·
|
De um pequeno comércio de
livros usados, do imigrante português Joaquim Inácio da Fonseca Saraiva,
nasceu o que conhecemos hoje nas principais cidades do país. Uma cadeia de 98
livrarias. A Livraria Saraiva, que começou como Livraria Acadêmica e tinha
acervo apenas de livros jurídicos, hoje possui 98 lojas. Antes iniciada no largo do ouvidor próxima da
mais importante faculdade de direito da USP, no Largo de São Francisco, cresceu
e diversificou mix de produtos de acordo com a demanda.
À época da loja pioneira, Livraria Acadêmica, o Sr. Joaquim, recebeu dos
estudantes e professores apelido de
Conselheiro Saraiva, pela orientações que deste recebiam. O conselheiro era
homem de visão e inaugurou a fase editorial da livraria, com o livro O Casamento
Civil, de Aniceto Corrêa. Pouco depois e ainda nos anos 30 passou a editar
livros didáticos, literatura, ciências, mas manteve prioridade à área jurídica.
Tornou-se a mais importante editora de livros de Direito. Na década seguinte, o conselheiro e seus três
filhos, transformam a livraria numa sociedade anônima, denominada Saraiva AS –
Livreiros e Editores.
Somente na década de 70 inaugura-se a segunda Livraria Saraiva, na Praça
da Sé (SP)
Na década seguinte a empresa viabiliza serviço próprio de distribuição.
Já nos anos 90, reafirma-se pioneira na área de edições jurídicas com o
lançamento da LIS. A Legislação
Informatizada Saraiva. O equivalente a
40 volumes impressos da legislação federal, em formato CD-ROM. Edita também, livros
paradidáticos de matérias componentes do ensino fundamental e médio. 1996 foi novo marco para a Saraiva com a
inauguração das primeiras megalivraria
totalmente informatizadas: as mega stores Shopping Eldorado e Shopping
Ibirapuera. Dentre as novidades estão as, hoje cotidianas, Saraiva Music Hall e
Coffee & book. Na área editorial a
Saraiva entra no segmento de Administração,Economia e Marketing e adquire o
controle da Editra Azul.
Ainda nessa década tornou-se possível comprar produtos Saraiva pela
internet. A editora foi uma das pioneiras no e commerce no Brasil.
Nos anos 2000, a Ed.Saraiva adquiriu o catálogo didático e paradidático
da Ed.Renascer. E facilitou o
atendimento à área jurídica , universitária e o atendimento a professores do
ensino fundamental e médio todos com site próprios. Adquiriu também a Editora Formato, Pigmento
Editorial (Ético Sistema de Ensino), associou-se à Houghton
Mifflin Harcourt International Publishers, uma das empresas líderes mundiais na
área de softwares educacionais. A
empresa ainda lançou o selo Saraiva Educação Multimídia e editorial e livreiro
com a aquisição de 100%do controle acionário do Grupo Siciliano e incorporou o catálogo da editora os selos Arx
e Caramelo. A Saraiva também é pioneira no serviço de aluguel e compra de filmes digitais pela internet.
Entra no ar em junho o SaraivaConteúdo,
site que tem como proposta apresentar conteúdo exclusivo sobre música,
literatura, poesia, cinema e o melhor da produção artística contemporânea.
Na dácada atual, em 2010, surge o Saraiva Digital
Reader, uma plataforma
que permite a venda de Livros Digitais (e-books).
Hoje a Saraiva possui lojas em diversos shopping centers nas principais cidades do Brasil. incluindo 5 lojas iTown,
presentes em 15 estados brasileiros. Possui também o Viagens
Saraiva, operação que
oferece pacotes turísticos, hotéis e passagens aéreas, a preços competitivos,
para os mais visitados destinos do Brasil e do exterior através da internet, o Cursos Saraiva, um serviço que foi
desenvolvido para quem deseja ampliar seus conhecimentos com flexibilidade,
tecnologia e qualidade, o Assinaturas Saraiva, um novo portal de assinaturas
de revistas online de atualidades, cultura, entretenimento, negócios, saúde,
beleza, lazer e muito mais. Tem parceria a Giuliana Flores, um canal de venda de flores
e presentes:Flores Saraiva.
A Óculosshop, o canal de venda de
óculos:Óculos Saraiva.
Como se vê, o Sr. Joaquim, ou o conselheiro Joaquim
plantou uma semente sólida que seus descendentes administram com competência,tal
que em outubro do ano passado a nossa conhecida Saraiva recebeu o “Prêmio Época
ReclameAqui - As Melhores Empresas para o Consumidor de 2013” na categoria
Comércio Eletrônico e foi destaque como Companhia Supercampeã de votação no ranking
geral, que considera as melhores empresas em 62 categorias.
(Fonte: site da Livraria Saraiva - editado pela blogueira)
Comentários
Postar um comentário
comentários ofensivos/ vocabulário de baixo calão/ propagandas não são aprovados.