sexta-feira, 12 de junho de 2015

30 Melhores Livros Infantis de 2015

           Como acontece  anualmente a Revista Crescer seleciionou os melhores livros infantis do ano. Nesta edição de 2015 a revista escolheu 29 livros e  o 30º  livro foi escolhido pelo público.  

Escolhido pelo público:


 O Nascimento de Celestine, Ed. 34, texto e ilustrações de Gabrielle Vincent - Em poucas palavras e muitas imagens, o urso Ernest revela como conheceu a ratinha Celestine, em uma narrativa sensível e envolvente.


Escolhidos pela Revista Crescer


Uma festa das Cores, da Ed. Autêntica, com texto de Ronaldo Fraga e ilustração de Anna Göbel - o livro conta a história da chita, esse tecido leve e colorido que é a cara do Brasil, mas que surgiu na Índia, durante a Idade Média. 











Orie, da Ed. Pequena Zahar, com texto e ilustrações de Lúcia Hiratsuka - a narrativa é inspirada nas histórias que a avó da autora contava sobre sua própria infância, quando fazia viagens de barco com seus pais no Japão. Delicado, comovente e delicioso.








Max, o Corajoso, da Ed. Companhia das Letrinhas, com texto e ilustrações de Ed Vere - O corajoso e destemido gato Max sonhava em ser um grande caçador, mas para isso precisava de uma presa, no caso, um rato. O único problema era: como reconhecer um? 










 Uma pergunta tão delicada, da Ed. Pulo do Gato, com texto de Leen van Berg e ilustrações de Kaatje Vermeire - quem tem uma pergunta delicada a fazer é o elefante: "Como é estar apaixonado por alguém?". Todos estão prontos para (tentar) responder.











Reinações de Narizinho, da Ed. Globo, textos de Monteiro Lobato e ilustrações de Jean Gabriel Villin e J. U. Campos - as aventuras de Narizinho, Emilia e Pedrinho no Sítio do Pica Pau Amarelo já são um consagrado clássico infantil. Essa nova obra reúne 11 livros do autor, publicados entre 1920 e 1931. 











A Árvore das Lembranças", da Ed. Rovelle, texto e ilustrações de Britta Teckentrup - A morte da pequena raposa, que se deitou em sua clareia favorita e fechou os olhos para sempre, é tratada de maneira singela nesta obra.











A Raiva, da Ed. Pequena Zahar, texto de Blandina Franco e ilustrações de José Carlos Lollo - Sabe aquela raiva boba que aos poucos vai crescendo e tomando corpo? Pois é justamente sobre isso que fala esse livro. Mas só lendo mesmo para saber aonde vai parar... 











Pocotó, da Ed. Compor, com texto e ilustrações de Silvana Rando - O cavalo Trovão era responsável por fazer as entregas no castelo, mas seu sonho era fazer parte da guarda real. Só que ele era muito baixo em relação ao outros cavalos. Até que um dia...









 O Bicho Alfabeto, da Ed. Companhia das Letrinhas, com textos de Paulo Leminski e ilustrações de Ziraldo - essa coletânea poética de Leminski foi selecionada a partir de "Toda Poesia". Os leitores encontram poemas como "Uma chuva de estrelas deixa no papel esta poça de letras". 










 Na terra do nunca jamais, da Ed. Martins Fontes, com texto de Linda Rode e ilustrações de Fiona Moodie: são 60 histórias entre contos populares e folclóricos, de diferentes partes do mundo. Tudo isso em 230 páginas - que vão passar voando.











Gorila", da Ed. Pequena Zahar, texto e ilustrações de Anthony Browne - Hannah amava os gorilas: desenhava, lia e assistia a programas de TV sobre eles. Pena que seu pai nunca podia levá-la ao zoo para vê-los. Para ele era bem difícil se aproximar do pai








Hoje, da Ed. Jujuba, com textos e ilustrações de Eva Montanari - Com pouco texto e muitas imagens, a autora ensina que mesmo quando a gente acorda triste e cansado todos os dias podem ser especiais. É o que Niki, Cristina e Antônio mostram.












O livro com um buraco, da Ed. Cosac Naify, texto e ilustrações de Hervé Tullet - O buraco vazio na lateral do livro dá margem a muitas brincadeiras, se transformando em um círculo no meio da página dupla. É em torno desse vazio que o autor cria.











