A música mais simples que conheço é a segunda colocada em execução nos últimos 20 anos, secundo o Ecad, Escritório Central de Arrecadação. É o Ecad quem cuida de pagar direitos autorais das músicas.
Parabéns Pra Você, sim essa mesma, vem abaixo de Michel Teló (Ai se te pego) e acima de Get Lucky (Daft Punk) em execução no Brasil.
Essa canção completa hoje 80 anos. Nosso aplauso para ela!! Mas vamos saber da história?
Começando do começo lá em 1875...
As irmãs Mildred e Patrícia Smith compuseram uma musiquinha com uma saudação simples para seus alunos da escola de Louisville no Kentucky (USA).
Era apenas: Good morning to all/ good morning to all/good morning to all/ good morning to all.
Anos depois...
Em 1924 a musiquinha foi colocada no livro de partituras Celebrations Songs de Robert Coleman, mas com outra letra: Happy birthday to you/happy birthday to you/ happy birthday dear friend/ happy birthday to you! Coleman não deu o devido crédito. Foi processado e perdeu. Bem feito
Mais outros anos depois em 1933...
A música (Happy birthday..) foi incluída num musical da Broadway e se espalhou pelo mundo.
E no Brasil...
Os turistas americanos comemoravam de seus aniversários no Cassino da Urca e popularizaram a canção que os brasileiros adotaram mesmo sem saber o significado. Acontece que existia naquela época um locutor que detestava estrangeirismo. Era conhecido por Almirante e fazia o programa A Orquestra de Gaitas na Rádio Nacional. Meio indignado o locutor lançou um concurso para uma letra em português para já conhecida música de comemoração.
Quem venceu?
Uma poetisa de Pindamonhangaba, SP: Bertha Celeste Homem de Mello. Era assim a versão original de Bertha:
Comentários
Postar um comentário
comentários ofensivos/ vocabulário de baixo calão/ propagandas não são aprovados.