Morei no mesmo prédio por uns trinta e poucos anos, até casar. Olha aí, depois dos quarenta. Várias amigas, das quais fui madrinha, em vias de separação, e eu no caminho inverso. Todas com filhos.
O prédio é praticamente patrimônio do bairro. Antigo, alto, com muita gente se conhecendo desde a fase do queimado, pega ladrão e esconde-esconde . Achava eu, aos onze, estaria casada e com os primeiros dois filhos já aos vinte. Parecia uma idade distante e de gente grande. Não era. Bem pouco antes, a gente brincava de riscar o chão do pilotis com giz."( Em: Obrigada Por Vir, Nadezhda Bezerra)
O trecho acima é do livro mais impactante que li nos últimos anos. Antes, quero explicar que me adjetivo como boa leitora porque leio muitos livros, de gêneros e autores diversos, qualquer nacionalidade, apreendo muito com as leituras, refletindo sobre que leio etc. Pois bem, nessa condição afirmo, sem titubear, ter sido Obrigada Por Vir, minha melhor leitura dos ultimos anos.
Nadezhda, que conheci por minha filha, fala de uma situação de perda duríssima. Se mostra na honesta descrição da fase adolescente vivida num antigo e grande prédio onde até o porteiro era conhecido, e segue em frente falando, sem linearidade cronológica, dela própria dentro do fato mais importante da vida dela e de qualquer mãe do mundo. Me impactou profundamente. Ri e chorei feito criança. Ontem, dormi muito mais tarde. Terminei a leitura com muitas reflexões, gratidão pelos ensinamentos de vida, esperança na humanidade por saber que existe gente assim como Nadezhda e com um insistente nó na garganta.
A autora foi de uma honestidade incrível!! A escolha que fez, e você vai ver no livro, veio com imensa carga de coragem e se repetiu quando abriu o coração e a alma relatando tudo em Obrigada Por Vir. Sem pieguimos, coitadismo, muitas vezes com humor e poesia, a autora falou de si e de Ritinha. Repito, há algum tempo não lia algo tão bem escrito na forma e no conteúdo. Há muito tempo não me sinto agradecida pela leitura de um livro. Estou agora. Recomendo a leitura de Obrigada Por Vir. Ainda não está na Amazon, mas você pode encontrar na editora. Basta clicar no link abaixo.
Obrigada Por Vir, Nadezhda Bezerra
Da mesma autora:
De Princesa a Estrela: A História de Sofia Fares
Escrever Bem Na Prática Profissional ( com Sandra Lima)
45 Pequenas Histórias Aleatórias ( com Iris Fidelis)
O livro está disponível na Amazon no formato digital.
Obrigada pela leitura com tanto esmero e pela recomendação incrível! Sou só alegria.
ResponderExcluir