Pequena Coisa Gigantesca", da Ed.WMF Martins Fontes, texto e ilustrações de Beatrice Alemagna - O livro se destaca por sua porporções - mas não é ele a pequena coisa gigantesca... Só lendo para descobrir












O leão e o pássaro", da Ed. Positivo, texto e ilustrações de Marianne Dubuc - o livro fala sobre a amizade entre o leão e o pássaro, que começou meio assim por acaso. Mas o que vai acontecer no verão, quando o bando do pássaro retornar àquelas bandas?  






Olhe para mim, Ed. Pulo do Gato, texto de Ed Franck com ilustrações de Kris Nauwealaerts - Kitoko foi adotado e reconhece o imenso amor que a mãe nutre por ele. Mas agora que ela está grávida, como vai ser quando a irmãzinha nascer? O amor vai se dividir?











 Zan, Ed. Manati, texto e ilustrações de Jean-Claude R. Alphen - O taciturno protagonista, Zan, na verdade tem um denso universo dentro de si, com festas, castelos, reis, rainhas e fadas. É sobre esse mundo interno que o livro conta.








 Vamos ajudar o Gildo?, Ed. Brinque-Book , texto e ilustrações de Silvana Rando - Ah, você talvez já conheça o elefante Gildo... Neste livro cartonado, ele vem preso em uma fita e pode ser fixado em diversas cenas. 











 Mel na boca, Ed. Cortez, texto e ilustrações de André Neves - Tino vai passar uns dias de férias na casa do avô, no interior, onde tem pintassilgo na gaiola e bicicleta de rodinhas. O menino comete uma ousadia e tem uma resposta inesperada do avô... 












 Rimas de lá e de cá, da Ed. Peirópolis, texto de José Jorge Letria e José Santos, ilustrações de Yara Kono - Através de poemas rimados, os dois autores, um brasileiro, o outro, português, travam um delicioso diálogo. 












 Pedro Carteiro, de Ed. Companhia das Letrinhas, texto e ilustrações de Beatrix Potter - Tudo começou quando a mãe de Pedro, o Coelho, pediu que ele entregasse uma carta, Logo, o dono da venda pediu que ele entregasse outra. E assim nasce a trama.







O Livro Errado, da Ed. Brinque-Boom, texto e ilustrações de Nick Bland - Mesmo antes que o personagem principal, Nicolas Icle, termine de se apresentar, o livro começa a ser invadido por elefantes, monstros, piratas. Nem ideia de onde isso vai parar...












Eu queria ter...", Ed. WMF Martins Fontes, texto de Giovanna Zoboli e ilustrações de Simona Mulazzani - Que características e habilidades você gostaria de ter? O autor enumera algumas como "as asas do ganso selvagem para fazer longas viagens"


Bebês brasileirinhos", Ed. Cosac Naify, textos de Lalau e ilustrações de Laurabeatriz - Esse livro destaca curiosidades sobre 13 animais da fauna brasileira. De onde nasce um jacaré? O que come uma sucuri? Só lendo para descobrir.











Vozes no parque", da Ed.Pequena Zahar, texto e ilustrações de Anthony Browne - Personagens totalmente diferentes passam uma tarde no mesmo lugar: um parque. Nesse livro, o autor compartilha as impressões de cada um.












Joana no trem, da Ed. Brinque-Book, texto e ilustrações de Kathrin Scharër - Depois de um bilhete da autora logo na primeira página, a porquinha Joana aparece e começa a interagir com a desenhista, fazendo pedidos e questionamentos.








 Fases da Lua e outros segredos, da Ed. Peirópolis, texto e ilustrações Marilda Castanha - A autora compartilha 32 breves conversas de seus filhos, que foram registradas ao longo dos anos, com uma porção de colocações divertidas e inusitadas.












O Gato, da Ed. Paulinas, texto de Bartolomeu Campos de Queirós e ilustrações de Anelise Zimmermann - Solidão, medo, vida e morte são os temas tratados nessa história, na qual gato e lua travam um diálogo sensível. 




A Caminho de casa, Ed. Edições de Janeiro, texto de Sílvia Corrêa e ilustrações de Cárcamo - Em tom singelo, o narrador conta sua história. É uma narrativa que fala de medo, de abandono e do poder transformador de um gesto de acolhimento.










( Matéria da Revista Crescer)