Pular para o conteúdo principal

O Agente Secreto Está na Minha Casa

Jaime Bunda - agente secreto, de Pepetela saiu de minha casa para ser lido por alguns amigos chegou de volta ontem, pouco mais de uma ano depois de passar pelo Rio de Janeiro, São Paulo, João Pessoa e Minas Gerais.


Sim, mas quem é Jaime Bunda?
É um investigador angolano cujo apelido faz óbvia referência à sua anatomia, e que tem a missão de desvendar um crime de dimensões internacionais.  

Com esse investigador meio atrapalhado Pepetela estreia em romance policial. Também nesse livro o autor escancara a corrupção e desigualdade social de Angola, mas de forma mais bem humorada.  

Tem quantos livros com esse detetive?
Somente dois: 


Agente Secreto (2001)  e A Morte do Americano (2003)
Meu exemplar de O Agente Secreto mal chegou e já vai ser enviado para outra leitora no Rio de Janeiro. Tomara que passe mais um ano sendo apreciado.  Gosto muito dos autores africanos de língua portuguesa e Pepetela é um deles. Recomendo a leitura e empresto para o grupo LivroErrante.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Beleza Total, Carlos Drummond de Andrade.

A beleza de Gertrudes fascinava todo mundo e a própria Gertrudes. Os espelhos pasmavam diante de seu rosto, recusando-se a refletir as pessoas da casa e muito menos as visitas. Não ousavam abranger o corpo inteiro de Gertrudes. Era impossível, de tão belo, e o espelho do banheiro, que se atreveu a isto, partiu-se em mil estilhaços. A moça já não podia sair à rua, pois os veículos paravam à revelia dos condutores, e estes, por sua vez, perdiam toda a capacidade de ação. Houve um engarrafamento monstro, que durou uma semana, embora Gertrudes houvesse voltado logo para casa. O Senado aprovou lei de emergência, proibindo Gertrudes de chegar à janela. A moça vivia confinada num salão em que só penetrava sua mãe, pois o mordomo se suicidara com uma foto de Gertrudes sobre o peito. Gertrudes não podia fazer nada. Nascera assim, este era o seu destino fatal: a extrema beleza. E era feliz, sabendo-se incomparável. Por falta de ar puro, acabou sem condições de vida, e um di...

O Mendigo do Viaduto do Chá, Regina Ruth Rincon Caires

     A moeda corrente era o cruzeiro. A passagem de ônibus custava sessenta centavos. O ano era 1974.       Eu trabalhava no centro da cidade, em um banco que ficava na Rua Boa Vista. Morava longe, quase ao final da Avenida Interlagos, e usava diariamente o transporte coletivo. Meu trabalho, no departamento de estatística, resumia-se a somar os números datilografados em planilhas e mais planilhas fornecidas pelas agências do banco. Somas que deveriam ser checadas, e que eram efetuadas nas antigas calculadoras elétricas com suas infernais bobinas, conferidas e grampeadas nas respectivas planilhas. Não fosse o café para espantar o sono durante as diárias e rotineiras oito horas de trabalho, nenhuma soma teria sido confirmada.

Vamos Pensar? (31)