Tumba do Rei Ciro II Mapa da Pérsia com destaque para Pasárgada e Persépolis |
Pasárgada ficou inacabada porque Ciro II morreu durante sua construção.
Mesmo assim manteve-se como capital do reino, até que Dario, assumindo o poder, fez a mudança para Persépolis. O nome Pasárgada, tal como conhecemos hoje, vem provavelmente do grego.
Mesmo assim manteve-se como capital do reino, até que Dario, assumindo o poder, fez a mudança para Persépolis. O nome Pasárgada, tal como conhecemos hoje, vem provavelmente do grego.
Ruínas de Pasárgada |
Mapa do Irã (antiga Pérsia) as ruínas ficam nas proximidades de Shiraz. |
Bandeira explica a sua (ou o seu...) "Pasárgada":
ResponderExcluir“Vou-me embora pra Pasárgada” foi o poema de mais longa gestação em toda minha obra. Vi pela primeira vez esse nome de Pasárgada quando tinha os meus dezesseis anos e foi num autor grego. [...] Esse nome de Pasárgada, que significa “campo dos persas”, suscitou na minha imaginação uma paisagem fabulosa, um país de delícias [...]. Mais de vinte anos depois, quando eu morava só na minha casa da Rua do Curvelo, num momento de fundo desânimo, da mais aguda doença, saltou-me de súbito do subconsciente esse grito estapafúrdio: “Vou-me embora pra Pasárgada!”. Senti na redondilha a primeira célula de um poema [...].
Bacana a explicação do próprio poeta sobre a origem do poema. Outra: o blog está bem montado. De dar um trabalhão, não é Regina?
ResponderExcluirSim, Nivaldo, dá um trabalhão. Estou sempre alerta procurando contos/crônicas, poemas, histórias de superação pelo estudo, anotando o que leio, buscando notícias relacionadas. Tento ao máximo não trazer para cá materialfacilmente encontrado na internet, me obrigo a fazer o melhor que posso. Até porque preciso corresponder a exectativas de pessoas que buscam no blog algumas informações. Além d média de acessos, claro.Não ganho um centavo com ele mas tenho aprendido enormemente, isso já vale.
ResponderExcluirabraço