Pular para o conteúdo principal

Circuito da Poesia, Recife

            No último final de semana, dei início a uma passeada pelo Circuito da Poesia  com a postagem Eu e os Poetas do Recife.  Abracei o primeiro autor do circuito: Antônio Maria e coloquei um texto dele.  Vou repetir o trabalho trazendo um a um todos os artistas homenageados.  Mas, antes vamos saber sobe  projeto Circuito da Poesia:

O que é?

     Projeto da prefeitura, que colocou estátuas de poetas pernambucanos em diversos pontos no centro da cidade. O projeto que traz expoentes da cultura do estado ficou pronto em 2007. Dá pra fazer todo o percurso a pé.

Todos os poetas são do Recife?     Não, mas todos moraram aqui e em algum momento e de alguma forma  dedicaram seu amor à cidade.

Quem são eles?
 Antônio Maria Joaquim Cardozo, Capiba,Carlos Pena Filho, João Cabral de Melo Neto,  Manoel Bandeira,  Clarice Lispector,  Mauro Mota,  Chico Science,  Solano Trindade, Ascenso Ferreira, e Luiz Gonzaga, O projeto foi iniciado em 2005 e concluído em 2007 

Quem fez as esculturas  e por que elas estão nesses locais?  Demétrio Albuquerque é o responsável pelas esculturas que são em tamanho natural e  estão situados em locais que fizeram parte do cotidiano do artista ou em espaços que foram abordados na obra do poeta.



O mapa mostra onde está cada homenageado 


1 - João Cabral de Melo Neto
2 - Manuel Bandeira
3 - Capiba
4 - Mauro Mota
5 - Carlos Pena Filho
6 - Antônio Maria
7 - Chico Science 
8 - Ascenso Ferreira
9 - Joaquim Cardozo
10 - Solano Trindade
11 - Luis Gonzaga
12 - Clarice Lispector.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Beleza Total, Carlos Drummond de Andrade.

A beleza de Gertrudes fascinava todo mundo e a própria Gertrudes. Os espelhos pasmavam diante de seu rosto, recusando-se a refletir as pessoas da casa e muito menos as visitas. Não ousavam abranger o corpo inteiro de Gertrudes. Era impossível, de tão belo, e o espelho do banheiro, que se atreveu a isto, partiu-se em mil estilhaços. A moça já não podia sair à rua, pois os veículos paravam à revelia dos condutores, e estes, por sua vez, perdiam toda a capacidade de ação. Houve um engarrafamento monstro, que durou uma semana, embora Gertrudes houvesse voltado logo para casa. O Senado aprovou lei de emergência, proibindo Gertrudes de chegar à janela. A moça vivia confinada num salão em que só penetrava sua mãe, pois o mordomo se suicidara com uma foto de Gertrudes sobre o peito. Gertrudes não podia fazer nada. Nascera assim, este era o seu destino fatal: a extrema beleza. E era feliz, sabendo-se incomparável. Por falta de ar puro, acabou sem condições de vida, e um di...

Vamos Pensar? (10)

 

Vamos Pensar? (13)