quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Onde fica Pasárgada?

Tumba do Rei Ciro II

Mapa da Pérsia com destaque para Pasárgada e Persépolis
Pasárgada era uma cidade da antiga Pérsia onde hoje é Irã. Fica na província de Fars,próximo de Persépolis. Trata-se, na atualidade, de um sítio arqueológico tombado pela UNESCO em 2004. O rei, a quem Manuel Bandeira se refere no famoso poema, era Ciro II. No tempo dele, Pasárgada era a primeira capital da Pérsia. Como a Pérsia era um reino muito vasto, além de Pasárgada havia outras capitais: Persépolis, Ecbátana, Susa ou Sardes.
Pasárgada ficou inacabada porque Ciro II morreu durante sua construção.
Mesmo assim manteve-se  como capital do reino, até  que Dario, assumindo o poder, fez a mudança para Persépolis. O nome Pasárgada, tal como conhecemos hoje, vem  provavelmente do grego.
Ruínas de Pasárgada
Mapa do Irã (antiga Pérsia) as ruínas ficam nas proximidades de Shiraz.

3 comentários:

  1. Bandeira explica a sua (ou o seu...) "Pasárgada":

    “Vou-me embora pra Pasárgada” foi o poema de mais longa gestação em toda minha obra. Vi pela primeira vez esse nome de Pasárgada quando tinha os meus dezesseis anos e foi num autor grego. [...] Esse nome de Pasárgada, que significa “campo dos persas”, suscitou na minha imaginação uma paisagem fabulosa, um país de delícias [...]. Mais de vinte anos depois, quando eu morava só na minha casa da Rua do Curvelo, num momento de fundo desânimo, da mais aguda doença, saltou-me de súbito do subconsciente esse grito estapafúrdio: “Vou-me embora pra Pasárgada!”. Senti na redondilha a primeira célula de um poema [...].

    ResponderExcluir
  2. Bacana a explicação do próprio poeta sobre a origem do poema. Outra: o blog está bem montado. De dar um trabalhão, não é Regina?

    ResponderExcluir
  3. Sim, Nivaldo, dá um trabalhão. Estou sempre alerta procurando contos/crônicas, poemas, histórias de superação pelo estudo, anotando o que leio, buscando notícias relacionadas. Tento ao máximo não trazer para cá materialfacilmente encontrado na internet, me obrigo a fazer o melhor que posso. Até porque preciso corresponder a exectativas de pessoas que buscam no blog algumas informações. Além d média de acessos, claro.Não ganho um centavo com ele mas tenho aprendido enormemente, isso já vale.
    abraço

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...