Pular para o conteúdo principal

Dia Nacional dos Quadrinhos - 30 de janeiro (5)

Ditadura militar e também os quadrinhos, todos, passam por censura. Mas é nessa época que brotam as tiras e charges. Elas recheiam as publicações literárias com humor sarcástico e críticas.  O Pasquim é o principal representante.
1967 é o ano de estreia de um estilo que causou estranheza. O mangá hoje tão conhecido começou pelas mãos de Minami Keizi, fundador da editora Edrel. Claudio Seto e Keizi eram os desenhistas do estilo mangá daquela época.
Nota: mangá no Japão, significa história em quadrinhos. Aqui é a forma japonesa de desenhar HQ


No início dos anos 70 era a vez do público infantil. Maurício de Souza é o grande responsável pela predominância dos quadrinhos infantil daquela década. A Turma da Mônica veio para ficar mesmo com a concorrência das revistinhas da Disney. A Editora Abril fez estudio especialmente para os desenhista desses quadrinhos e profissionalizou diversos deles.


Geraldão

Rê Bordosa

Radical Chic
Anos 80... esta foi a época de Angeli,Laerte e Glauco. Juntos produziram Los três Amigos, que é um conjunto de aventuras. Individualmente produziram personagens ainda conhecidos:Rê bordosa,Geraldão, Overman e Piratas do Tietê.  Miguel Paiva também é dos anos 80 com Gatão de Meia Idade, Radical Chic. Também é o pai de Ed Mort em  tiras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Beleza Total, Carlos Drummond de Andrade.

A beleza de Gertrudes fascinava todo mundo e a própria Gertrudes. Os espelhos pasmavam diante de seu rosto, recusando-se a refletir as pessoas da casa e muito menos as visitas. Não ousavam abranger o corpo inteiro de Gertrudes. Era impossível, de tão belo, e o espelho do banheiro, que se atreveu a isto, partiu-se em mil estilhaços. A moça já não podia sair à rua, pois os veículos paravam à revelia dos condutores, e estes, por sua vez, perdiam toda a capacidade de ação. Houve um engarrafamento monstro, que durou uma semana, embora Gertrudes houvesse voltado logo para casa. O Senado aprovou lei de emergência, proibindo Gertrudes de chegar à janela. A moça vivia confinada num salão em que só penetrava sua mãe, pois o mordomo se suicidara com uma foto de Gertrudes sobre o peito. Gertrudes não podia fazer nada. Nascera assim, este era o seu destino fatal: a extrema beleza. E era feliz, sabendo-se incomparável. Por falta de ar puro, acabou sem condições de vida, e um di...

Vamos pensar? (18)

Será que às vezes o melhor não é se deixar molhar?  

Até Breve!!

  Volto no dia 10/1