Pular para o conteúdo principal

A Órfã na Costura, Junqueira Freire

Clique na imagem
Minha mãe era bonita,
Era toda a minha dita,
Era todo o meu amor
Seu cabelo era tão louro,
Que nem fita de ouro
Tinha tamanho esplendor

Suas madeixas luzidas
Lhe caiam tão compridas
Que vinham aos pés beijar
Quando ouvia as minhas queixas,
Em suas áureas madeixas,
Ela vinha me embrulhar

 

Também quando toda fria
A minha alma estremecida,
Quando ausente estava o sol,
Os cabelos compridos
como fios aquecidos
Serviam-me de lençol.

Minha mãe era bonita,
Era toda a minha dita,
Era todo o meu amor,
Seus olhos eram suaves
Como o gorjeio das aves
Sobre a choça do pastor

Minha mãe era mui bela
Eu me lembro muito dela,
De tudo quanto era seu!
Minha mãe era bonita,
Era toda a minha dita,
Era tudo e tudo meu!

Os meus passos vacilantes
Foram por longos instantes
Ensinados pelos seus,
Os meus lábios mudos, quedos,
Abertos  pelos seus dedos
Pronunciaram-me: - Deus

Mais tarde quando acordava,
Quando a aurora despontava,
Erguia-me sua mão
Falando pela voz dela,
Eu repetia singela
Uma formosa oração.

Minha mãe era mui bela.
- eu me lembro tanto dela,
De tudo quanto era seu!
Tenho em meu peito guardadas,
Suas palavras sagradas,
Cos risos que ela me deu.

Estes pontos que eu imprimo,
Estas quadrinhas que eu rimo,
foi ela que me ensinou:
As vozes que eu pronuncio,
Os contos que eu balbucio
foi ela que mos formou.

Minha mãe! diz-me esta vida,
Diz-me esta lida,
Este retrós, esta lã:
Minha mãe! diz-me este canto;
Minha mãe! diz-me este pranto; 
Tudo me diz: - Minha mãe -

Minha mãe era mui bela,
- Eu me lembro tanto dela,
De tudo quanto era seu!
Minha mãe era bonita,
Era toda a minha dita,
Era tudo e tudo meu! 

Comentários

  1. Lindo, não conhecia, muito bonito e tem um palavreado fácil deve ser de valia para uso escolar. Ótima escolha, Regina, bjnhs, Ladyce

    ResponderExcluir
  2. É verdade Ladyce. A nova fase do blog contempla estudantes em alguns momentos deforma bem didática mesmo.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Agradeço a visita, Flávio Strini. Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Agradeço a Deus ter-me escolhido para minha mãe. Dentre outros poemas, este, Ela me ensinou.

    ResponderExcluir
  5. Dinamar Bandeira dos Santos10 de dezembro de 2019 às 00:22

    Essa noite não sei pq lembrei dessa poesia que reclamei aos 9 anos,no dia das Mães,foi muito lindo...eu lembrava parte dela,agora relembrei ela inteira...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Dinamar. Que bom que você reviu a poesia de sua infância. Momento feliz, não? Fique a vontade para, pedir, fazer crítica, dar sugestões sempre que quiser. Agradeço a visita. Tenha um bom natal.

      Excluir
  6. Poesia de minha infância 1969

    ResponderExcluir
  7. Poesia de minha infância

    ResponderExcluir

Postar um comentário

comentários ofensivos/ vocabulário de baixo calão/ propagandas não são aprovados.

Postagens mais visitadas deste blog

A Beleza Total, Carlos Drummond de Andrade.

A beleza de Gertrudes fascinava todo mundo e a própria Gertrudes. Os espelhos pasmavam diante de seu rosto, recusando-se a refletir as pessoas da casa e muito menos as visitas. Não ousavam abranger o corpo inteiro de Gertrudes. Era impossível, de tão belo, e o espelho do banheiro, que se atreveu a isto, partiu-se em mil estilhaços. A moça já não podia sair à rua, pois os veículos paravam à revelia dos condutores, e estes, por sua vez, perdiam toda a capacidade de ação. Houve um engarrafamento monstro, que durou uma semana, embora Gertrudes houvesse voltado logo para casa. O Senado aprovou lei de emergência, proibindo Gertrudes de chegar à janela. A moça vivia confinada num salão em que só penetrava sua mãe, pois o mordomo se suicidara com uma foto de Gertrudes sobre o peito. Gertrudes não podia fazer nada. Nascera assim, este era o seu destino fatal: a extrema beleza. E era feliz, sabendo-se incomparável. Por falta de ar puro, acabou sem condições de vida, e um di

Mãe É Quem Fica, Bruna Estrela

           Mãe é quem fica. Depois que todos vão. Depois que a luz apaga. Depois que todos dormem. Mãe fica.      Às vezes não fica em presença física. Mas mãe sempre fica. Uma vez que você tenha um filho, nunca mais seu coração estará inteiramente onde você estiver. Uma parte sempre fica.      Fica neles. Se eles comeram. Se dormiram na hora certa. Se brincaram como deveriam. Se a professora da escola é gentil. Se o amiguinho parou de bater. Se o pai lembrou de dar o remédio.      Mãe fica. Fica entalada no escorregador do espaço kids, pra brincar com a cria. Fica espremida no canto da cama de madrugada pra se certificar que a tosse melhorou. Fica com o resto da comida do filho, pra não perder mais tempo cozinhando.      É quando a gente fica que nasce a mãe. Na presença inteira. No olhar atento. Nos braços que embalam. No colo que acolhe.      Mãe é quem fica. Quando o chão some sob os pés. Quando todo mundo vai embora.      Quando as certezas se desfazem. Mãe

Os Dentes do Jacaré, Sérgio Capparelli. (poema infantil)

De manhã até a noite, jacaré escova os dentes, escova com muito zelo os do meio e os da frente. – E os dentes de trás, jacaré? De manhã escova os da frente e de tarde os dentes do meio, quando vai escovar os de trás, quase morre de receio. – E os dentes de trás, jacaré? Desejava visitar seu compadre crocodilo mas morria de preguiça: Que bocejos! Que cochilos! – Jacaré, e os dentes de trás? Foi a pergunta que ouviu num sonho que então sonhou, caiu da cama assustado e escovou, escovou, escovou. Sérgio Capparelli  CAPPARELLI, S. Boi da Cara Preta. LP&M, 1983. Leia também: Velho Poema Infantil , de Máximo de Moura Santos.