Pular para o conteúdo principal

Pasta de Leitura e Afeto, Regina Porto

          Pensei em discorrer, como fiz em agosto, novamente sobre histórias que os livros carregam além e paralelamente à história escrita pelo autor. Não deu. Estou sem inspiração alguma. Assim, vou só explicar pra quem não sabe: faço parte de um grupo de leitores amigos viciados em livros. Traças. Nós emprestamos livros uns aos outros e fazemos nossos envios pelos correios. Completamos 6 anos em janeiro.
           Dentro dos livros que enviamos vão cartões, bilhetinhos, uns mimos... coisinhas que são por si, histórias paralelas. Comentários, críticas, informações... várias coisas, mas basicamente afeto.
          Tenho, conforme vi, uma pasta carregadinha de afeto que os livros trouxeram dentro de suas páginas. Mostro algumas coisinhas a seguir. Morram de inveja:

1- Esse tipo de cartãozinho sempre acompanhava livros vindos de uma pessoa do Rio de Janeiro. Nos conhecemos em Olinda e eu achei bom. 
     Mantemos amizade até hoje, mesmo quando ela já não faz mais parte do grupo de leitura. Gosto muito de suas sugestões. Veio junto com outros bilhetinhos, dentro do livro O Amor Nos Tempos do Cólera.

2 -  O cartão ao lado, veio de Goiania e está sem data. Quem enviou é de São Paulo e mora na terra de Cora Coralina há bastante tempo. 
     No verso, acrescentou o poema "Minha Cidade", que vocês deveriam procurar no Google, porque eu não vou postar.




Finalizo com esse envio da cidade de Valença-BA. A colega diz gostar de escrever cartas à mão. Notem que faz, ela própria, o envelope carinhosa e caprichadamente. Na carta, diz ter gostado, sem dar o título, de apenas um livro que circulou entre os leitores na época. Em sua lista de espera constava Mia Couto, que vim a conhecer algum tempo depois e, ironicamente, não foi por seu intermédio.  Nos conhecemos recentemente, aqui no Recife, e nós duas dividimos o prazer de estar com Abelardo da Hora. Temos, então, o artista como ponto em comum. 
Nota da blogueira: ao longo das semanas vou trazer outros achados desses 6 anos em que participo de grupo de leitura.



Comentários

  1. em tempo de tanta tecnologia isso tem que ser super guardado, eu amo receber esses mimos, cartas, recadinhos, e amo escrever também.

    abraços.
    Edwin Lafaiete.
    www.oquefaltou.com

    ResponderExcluir
  2. Tem razão, Edwin. Ano passado, minhas felicitações de natal foram todas por cartões, feitos por mim mesma e enviados pelos correios.
    Obrigada pela visita,
    Abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

comentários ofensivos/ vocabulário de baixo calão/ propagandas não são aprovados.

Postagens mais visitadas deste blog

A Beleza Total, Carlos Drummond de Andrade.

A beleza de Gertrudes fascinava todo mundo e a própria Gertrudes. Os espelhos pasmavam diante de seu rosto, recusando-se a refletir as pessoas da casa e muito menos as visitas. Não ousavam abranger o corpo inteiro de Gertrudes. Era impossível, de tão belo, e o espelho do banheiro, que se atreveu a isto, partiu-se em mil estilhaços. A moça já não podia sair à rua, pois os veículos paravam à revelia dos condutores, e estes, por sua vez, perdiam toda a capacidade de ação. Houve um engarrafamento monstro, que durou uma semana, embora Gertrudes houvesse voltado logo para casa. O Senado aprovou lei de emergência, proibindo Gertrudes de chegar à janela. A moça vivia confinada num salão em que só penetrava sua mãe, pois o mordomo se suicidara com uma foto de Gertrudes sobre o peito. Gertrudes não podia fazer nada. Nascera assim, este era o seu destino fatal: a extrema beleza. E era feliz, sabendo-se incomparável. Por falta de ar puro, acabou sem condições de vida, e um di...

O Mendigo do Viaduto do Chá, Regina Ruth Rincon Caires

     A moeda corrente era o cruzeiro. A passagem de ônibus custava sessenta centavos. O ano era 1974.       Eu trabalhava no centro da cidade, em um banco que ficava na Rua Boa Vista. Morava longe, quase ao final da Avenida Interlagos, e usava diariamente o transporte coletivo. Meu trabalho, no departamento de estatística, resumia-se a somar os números datilografados em planilhas e mais planilhas fornecidas pelas agências do banco. Somas que deveriam ser checadas, e que eram efetuadas nas antigas calculadoras elétricas com suas infernais bobinas, conferidas e grampeadas nas respectivas planilhas. Não fosse o café para espantar o sono durante as diárias e rotineiras oito horas de trabalho, nenhuma soma teria sido confirmada.

Vamos Pensar? (31)