O escritor uruguaio Mario Benedetti morreu neste domingo em Montevidéu aos 88 anos. Considerado um dos principais autores uruguaios, ele iniciou a carreira literária em 1949 e ficou famoso em 1956, ao publicar "Poemas de Oficina", uma de suas obras mais conhecidas
O autor tinha um estado de saúde bastante delicado e estava em sua casa, na capital uruguaia, quando morreu.No ano passado, o escritor foi hospitalizado quatro vezes em Montevidéu devido a diversos problemas físicos.
A primeira vez foi entre janeiro e fevereiro de 2008, após sofrer uma enterocolite que fez com que ficasse desidratado. Já em março ele foi internado com problemas respiratórios, enquanto a terceira vez se deu em maio do ano passado por causa de um quadro clínico instável geral.
Após a última vez em que Benedetti foi hospitalizado, de 24 de abril até 6 de maio, o escritor recebeu alta e voltou para casa, após 12 dias internado pelo agravamento de uma doença intestinal crônica.
Benedetti escreveu mais de 80 livros de poesia, romances, contos e ensaios, assim como roteiros para cinema.
Ele já recebeu os prêmios Ibero-americano José Martí (2001) e Internacional Menéndez Pelayo (2005).
A última obra publicada, o poemário "Testigo de Uno Mismo", foi apresentada em agosto do ano passado. Antes da última entrada no hospital, Benedetti estava trabalhando em um novo livro de poesia cujo título provisório é "Biografía para Encontrarme".
(matéria da FSP)
Regina, Mário Benedetti era um desconhecido para mim, antes da minha participação no LIVRO ERRANTE. Que beleza de surpresa eu tive quando li a obra prima, A Trégua, um livro pequenino com uma potência sem igual! Que mestria! Sinto pela sua morte. Mas ele será um dos poucos que sobreviverá a nós todos, porque sua prosa não morre com ele. Ainda bem! Ladyce
ResponderExcluirEu ainda não conheço Mario Benedetti que me foi indicado No Livro Errante. Agora com seu comentário não vou deixar passar.
ResponderExcluirabraço