Pular para o conteúdo principal

Prêmio Portugal Telecom 2012

O grande vencedor do Portugal Telecom deste ano é  o escritor, artista plástico e gato valter hugo mãe. O autor é angolano e tem várias obras incluisive em literatura infanti. Na noite deste dia 26  valter hugo mãe foi vencedor da categoria romance e também levou o Grande Prêmio Portugal Telecom (o melhor livro). O livro premiado é A Máquina de Fazer Espanhóis.


Os brasileiros Nuno Ramos  e  Dalton Trevisan foi vencedores nas  categoria poesia e  contos respectivamente.


A partir do ocaso de António Jorge da Silva, barbeiro de 84 anos que é depositado em um asilo depois de perder a mulher, Mãe analisa a decadência de um país. As lembranças do narrador, o próprio Silva, são de um imenso Portugal, robusto e potente, diferente da frágil economia que ele se tornou sob o chapéu da União Europeia. O título do livro é metáfora desse novo país, que injeta em seus habitantes um sentimento de inferioridade diante da sempre rival Espanha e o desejo de migrar para lá. Vale a pena atentar para o estilo bastante particular de Mãe, que escreve em caixa baixa e subverte a pontuação, do que resulta uma prosa bastante orgânica (Revista Veja- 23.06.12)


Nota: a blogueira tem esse livro e disponibiliza para qualquer pessoa da Nova LE


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Beleza Total, Carlos Drummond de Andrade.

A beleza de Gertrudes fascinava todo mundo e a própria Gertrudes. Os espelhos pasmavam diante de seu rosto, recusando-se a refletir as pessoas da casa e muito menos as visitas. Não ousavam abranger o corpo inteiro de Gertrudes. Era impossível, de tão belo, e o espelho do banheiro, que se atreveu a isto, partiu-se em mil estilhaços. A moça já não podia sair à rua, pois os veículos paravam à revelia dos condutores, e estes, por sua vez, perdiam toda a capacidade de ação. Houve um engarrafamento monstro, que durou uma semana, embora Gertrudes houvesse voltado logo para casa. O Senado aprovou lei de emergência, proibindo Gertrudes de chegar à janela. A moça vivia confinada num salão em que só penetrava sua mãe, pois o mordomo se suicidara com uma foto de Gertrudes sobre o peito. Gertrudes não podia fazer nada. Nascera assim, este era o seu destino fatal: a extrema beleza. E era feliz, sabendo-se incomparável. Por falta de ar puro, acabou sem condições de vida, e um di...

Vamos Pensar? (13)

 

Vamos Pensar? (10)