Elisa Lispector,era a irmã mais velha da escritora Clarice. Faleceu no Rio de Janeiro em 1989 com 77 anos. Também escrevia,mas não teve o destaque da irmã. Seu livro mais conhecido é Exílio de onde se obtém algumas informações sobre Clarice.
Nos anos 70 Elisa Lispector escreveu esboços que são dedicados à sobrinha, filha de Tânia, a irmã do meio.Clarice é a mais nova.
À Nicole ela quis contar a saga da família Lispector e esse material, datilografado e rabiscado em 28 laudas --"esboços a serem ampliados", como anotou Elisa, tem lançamento previsto para janeiro de 2012 pela Editora da UFMG.
Retratos Antigos, organizado por Nádia Battella Gotlib, 144 págs sai com dois cadernos de fotos, a maioria inédita.
Elisa Lispector escreveu a saga partindo de velhas fotografias tiradas de um álbum que por si já contava a história da família. Acontece que o álbum tem capa e contra capa trabalhadas e almofadas forradas em ouro russo. Obras da autora: Romance: Além da Fronteira (1945) No Exílio (1948) Ronda Solitária (1954) O Muro de Pedras (1963) O Dia Mais Longo de Thereza (1965) A Última Porta (1975) Corpo-a-Corpo (1983) Conto Sangue no Sol (1970) O Tigre de Bengala (1985) Fontes: Folha de São Paulo, Wikipedia, site da UFMG *Inventário: disponível para emprestimo para amigos, internautas assíduos e integrantes da comunidade Livro Errante do Orkut. |
Comentários
Postar um comentário
comentários ofensivos/ vocabulário de baixo calão/ propagandas não são aprovados.