Pular para o conteúdo principal

Uma Manhã Que Ficou Na Tela da Memória, Cadê Você? Antonio Neto

Uma neblina fina cobria o caminho que levava à casa para onde nos dirigíamos. Onde era, eu não sabia...Era uma estrada feita de imprecisão, de miragens e de iluminuras. Um tapete de orvalho se estendia por toda parte. Apenas os nossos passos e a nossa respiração quebravam o decreto do silêncio.

Era 1973, eu tinha 3 anos. Caminhava, tentando acompanhar os passos longos dos meus pais, porque eles tinham que carregar o meu irmãozinho recém nascido e a bolsa com nossos pertences. Eles se revezavam nessa tarefa. Os meus passos eram curtos, havia pedrinhas no caminho e era preciso ter cuidado para não cair.

 A estrada era longa, ladeada por imenso eucaliptal. A neblina brincava de atravessar a estrada, de criar figuras estranhas no ar. Ora apareciam unicórnios, ora surgiam peixinhos e outras figuras feitas de fumaça que iam nos seguindo naquele caminho de não sei onde.

De repente, ao longe, alguém ligou um rádio. Parei para escutar! 

Era uma voz masculina, bonita! Os acordes da música me fizeram esquecer dos peixinhos e unicórnios feitos de neblina que pairavam no ar. O que poderia ser mais belo e mais triste do que aquela canção? Parei de caminhar para desvendar a dor daquelas palavras. 

De repente, as mãos grandes do meu pai saíram de dentro da neblina, agarraram o meu pulso e me fizeram prosseguir. Quando somos crianças, nossos pais parecem ser gigantes, não é?

Continuei, nos meus passos tropeçantes, atrás deles. O bebê, no colo da minha mãe, olhava para todos os lados, talvez acompanhando os peixinhos e unicórnios que estavam sobre nós. 

-Não precisa chorar, já estamos chegando! 

Não era pela caminhada que eu chorei. Era por causa da voz daquele homem que vestia de tanta beleza aquelas palavras tão tristes. De quem seria aquela voz que as ondas do rádio espalhavam pelo eucaliptal? 

De repente, em uma trégua da neblina, apareceu uma casa. Na varanda estava uma jovem que acenou para nós. Ali morava a família do Ordalino, um parente distante nosso. A música vinha de lá. Aquela foi uma manhã que ficou na tela da memória. 

Anos depois, fiquei sabendo que aquela voz era de um cantor que tinha vindo de um lugar distante, chamado Goiás. Nunca deixei de escutá-lo, mesmo depois que ele deixou de aparecer na televisão e começou a ser chamado de “brega”. Para mim, ele é um Trovador da Eternidade, capaz de explicar para uma criança de 3 anos qual é a profundidade do abismo da saudade.

50 anos já se passaram, mas a música nunca parou de percorrer aquela estrada, de se embrenhar pelo eucaliptal, de se esconder por entre as matas que cercam as nascentes do rio que nasce próximo à Serra do Mar mas que corre para o interior do continente. Eu é que não pude ficar lá. Segui rumo a outros rios, muito distantes de São Paulo. Rios desconhecidos para os paulistas: rio Itapemirim, rio Doce, rio Cricaré e outros rios do norte. 

Cadê você, mãe, que um tumor cerebral levou para um lugar distante chamado Morte? 

Cadê você, pai, que ficou perdido no emaranhado de um divórcio litigioso?

Cadê o bebê? Que figuras de neblina o seguem agora? 

Tão distante, no tempo e no espaço, está aquela manhã na casa do Ordalino, na cidade de Suzano, no Alto Tietê. Sem a minha mãe e sem o meu pai, continuo  caminhando por estradas desconhecidas. Enquanto os meus cabelos vão mudando de cor e a minha pele vai brincando de dobradura, sigo em frente. 

Da janela do meu quarto, avisto o cume do Mestre Álvaro, um monte que embeleza a Grande Vitória. Às vezes, quando estou triste, a neblina que sobe aos céus - para me alegrar-, se transforma em peixinhos e unicórnios e ficam circundando a montanha. Nesses momentos, eu ainda consigo ter o mesmo sorriso que tinha em 1973.


Do mesmo autor:

A Assembleia das Crianças 

O Preto de Dona Conceição



Comentários

  1. Dentro de cada um de nós temos um emaranhado de emoções, lembranças ,medos , temos que por pra fora de alguma maneira e vc coloca de maneira sutil as vezes com doçura em seus poemas. Se liberte do que te faz mal e viva com intensidade. Você é maravilhoso!!!

    ResponderExcluir
  2. Texto maravilhoso! O cantor seria Odair José? Fiquei curiosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Monalisa. A música se chama " Cadê você?", o intérprete é o Odair José. Agradecido!

      Excluir
  3. Que texto belo António. É possível sentir o sentimento nas suas palavras.

    ResponderExcluir
  4. A leitura nos transporta para lugares desconhecidos. A impressão que dá é de estarmos vivendo na história lida.
    Parabéns, Antonio Neto por compartilhar conosco histórias tão ricas como essa.

    ResponderExcluir
  5. 👏👏👏❤️‍🔥❤️‍🔥

    ResponderExcluir
  6. Uma história muito bem escrita, gostosa de se ler!!

