quinta-feira, 8 de maio de 2014

Arrasando na terceira idade: Livraria Saraiva 100 anos

·        

          
De um pequeno comércio de livros usados, do imigrante português Joaquim Inácio da Fonseca Saraiva, nasceu o que conhecemos hoje nas principais cidades do país. Uma cadeia de 98 livrarias. A Livraria Saraiva, que começou como Livraria Acadêmica e tinha acervo apenas de livros jurídicos, hoje possui 98 lojas.  Antes iniciada no largo do ouvidor próxima da mais importante faculdade de direito da USP, no Largo de São Francisco,  cresceu  e diversificou mix de produtos de acordo com a demanda. 

À época da loja pioneira, Livraria Acadêmica, o Sr. Joaquim, recebeu dos estudantes e professores  apelido de Conselheiro Saraiva, pela orientações que deste recebiam. O conselheiro era homem de visão e inaugurou a fase editorial da livraria, com o livro O Casamento Civil, de Aniceto Corrêa. Pouco depois e ainda nos anos 30 passou a editar livros didáticos, literatura, ciências, mas manteve prioridade à área jurídica. Tornou-se a mais importante editora de livros de Direito.  Na década seguinte, o conselheiro e seus três filhos, transformam a livraria numa sociedade anônima, denominada Saraiva AS – Livreiros e Editores.
     Somente na década de 70 inaugura-se a segunda Livraria Saraiva, na Praça da Sé (SP)
    Na década seguinte a empresa viabiliza serviço próprio de distribuição. Já nos anos 90, reafirma-se pioneira na área de edições jurídicas com o lançamento  da LIS. A Legislação Informatizada Saraiva.  O equivalente a 40 volumes impressos da legislação federal, em formato CD-ROM. Edita também, livros paradidáticos de matérias componentes do ensino fundamental e médio.  1996 foi novo marco para a Saraiva com a inauguração das primeiras  megalivraria totalmente informatizadas: as mega stores Shopping Eldorado e Shopping Ibirapuera. Dentre as novidades estão as, hoje cotidianas, Saraiva Music Hall e Coffee & book.  Na área editorial a Saraiva entra no segmento de Administração,Economia e Marketing e adquire o controle da Editra Azul.
    Ainda nessa década tornou-se possível comprar produtos Saraiva pela internet. A editora foi uma das pioneiras no e commerce no Brasil.
     Nos anos 2000, a Ed.Saraiva adquiriu o catálogo didático e paradidático da Ed.Renascer.  E facilitou o atendimento à área jurídica , universitária e o atendimento a professores do ensino fundamental e médio todos com site próprios.  Adquiriu também a Editora Formato, Pigmento Editorial (Ético Sistema de Ensino), associou-se à Houghton Mifflin Harcourt International Publishers, uma das empresas líderes mundiais na área de softwares educacionais.  A empresa ainda lançou o selo Saraiva Educação Multimídia e editorial e livreiro com a aquisição de 100%do controle acionário do Grupo Siciliano e  incorporou o catálogo da editora os selos Arx e Caramelo. A Saraiva também é pioneira no serviço de aluguel  e compra de filmes digitais pela internet. Entra no ar em junho o SaraivaConteúdo, site que tem como proposta apresentar conteúdo exclusivo sobre música, literatura, poesia, cinema e o melhor da produção artística contemporânea.
Na dácada atual, em 2010, surge o Saraiva Digital Reader, uma plataforma que permite a venda de Livros Digitais (e-books).


    Hoje a Saraiva possui lojas em diversos shopping centers  nas principais cidades do Brasil. incluindo 5 lojas iTown, presentes em 15 estados brasileiros. Possui também  o Viagens Saraiva, operação que oferece pacotes turísticos, hotéis e passagens aéreas, a preços competitivos, para os mais visitados destinos do Brasil e do exterior através da internet, o Cursos Saraiva, um serviço que foi desenvolvido para quem deseja ampliar seus conhecimentos com flexibilidade, tecnologia e qualidade, o Assinaturas Saraiva, um novo portal de assinaturas de revistas online de atualidades, cultura, entretenimento, negócios, saúde, beleza, lazer e muito mais. Tem parceria  a Giuliana Flores, um canal de venda de flores e presentes:Flores Saraiva. A  Óculosshop, o canal de venda de óculos:Óculos Saraiva.

     Como se vê, o Sr. Joaquim, ou o conselheiro Joaquim plantou uma semente sólida que seus descendentes administram com competência,tal que em outubro do ano passado a nossa conhecida Saraiva recebeu o “Prêmio Época ReclameAqui - As Melhores Empresas para o Consumidor de 2013” na categoria Comércio Eletrônico e foi destaque como Companhia Supercampeã de votação no ranking geral, que considera as melhores empresas em 62 categorias.

(Fonte: site da Livraria Saraiva - editado pela blogueira)