma história de fantasma para ler. E ele gostou demais. Ficou até com medo. Kkkkkkkkk. Tenho certeza de que ele ficou com medo. Foi ótimo”.(Ana Júlia Araújo dos Santos, 8 anos.)
“Levei para casa o livro ‘A Revolta os Números’. Foi legal porque o Zé também gostou. Foi divertido ler para o boneco, era como se ele fosse meu amigo. Eu lia e olhava pra ele. Ele gostou.”(Teógenes Miranda Araújo Filho, 9 anos.)
“É um projeto importante, porque a gente brinca e aprende. Eu levei Zé do Livro para minha casa, ele gostou e eu também gostei. Eu sei que ele é um boneco, mas a gente faz de conta. Li um livro, mas também brinquei com ele”. (Maria Eduarda Medeiros, 10 anos)
“Fiquei sem saber qual o livro ele iria gostar, então levei dois. Um foi ‘Abaixo das Canelas’ e o outro, ‘Tudo Por Um Pacote de Amendoim’. Ele gostou mais do segundo porque é um livro muito divertido. Então, reescrevi esse”. (Antônio Renê Rodrigues de Menezes, 10 anos)
“Eu levei o Zé lá pra casa, ele jantou comigo, dormiu comigo. Ele gostou demais de ter ido lá pra casa. Depois do jantar, eu li o livro ‘Curucupaco Papaco’. Eu lia um pouquinho e mostrava as figuras pra ele. Lia e mostrava. Li o livro todinho porque ele estava gostando.” (Clênio Jessé Luna, 9 anos)
(Matéria do Jornal do Commércio - PE caderno Galera, 04.02.2012)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Beleza Total, Carlos Drummond de Andrade.

A beleza de Gertrudes fascinava todo mundo e a própria Gertrudes. Os espelhos pasmavam diante de seu rosto, recusando-se a refletir as pessoas da casa e muito menos as visitas. Não ousavam abranger o corpo inteiro de Gertrudes. Era impossível, de tão belo, e o espelho do banheiro, que se atreveu a isto, partiu-se em mil estilhaços. A moça já não podia sair à rua, pois os veículos paravam à revelia dos condutores, e estes, por sua vez, perdiam toda a capacidade de ação. Houve um engarrafamento monstro, que durou uma semana, embora Gertrudes houvesse voltado logo para casa. O Senado aprovou lei de emergência, proibindo Gertrudes de chegar à janela. A moça vivia confinada num salão em que só penetrava sua mãe, pois o mordomo se suicidara com uma foto de Gertrudes sobre o peito. Gertrudes não podia fazer nada. Nascera assim, este era o seu destino fatal: a extrema beleza. E era feliz, sabendo-se incomparável. Por falta de ar puro, acabou sem condições de vida, e um di...

O Mendigo do Viaduto do Chá, Regina Ruth Rincon Caires

     A moeda corrente era o cruzeiro. A passagem de ônibus custava sessenta centavos. O ano era 1974.       Eu trabalhava no centro da cidade, em um banco que ficava na Rua Boa Vista. Morava longe, quase ao final da Avenida Interlagos, e usava diariamente o transporte coletivo. Meu trabalho, no departamento de estatística, resumia-se a somar os números datilografados em planilhas e mais planilhas fornecidas pelas agências do banco. Somas que deveriam ser checadas, e que eram efetuadas nas antigas calculadoras elétricas com suas infernais bobinas, conferidas e grampeadas nas respectivas planilhas. Não fosse o café para espantar o sono durante as diárias e rotineiras oito horas de trabalho, nenhuma soma teria sido confirmada.

Vamos Pensar? (31)