    ResponderExcluir
  7. Quando você me deu o texto, lembrei e cantei várias vezes "Cadê Você" de que gostava muito. Dia seguinte, num uber, ouvi novamente a música e catarolei novamente e como quando ela era sucesso, com o mesmo sentimento de saudade.

    ResponderExcluir
  8. Que texto sensível e autoral... Ele confirma a premissa de que a infância é o chão em que pisamos a vida toda. Obrigada por dividir essa memória conosco!

    ResponderExcluir
  9. Viajei no texto. Antônio sempre surpreendendo. Parabéns

    ResponderExcluir
  10. Quantas emoções, lindo demais! 🌷❤️

    ResponderExcluir
  11. Nossa, Antonio, que viagem pude fazer através da leitura do seu texto, às memórias da minha infância também! Penso que a expressão "Na tela da memória" é bem sugestiva e convidativa, nos instigando a te pedir para escrever a parte 2, desse texto que acabou de nos presentear. Parabéns!

    ResponderExcluir
  12. Parabéns Antônio! Seu texto é maravilhoso. Fui transportada para dentro da história. Mexeu com minhas emoções. Adorei!

    ResponderExcluir
  13. Ler contos do Escritor Antonio Neto é como se fosse uma conversa gostosa, ele nos faz viajar em suas memórias, conseguimos até sentir o cheiro da terra em que ele pisou quando criança, e de mãos dadas com ele, seguimos pela mesma estrada....

    Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradecido, Kássio! Se não fosse por você, este texto não teria sido escrito.

      Excluir
    2. Eu só te pedi para você escrever o texto, o talento é todo seu!!! Sua escrita é passagem garantida para nosso enriquecimento cultural!

      Excluir

Postar um comentário

comentários ofensivos/ vocabulário de baixo calão/ propagandas não são aprovados.

Postagens mais visitadas deste blog

A Beleza Total, Carlos Drummond de Andrade.

A beleza de Gertrudes fascinava todo mundo e a própria Gertrudes. Os espelhos pasmavam diante de seu rosto, recusando-se a refletir as pessoas da casa e muito menos as visitas. Não ousavam abranger o corpo inteiro de Gertrudes. Era impossível, de tão belo, e o espelho do banheiro, que se atreveu a isto, partiu-se em mil estilhaços. A moça já não podia sair à rua, pois os veículos paravam à revelia dos condutores, e estes, por sua vez, perdiam toda a capacidade de ação. Houve um engarrafamento monstro, que durou uma semana, embora Gertrudes houvesse voltado logo para casa. O Senado aprovou lei de emergência, proibindo Gertrudes de chegar à janela. A moça vivia confinada num salão em que só penetrava sua mãe, pois o mordomo se suicidara com uma foto de Gertrudes sobre o peito. Gertrudes não podia fazer nada. Nascera assim, este era o seu destino fatal: a extrema beleza. E era feliz, sabendo-se incomparável. Por falta de ar puro, acabou sem condições de vida, e um di

Mãe É Quem Fica, Bruna Estrela

           Mãe é quem fica. Depois que todos vão. Depois que a luz apaga. Depois que todos dormem. Mãe fica.      Às vezes não fica em presença física. Mas mãe sempre fica. Uma vez que você tenha um filho, nunca mais seu coração estará inteiramente onde você estiver. Uma parte sempre fica.      Fica neles. Se eles comeram. Se dormiram na hora certa. Se brincaram como deveriam. Se a professora da escola é gentil. Se o amiguinho parou de bater. Se o pai lembrou de dar o remédio.      Mãe fica. Fica entalada no escorregador do espaço kids, pra brincar com a cria. Fica espremida no canto da cama de madrugada pra se certificar que a tosse melhorou. Fica com o resto da comida do filho, pra não perder mais tempo cozinhando.      É quando a gente fica que nasce a mãe. Na presença inteira. No olhar atento. Nos braços que embalam. No colo que acolhe.      Mãe é quem fica. Quando o chão some sob os pés. Quando todo mundo vai embora.      Quando as certezas se desfazem. Mãe

Aprenda a Chamar a Polícia, Luis Fernando Veríssimo

          Eu tenho o sono muito leve, e numa noite dessas notei que havia alguém andando sorrateiramente no quintal de casa. Levantei em silêncio e fiquei acompanhando os leves ruídos que vinham lá de fora, até ver uma silhueta passando pela janela do banheiro.                   Como minha casa era muito segura, com  grades nas janelas e trancas internas nas portas, não fiquei muito preocupado, mas era claro que eu não ia deixar um ladrão ali,espiando tranquilamente. Liguei baixinho para a polícia, informei a situação e o meu endereço. Perguntaram- me se o ladrão estava armado ou se já estava no interior da casa.            Esclareci que não e disseram-me que não havia nenhuma viatura por perto para ajudar, mas que iriam mandar alguém assim que fosse possível. Um minuto depois liguei de novo e disse com a voz calma: - Oi, eu liguei há pouco porque tinha alguém no meu quintal. Não precisa mais ter pressa. Eu já matei o ladrão com um tiro da escopeta calibre 12, que tenho guard