Pular para o conteúdo principal

A Secreta Beleza, Elisa Lispector

    Era  tarde quando entrei no quarto para olhar o menino, que demorava adormecer.

    Através da janela aberta, ouvia-se o marulho das ondas. A cálida noite de verão parecia mover-se em ondulações, como se a terra tivesse sido invadida pela inconstância do mar.

    Por momentos, eu própria oscilei qual uma flor sobre a tenra haste, ou, por analogia com a atmosfera marinha, como uma vela à aragem, em dúvida sobre o que mais efetivo,se o oceano, a banhar de costa a costa o planeta inteiro, se a terra, vista do mar, devia parecer algo remoto, inatingível.

    De súbito, à meia-luz da pequena lâmpada de cabeceira velada por um “ abat-jour”, tive a atenção despertada para o que a princípio assemelhava- se a uma mariposa cinzenta, de asas finas, quase transparentes, mas que aos poucos ia crescendo em tamanho e beleza. Para meu espanto, também mudava de forma. A fina película das asas ia-se transformando nas cartilaginosas barbatanas de um peixe-voador, que ondeava no espaço o corpo alongado e esguio, enquanto articulava as barbatanas flexíveis irisadas de azul-turquesa, e logo a seguir transmudava-se num pássaro maravilhoso que a cada momento aumentava em esplendor.

    Com a respiração suspensa, temendo que um simples suspiro a magia deixasse de ser, eu acompanhava, atenta, a estranha metamorfose.

    Eu já nem olhava mais a criança, a tal ponto estava fascinada pela mariposa-peixe, ora pássaro singular que a cada minuto se ia enquadrando mais na sua condição de pássaro, e voava de um lado para outro a exibir a rica plumagem

    -Tu é maravilhoso! Exclamei, tão feliz quanto nunca antes estive em toda a minha vida, pareceu-me.

   - Sou sim, respondeu, para meu espanto, o pássaro em voz doce e modulada, enquanto se empoleirava sobre o espaldar da cadeira bem em frente a mim, e enchia o peito, a mostrar a penugem de um azul profundo quase beirando o negro luzente, em contraste com o azul-claro e brilhante das asas, e abrindo a cauda cujas plumas se tingiam de tons cintilantes, formando desenhos de variegados feitios.

    -Vou adotar-te. Serás meu! Anunciei-lhe, mal cabendo em mim de tanta alegria.

    - Serei, sim, retrucou a ave com uma presteza e uma ressonância tão doce que nem cuidei de indagar se leal e verdadeira.

     - Comprar-te-ei um linda gaiola, acrescentei, impelida pela instintiva necessidade de resguardar o meu tesouro.

     - Vai, sim, respondeu-me o pássaro num tom que já me pareceu meio reticente.

     Nesse momento, não sei de onde surgiu no quarto uma mulher, como a adivinhar que eu precisaria de ajuda. Pedi-lhe que ficasse com a criança e o pássaro, que a esse tempo eu já considerava meu.

     A mulher era morena, cabelos negros e lisos, feições severas que me  inspiraram confiança.

     -Pois ficarei, assegurou-me. Pode ir descansada.
     Saí não sem antes fechar a janela para resguardar o meu pássaro, enquanto ele me olhava de viés e e continuava a ostentar a bela plumagem, consciente do fascínio que exercia sobre mim.

     Bati a porta e desci a escada com tanta agilidade e leveza que mal sentia os pés tocarem os degraus. Lembrara-me de que o porteiro do edifício possuía uma gaiola. O que não sei é por que, para falar-lhe, tive de sair do prédio e enveredar por ruas e mais ruas, em cujo labirinto me perdi, no ermo da noite.

    Quanto vaguei nas trevas, meu Deus! E que tristeza, a que pouco a pouco foi invadindo meu coração! O corpo todo me pesava Tanto andei que mal podia mover as pernas trôpegas.

    - Que infortúnio este, que se abateu sobre mim? –perguntava-me. Por que esta dificuldade, este desalento? Esta sensação de abandono?

     Só voltei para casa muito tarde, quando as sombras da noite já se iam diluindo naquele cinza denso e oprimente que precede o lento e indeciso despertar do dia.
Vinha cansada, inteiramente esquecida de ao que tinha ido e ao que tinha tornado.

