Pular para o conteúdo principal

Letrinhas paraibanas


A pequena Escola Municipal Flávio Ribeiro Coutinho na zona rural da cidade de Umbuzeiro - PB, abriga 70 alunos de 6 a 42 anos - pré escolar e educação de adultos. Com absoluta consciência de que pleno desenvolvimento só pode acontecer com educação a professora Maria Eliene refez seu local de trabalho. Anteriormente resumida a duas salas de aula no meio do nada e esquecida por quem não devia, era o podia ser visto alí no Sítio Agudo, numa serra na cidade de Umbuzeiro. A pequena escola hoje conta com cantina, sanitários, muro, merenda escolar com entrega regular, TV, DVD, 2 computadores com impressora sendo uma delas para Braile. Extraordinária capacidade de liderança, bom senso e profissionalismo, qualidades raras mas que encontramos,e eu, particularmente presenciei, na professora Maria Eliene deram ânimo à comunidade Livro errante. Há um ano, nosso projeto "Letrinhas Paraibanas" ajuda as crianças do local. Estamos formando a biblioteca da pequena escola. Dentro em breve, também os adultos vão ser contemplados porque a escola vai abrir espaço para a leitura também para os pais e amigos. Se você, de qualquer estado,também quiser colaborar entre em contato com o blog ou a comunidade. Sua doação irá direto para a escola, nada passará por nós. Cabe-nos apenas o agradecimento e a felicidade pela colaboração.

Comentários

  1. esta eh a cidade da familia da minha mãe, a terra dos meus bisavos!
    como fazer para doar livros , tambem?
    gostei......
    o Chatô, tambem eh de la,,,primo dos meus bisavos.....

    ResponderExcluir
  2. olá,
    Exatamente é a terra de Assis Chateaubriand.
    Sobre ele: Criou e dirigiu a maior cadeia de imprensa do país 34 jornais, 36 emissoras de rádio, 18 estações de televisão, uma agência de notícias, uma revista semanal (O Cruzeiro), uma mensal (A Cigarra), várias revistas infantis e uma editora.
    Vou enviar o endereço da escola por depoimento.
    Agradeço a colaboração.
    Regina

    ResponderExcluir

Postar um comentário

comentários ofensivos/ vocabulário de baixo calão/ propagandas não são aprovados.

Postagens mais visitadas deste blog

A Beleza Total, Carlos Drummond de Andrade.

A beleza de Gertrudes fascinava todo mundo e a própria Gertrudes. Os espelhos pasmavam diante de seu rosto, recusando-se a refletir as pessoas da casa e muito menos as visitas. Não ousavam abranger o corpo inteiro de Gertrudes. Era impossível, de tão belo, e o espelho do banheiro, que se atreveu a isto, partiu-se em mil estilhaços. A moça já não podia sair à rua, pois os veículos paravam à revelia dos condutores, e estes, por sua vez, perdiam toda a capacidade de ação. Houve um engarrafamento monstro, que durou uma semana, embora Gertrudes houvesse voltado logo para casa. O Senado aprovou lei de emergência, proibindo Gertrudes de chegar à janela. A moça vivia confinada num salão em que só penetrava sua mãe, pois o mordomo se suicidara com uma foto de Gertrudes sobre o peito. Gertrudes não podia fazer nada. Nascera assim, este era o seu destino fatal: a extrema beleza. E era feliz, sabendo-se incomparável. Por falta de ar puro, acabou sem condições de vida, e um di...

O Mendigo do Viaduto do Chá, Regina Ruth Rincon Caires

     A moeda corrente era o cruzeiro. A passagem de ônibus custava sessenta centavos. O ano era 1974.       Eu trabalhava no centro da cidade, em um banco que ficava na Rua Boa Vista. Morava longe, quase ao final da Avenida Interlagos, e usava diariamente o transporte coletivo. Meu trabalho, no departamento de estatística, resumia-se a somar os números datilografados em planilhas e mais planilhas fornecidas pelas agências do banco. Somas que deveriam ser checadas, e que eram efetuadas nas antigas calculadoras elétricas com suas infernais bobinas, conferidas e grampeadas nas respectivas planilhas. Não fosse o café para espantar o sono durante as diárias e rotineiras oito horas de trabalho, nenhuma soma teria sido confirmada.

Chove Chuva, conto de Dalton Trevisan( 14/6/1925 - 9/12/2024)

      A fumaça da chuva sobe pela chaminé das casas e se espalha sobre a cidade. Um fio de silêncio cai de cada gota. As gatas dengosas se viram de costas para dormir. Chove chuvinha, um lado da palmeira nunca se molha.      A casa das formigas não tem porta, e quando chove, não se afogam? Piam milhares de pardais entre as folhas do chorão. Não existe melhor conchego que um barzinho. Nada como a meia grossa de lã. Apaixonadas ou não, mocinhas espirram na fila do ônibus.      Neste instante há no mínimo três mil pessoas infelizes com o sapato furado. Basta que não chova eu me chamo Felipe, o Belo. Como pisar na lama, garotas da várzea, sem sujar as sapatilhas? Orelhas de piás são puxadas por brincarem na chuva. Os mascates que vendem maçã na rua, em desespero comem as maçãs?      Não estivesse chovendo eu teria sete filhos.      Guardas de trânsito abrem os braços na esquina e apitam: por que choves, Senhor? Chove...