Pular para o conteúdo principal

Boa sorte Samarone!

    No  cinquentenário da revolução cubana, o jornalista Samarone Lima viajou ao país, onde ficou um mês. Neste período, se hospedou nas casas mais simples, distante dos hotéis badalados e dos programas típicos do  turismo. Viveu o  cotidiano dos pobres, conheceu de perto o mercado negro, acompanhou a luta diária por comida, as frustrações, proibições e impasses, quando Fidel Castro ainda era o  comandante-em-chefe.
    Ao  retornar ao  Brasil, trouxe na bagagem vários cadernos de anotações, com  tudo o  que viu  e escutou.
    Viagem ao crepúsculo, escrito como um  diário de viagem, leva o leitor a um passeio pelas ruas de Havana e do interior do País. Um relato fiel e dramático do  que restou da revolução e dos sonhos de muitas gerações.
(contra capa do livro)

Samarone Lima é um  dos indicados ao prêmio  Jabuti de 2010, categoria Reportagem pelo livro Viagem ao Crepúsculo. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Beleza Total, Carlos Drummond de Andrade.

A beleza de Gertrudes fascinava todo mundo e a própria Gertrudes. Os espelhos pasmavam diante de seu rosto, recusando-se a refletir as pessoas da casa e muito menos as visitas. Não ousavam abranger o corpo inteiro de Gertrudes. Era impossível, de tão belo, e o espelho do banheiro, que se atreveu a isto, partiu-se em mil estilhaços. A moça já não podia sair à rua, pois os veículos paravam à revelia dos condutores, e estes, por sua vez, perdiam toda a capacidade de ação. Houve um engarrafamento monstro, que durou uma semana, embora Gertrudes houvesse voltado logo para casa. O Senado aprovou lei de emergência, proibindo Gertrudes de chegar à janela. A moça vivia confinada num salão em que só penetrava sua mãe, pois o mordomo se suicidara com uma foto de Gertrudes sobre o peito. Gertrudes não podia fazer nada. Nascera assim, este era o seu destino fatal: a extrema beleza. E era feliz, sabendo-se incomparável. Por falta de ar puro, acabou sem condições de vida, e um di...

O Mendigo do Viaduto do Chá, Regina Ruth Rincon Caires

     A moeda corrente era o cruzeiro. A passagem de ônibus custava sessenta centavos. O ano era 1974.       Eu trabalhava no centro da cidade, em um banco que ficava na Rua Boa Vista. Morava longe, quase ao final da Avenida Interlagos, e usava diariamente o transporte coletivo. Meu trabalho, no departamento de estatística, resumia-se a somar os números datilografados em planilhas e mais planilhas fornecidas pelas agências do banco. Somas que deveriam ser checadas, e que eram efetuadas nas antigas calculadoras elétricas com suas infernais bobinas, conferidas e grampeadas nas respectivas planilhas. Não fosse o café para espantar o sono durante as diárias e rotineiras oito horas de trabalho, nenhuma soma teria sido confirmada.

Vamos Pensar? (31)