Pular para o conteúdo principal

O Poço da Panela, Olegário Mariano



Igreja Nsa.Sra. da Saúde
no Poço da Panela - Imagem: Regina Porto

Num remanso bucólico e sombrio
Onde atenua a marcha o grande rio,
À sombra de recurvas ingàzeiras,
Batem roupa,cantando as lavadeiras.
Trago ainda nos olhos: é bem ela,
A Paisagem do Poço da Panela:
A igreja, a casa grande,as gameleiras
E ao fundo o pátio verde e as ribanceiras
que afagam, num lúbrico arrepio,
A corpo adolescente e alvo do rio.
Do outro lado da margem - capinzais
Da olaria e do sítio de Morais.
Morais Pilôto - um português antigo,
Compadre de meu Pai, seu grande amigo,
A quem seguia como um cão de fila
Através da política intranqüila.
Homens, éramos dois. Completamente
Diferentes em tudo.Eu, manso e doente,
Meu irmão insubmisso e insuportável
Como um potrinho de expressão saudável
Cometendo distúrbios... Meu irmão
Levava surras como um boi ladrão.
Mas vingava-se em mim. O quanto eu tinha
Era nas suas mãos como farinha.
Animais de madeira, leões, camelos,
Até a minha coleção de selos
Êle queimou um dia por vingança.
Aprendi a sofrer muito criança.
Se alguém me dava cousas de presente,
Dêle era tudo, inevitavelmente.
Se havia luta entre nós dois, a sorte
Decidia por êle: era o mais forte.
E eu,sem revolta e sem melancolia,
Sendo filho de ricos, mal vivia.
Uma vez, (como dói essa lembrança!)
De um bando de guris da vizinhança,
Meu irmão, num rincão da estrebaria,
Organizou a sua "Companhia",
Fêz um bumba-meu-boi surpreendente,
distribuiu os papéis a tôda gente:
O "boi", o "Seu Coitinho", a "Ema", a "Caipora".
Entraram todos...Eu fiquei de fora.
Nessa noite, meu Pai,vendo-me em pranto,
Pôs a troupe na rua por encanto
E reduziu a múltiplas fogueiras,
"Boi","cavalo marinho" e "cantadeiras".
De então recrudesceu a fúria.
Não havia pedido nem lamúria
De minha Mãe, que comovesse a fera.
Era o diabo. Eu nem sei mesmo o que êle era.
Certa noite pesada de tormenta,
Minha Mãe, numa voz cansada e lenta,
Lia-me a história de Patinho torto.
Eu, com meus dedos tremendo, ouvia absorto,
Quando assomou à porta o turbulento.
Entrou que parecia um pé-de-vento.
Parou. Sorria. Já conhecia a história,
Disse (tenho bem claro na memória):
Que êle era um cisne pra viver num hôrto
E eu não passava de um patinho torto.
Minha Mãe pôs em mim seus olhos mansos,
Tranquilos como as águas dos remansos,
E tantas vezes me beijou no rosto,
Numa expressão tão triste e tão singela,
Que desejei sofrer novo desgôsto
Só pra ter novas carícias dela.
A despeito das rixas e perigos,
Crescemos ambos como bons amigos,
Vendo o tempo apagar, rude e apressado,
Êsse doce perfume do passado,
Que nos infiltra uma saudade louca.
E inda temos um beijo em nossa bôca,
Um beijo de respeito e de recato
Para beijar chorando o seu retrato.
Velhos, sem ter ninguém que nos iluda,
Pensamos nela e nos seus bons destinos.
Se viva fôsse, inda éramos meninos,
Que para o olhar das mães que nunca muda,
Os filhos continuam pequeninos...


                                  ______________________________________
(Poesia do livro Enamorado da Vida de 1937)

O Blog LivroErrante, transcreveu O Poço da Panela do vol.2 de Tôda uma Vida de Poesia,editado pela José Olímpio Editora em 1957 e  que reune os livros Ângelus (1911)Sonetos (1912) Evangelho da Sombra e do silêncio (1912) Água Corrente (1918)Últimas cigarras (1920) Castelos de Areia (1922) Cidade Maravilhosa(1923) Canto da Minha Terra(1930) Destino (1931) Teatro (1932) O Enamorado da Vida(1937) Quando Vem Baixando O Crepúsculo(1945) Cantigas de Encurtar Caminho (1949) e Mundo Encantado (1955).


