Pular para o conteúdo principal

= S D Comunikssaum, Antonio Prata

 

A 1a  vz q abri mail e dei de kra c/uma msgm acim, naum entendi nd. Pensei q era pau do outlook,
pblma do cputador. Naum, nd diço: era soh + uma leitora que flava eça stranha lihngua da internet. Como a cada dia que paça, rcbo+ msgs nece dialeto sqzito, percbi q, ou aprendia eu tb a tklar acim, ou fikava ptrahs. Na natureza nd c perde, nd c cria, td c transforma: tinha xgado a hr de eu tb me transformar. Minha 1a  atitud foi tklar para Ehrika, uma garota que screv neça lihngua, e prgntar como eu fazia p aprendr. Ela flou sgte: " tipo... eh soh tocar CH por X, Ç por SS, H em vez de acento (é/eh; só/soh) e comer o max d letras pocihvel. Entendeu?" O q naum entendo eh pq tnta complicação. Era taum fahcil scrver o bom e velho port...  Pgntei p Joaum, 1 primo meu q screv  ateh poemas dece jto: pq as pçoas estaum screvndo acim? Ele me garantiu q era pq era + fahcil. Serah? Olha soh, Joaum, Ehrika e td mdo: p tklar naum uso 4 tklas. Para tklar não, tb uso soh 4. Eh=, ueh? Kd a facilidad?

     Outra xplicaçaum q me deram foi q, p quem tah nos EUA, eh + simples tklar acim, pq lah o tklado naum tem acents nem ç. Soh q ns utms 2 anos jah recebi + d msgs escrts acim, e eram lah do Parah, do Guarujah, de Jauh, = nunk dos Ests Unds. Plo q eu sei, no Guarujah, Parah e Jauh, os tklados tehem todos os acentos naum?

     Sei lah pq, + tenho minhas nohias. serah q os garotos q pçam o dia todo tklando acim, na hr que tiverem que screvr uma reclamassaumbem port nrmal, vaum conseguir? Meu medo eh q os garotos e garotas, acostumads a eça forma de comunikassaum, tenham dfculdads c/ as outrs. Afnal, a histohria da humnidad estah tda em livrs, escrts com o portugs culto, cheio de vogais, acentos, vihrgulas, pontos e tdo+.  Ou serah que, no futuro, os livrs vaum ser traduzidos para a internet? " Hist, do Br: Krta de  P.Vaz de Cmnh sobr des. do Br..."? ! Pelo msnger vaum circular poemas de d Drummond acim: "tinha 1 pdra no 1/2 d kminho, no 1/2 d kaminho tnha 1 pdra.."???

     Tem qm diga q eh mlor screvr e ler acim do q naum screvr nem ler nda.  O q importa é a gte c comunicar i c nos entendemos com longuagem de srdo/mdo, sinais de fumaça ou flando xneis, naum tem tnta importahncia. Serah? Sei naum... Tvez eu seja antiquad, 1/2 pecimista, + gost da nosa lihngua e de tdos os pqnos dtalhes. Screvam como quiserm.c comuniquem na lihngua da internet, em cohdigo Morse ou c/ hierohglifos egihpcios, dsd q d vz  em qdo, abram um livro deces antigos, que usam acntos, e dehem uma lida. Tvez d + trbalho do q tklar no msnger, no ICQ ou no Orkut, + garanto que eh do kct. Bjs, [ ]s e ateh a prohxima edissaum. 

Ass. Antn Prt!


Em: Adulterado, Ed. Moderna, 2018, págs 52-53


      


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Beleza Total, Carlos Drummond de Andrade.

A beleza de Gertrudes fascinava todo mundo e a própria Gertrudes. Os espelhos pasmavam diante de seu rosto, recusando-se a refletir as pessoas da casa e muito menos as visitas. Não ousavam abranger o corpo inteiro de Gertrudes. Era impossível, de tão belo, e o espelho do banheiro, que se atreveu a isto, partiu-se em mil estilhaços. A moça já não podia sair à rua, pois os veículos paravam à revelia dos condutores, e estes, por sua vez, perdiam toda a capacidade de ação. Houve um engarrafamento monstro, que durou uma semana, embora Gertrudes houvesse voltado logo para casa. O Senado aprovou lei de emergência, proibindo Gertrudes de chegar à janela. A moça vivia confinada num salão em que só penetrava sua mãe, pois o mordomo se suicidara com uma foto de Gertrudes sobre o peito. Gertrudes não podia fazer nada. Nascera assim, este era o seu destino fatal: a extrema beleza. E era feliz, sabendo-se incomparável. Por falta de ar puro, acabou sem condições de vida, e um di

Mãe É Quem Fica, Bruna Estrela

           Mãe é quem fica. Depois que todos vão. Depois que a luz apaga. Depois que todos dormem. Mãe fica.      Às vezes não fica em presença física. Mas mãe sempre fica. Uma vez que você tenha um filho, nunca mais seu coração estará inteiramente onde você estiver. Uma parte sempre fica.      Fica neles. Se eles comeram. Se dormiram na hora certa. Se brincaram como deveriam. Se a professora da escola é gentil. Se o amiguinho parou de bater. Se o pai lembrou de dar o remédio.      Mãe fica. Fica entalada no escorregador do espaço kids, pra brincar com a cria. Fica espremida no canto da cama de madrugada pra se certificar que a tosse melhorou. Fica com o resto da comida do filho, pra não perder mais tempo cozinhando.      É quando a gente fica que nasce a mãe. Na presença inteira. No olhar atento. Nos braços que embalam. No colo que acolhe.      Mãe é quem fica. Quando o chão some sob os pés. Quando todo mundo vai embora.      Quando as certezas se desfazem. Mãe

Os Dentes do Jacaré, Sérgio Capparelli. (poema infantil)

De manhã até a noite, jacaré escova os dentes, escova com muito zelo os do meio e os da frente. – E os dentes de trás, jacaré? De manhã escova os da frente e de tarde os dentes do meio, quando vai escovar os de trás, quase morre de receio. – E os dentes de trás, jacaré? Desejava visitar seu compadre crocodilo mas morria de preguiça: Que bocejos! Que cochilos! – Jacaré, e os dentes de trás? Foi a pergunta que ouviu num sonho que então sonhou, caiu da cama assustado e escovou, escovou, escovou. Sérgio Capparelli  CAPPARELLI, S. Boi da Cara Preta. LP&M, 1983. Leia também: Velho Poema Infantil , de Máximo de Moura Santos.