sábado, 24 de maio de 2014

Circuito da Poesia, Recife

            No último final de semana, dei início a uma passeada pelo Circuito da Poesia  com a postagem Eu e os Poetas do Recife.  Abracei o primeiro autor do circuito: Antônio Maria e coloquei um texto dele.  Vou repetir o trabalho trazendo um a um todos os artistas homenageados.  Mas, antes vamos saber sobe  projeto Circuito da Poesia:


O que é?


     Projeto da prefeitura,que colocou estátuas de poetas pernambucanos em diversos pontos no centro da cidade. O projeto que traz expoentes da cultura do estado ficou pronto em 2007. Dá pra fazer todo o percurso a pé.

Todos os poetas são do Recife?

     Não, mas todos moraram aqui e em algum momento e de alguma forma  dedicaram seu amor à cidade.

Quem são eles?
 Antônio Maria Joaquim Cardozo, Capiba,Carlos Pena Filho, João Cabral de Melo Neto,  Manoel Bandeira,  Clarice Lispector,  Mauro Mota,  Chico Science,  Solano Trindade, Ascenso Ferreira, e Luiz Gonzaga, O projeto foi iniciado em 2005 e concluído em 2007 



Quem fez as esculturas  e por que elas estão nesses locais?  Demétrio Albuquerque é o responsável pelas esculturas que são em tamanho natural e  estão situados em locais que fizeram parte do cotidiano do artista ou em espaços que foram abordados na obra do poeta.



O mapa mostra onde está cada homenageado 


1 - João Cabral de Melo Neto
2 - Manuel Bandeira
3 - Capiba
4 - Mauro Mota
5 - Carlos Pena Filho
6 - Antônio Maria
7 - Chico Science 
8 - Ascenso Ferreira
9 - Joaquim Cardozo
10 - Solano Trindade
11 - Luis Gonzaga
12 - Clarice Lispector.