O blog manteve a  grafia original.

Comentários

  1. E a poesia é bem garnde memso!rsrsr Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Oi Helô!
    Vai ver que por isso ninguém tinha postado o poema inteiro. A igreja da foto é a que ele cita no início...
    Obrigada pela visita,
    beijo.

    ResponderExcluir
  3. Regina, pouco conhecia da poesia de Olegário Mariano. Gostei dessa longa, que retrata o bullying que ele sofria dentro de casa, do próprio irmão!

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, bullying dentro das famílias é mais frequente do que a gente pensa!! Olegário Mariano é pouco conhecido mesmo. Não sei a razão de Pernambuco tê-lo esquecido. Se vier a Recife, visite o Poço da Panela, é uma cidadezinha dentro de outra e muito bonita.
    Obrigada pela visita,
    R.

    ResponderExcluir
  5. Eu acho que é bom entender que a história é importante para continuar, eu acho que nós temos que sempre lembrar essas coisas, especialmente em lugares como restaurantes Moema

    ResponderExcluir

Postar um comentário

comentários ofensivos/ vocabulário de baixo calão/ propagandas não são aprovados.

Postagens mais visitadas deste blog

A Beleza Total, Carlos Drummond de Andrade.

A beleza de Gertrudes fascinava todo mundo e a própria Gertrudes. Os espelhos pasmavam diante de seu rosto, recusando-se a refletir as pessoas da casa e muito menos as visitas. Não ousavam abranger o corpo inteiro de Gertrudes. Era impossível, de tão belo, e o espelho do banheiro, que se atreveu a isto, partiu-se em mil estilhaços. A moça já não podia sair à rua, pois os veículos paravam à revelia dos condutores, e estes, por sua vez, perdiam toda a capacidade de ação. Houve um engarrafamento monstro, que durou uma semana, embora Gertrudes houvesse voltado logo para casa. O Senado aprovou lei de emergência, proibindo Gertrudes de chegar à janela. A moça vivia confinada num salão em que só penetrava sua mãe, pois o mordomo se suicidara com uma foto de Gertrudes sobre o peito. Gertrudes não podia fazer nada. Nascera assim, este era o seu destino fatal: a extrema beleza. E era feliz, sabendo-se incomparável. Por falta de ar puro, acabou sem condições de vida, e um di

Mãe É Quem Fica, Bruna Estrela

           Mãe é quem fica. Depois que todos vão. Depois que a luz apaga. Depois que todos dormem. Mãe fica.      Às vezes não fica em presença física. Mas mãe sempre fica. Uma vez que você tenha um filho, nunca mais seu coração estará inteiramente onde você estiver. Uma parte sempre fica.      Fica neles. Se eles comeram. Se dormiram na hora certa. Se brincaram como deveriam. Se a professora da escola é gentil. Se o amiguinho parou de bater. Se o pai lembrou de dar o remédio.      Mãe fica. Fica entalada no escorregador do espaço kids, pra brincar com a cria. Fica espremida no canto da cama de madrugada pra se certificar que a tosse melhorou. Fica com o resto da comida do filho, pra não perder mais tempo cozinhando.      É quando a gente fica que nasce a mãe. Na presença inteira. No olhar atento. Nos braços que embalam. No colo que acolhe.      Mãe é quem fica. Quando o chão some sob os pés. Quando todo mundo vai embora.      Quando as certezas se desfazem. Mãe

Os Dentes do Jacaré, Sérgio Capparelli. (poema infantil)

De manhã até a noite, jacaré escova os dentes, escova com muito zelo os do meio e os da frente. – E os dentes de trás, jacaré? De manhã escova os da frente e de tarde os dentes do meio, quando vai escovar os de trás, quase morre de receio. – E os dentes de trás, jacaré? Desejava visitar seu compadre crocodilo mas morria de preguiça: Que bocejos! Que cochilos! – Jacaré, e os dentes de trás? Foi a pergunta que ouviu num sonho que então sonhou, caiu da cama assustado e escovou, escovou, escovou. Sérgio Capparelli  CAPPARELLI, S. Boi da Cara Preta. LP&M, 1983. Leia também: Velho Poema Infantil , de Máximo de Moura Santos.