     Ao entrar no quarto vi a criança dormindo. A mulher havia ido embora.Enganara-me, dizendo que me esperaria, pensei, reatando a memória de antes de sair à rua.

     E em vez de pássaro, e da inicial e mútua alegria que nos havíamos proporcionado através das invocações minhas e receptividade dele, vi na parede uma pequena mariposa acinzentada, com umas riscas de cor aqui e ali. Tão diferente da outra mariposa-peixe-pássaro raro, que me ocorreu a comparação entre uma bela princesa hindu, ataviada com ricos e multicoloridos trajes de pura seda, adornada com jóias recamadas de pedras preciosas, e uma camponesa nas suas pobres vestes de chita e enfeites de latão.

     A princípio até senti certo alívio ao pensar que não mais chegaria a utilizar uma gaiola, idéia que sempre me repugnou.

    - Mas, perguntava de mim, e a perdida beleza?
    Só muito devagar fui saindo da inconsciência do sono. Ainda de olhos fechados, tentei reconstituir a imagem do pássaro que se ia diluindo como se esvanecem todos os sonhos, para, afinal, compreender que os instantes de verdadeira beleza são escassos e efêmeros, e tão secretos e sutis que não se os pode traduzir muito menos captar.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Beleza Total, Carlos Drummond de Andrade.

A beleza de Gertrudes fascinava todo mundo e a própria Gertrudes. Os espelhos pasmavam diante de seu rosto, recusando-se a refletir as pessoas da casa e muito menos as visitas. Não ousavam abranger o corpo inteiro de Gertrudes. Era impossível, de tão belo, e o espelho do banheiro, que se atreveu a isto, partiu-se em mil estilhaços. A moça já não podia sair à rua, pois os veículos paravam à revelia dos condutores, e estes, por sua vez, perdiam toda a capacidade de ação. Houve um engarrafamento monstro, que durou uma semana, embora Gertrudes houvesse voltado logo para casa. O Senado aprovou lei de emergência, proibindo Gertrudes de chegar à janela. A moça vivia confinada num salão em que só penetrava sua mãe, pois o mordomo se suicidara com uma foto de Gertrudes sobre o peito. Gertrudes não podia fazer nada. Nascera assim, este era o seu destino fatal: a extrema beleza. E era feliz, sabendo-se incomparável. Por falta de ar puro, acabou sem condições de vida, e um di

Mãe É Quem Fica, Bruna Estrela

           Mãe é quem fica. Depois que todos vão. Depois que a luz apaga. Depois que todos dormem. Mãe fica.      Às vezes não fica em presença física. Mas mãe sempre fica. Uma vez que você tenha um filho, nunca mais seu coração estará inteiramente onde você estiver. Uma parte sempre fica.      Fica neles. Se eles comeram. Se dormiram na hora certa. Se brincaram como deveriam. Se a professora da escola é gentil. Se o amiguinho parou de bater. Se o pai lembrou de dar o remédio.      Mãe fica. Fica entalada no escorregador do espaço kids, pra brincar com a cria. Fica espremida no canto da cama de madrugada pra se certificar que a tosse melhorou. Fica com o resto da comida do filho, pra não perder mais tempo cozinhando.      É quando a gente fica que nasce a mãe. Na presença inteira. No olhar atento. Nos braços que embalam. No colo que acolhe.      Mãe é quem fica. Quando o chão some sob os pés. Quando todo mundo vai embora.      Quando as certezas se desfazem. Mãe

Os Dentes do Jacaré, Sérgio Capparelli. (poema infantil)

De manhã até a noite, jacaré escova os dentes, escova com muito zelo os do meio e os da frente. – E os dentes de trás, jacaré? De manhã escova os da frente e de tarde os dentes do meio, quando vai escovar os de trás, quase morre de receio. – E os dentes de trás, jacaré? Desejava visitar seu compadre crocodilo mas morria de preguiça: Que bocejos! Que cochilos! – Jacaré, e os dentes de trás? Foi a pergunta que ouviu num sonho que então sonhou, caiu da cama assustado e escovou, escovou, escovou. Sérgio Capparelli  CAPPARELLI, S. Boi da Cara Preta. LP&M, 1983. Leia também: Velho Poema Infantil , de Máximo de Moura Santos.