Pular para o conteúdo principal

O Que Estou Lendo? A Última Tragédia, Abdulai Sila

 
Este é meu primeiro livro de autor da Guiné-Bissau. Por causa do romance procurei saber sobre o país africano. Gostei de fazer isso. 

Bem, o romance é centrado em Ndani que sai de sua terra natal no interior e vai para a capital da Guiné-Bissau, por ser tida como portadora do azar, causadora natural de tragédias. Esse estigma faz Ndami ir viver só e sem recursos num território de pessoas brancas e que não falam a sua língua. 

Ndami narra o que vê, passa e  entende da vida  sem curandeiros, e sem tribos, mas sob outra forma de domínio (religioso, político e branco) que lhe é totalmente desconhecido.  

A visão que a personagem tem dos brancos ora surpreendendo ora assustando mas sempre obrigando à adaptação por sobrevivência é encantadora. Última Tragédia, foi uma grata surpresa e eu recomendo a leitura. Acrescento que a África tem excelentes escritores que valem muito ser lidos e com quem temos muito a aprender sobre nós mesmos. 


O Mundo Colonial, Mundo Compartimentado

Para submeter os povos conquistados, o colonizador considerou necessário quebrar-lhes a vontade, coisificá-los, surrupiar-lhes a língua, as crenças, as tradições, engabelá-los com mistificações e roubar-lhes a capacidade de escolha própria. Desprestigiar, desconsiderar cultura autóctone em detrimento da cultura imposta embriagando o colonizado com o elixir de civilização, foi uma tática recorrente e eficiente. Em A Última tragédia, nota-se a cada passo, as estratégias que vão de encontro ao discurso maniqueísta da época quem insistia em estigmatizar os "nativos" como ignorantes, ingênuos, incapazes, referências reducionistas, justificativas para o ímpeto dominador e para a espoliação inescrupulosa. (pág.11).

Este livro está disponível para qualquer integrante do Grupo LivroErrante.

Comentários

  1. E é mesmo. Aprendi muito com o livro. Penso que a gente vê mais o Brasil quanto mais lê africanos. Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Fiquei bastante curiosa! E a capa é belíssima!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

comentários ofensivos/ vocabulário de baixo calão/ propagandas não são aprovados.

Postagens mais visitadas deste blog

A Beleza Total, Carlos Drummond de Andrade.

A beleza de Gertrudes fascinava todo mundo e a própria Gertrudes. Os espelhos pasmavam diante de seu rosto, recusando-se a refletir as pessoas da casa e muito menos as visitas. Não ousavam abranger o corpo inteiro de Gertrudes. Era impossível, de tão belo, e o espelho do banheiro, que se atreveu a isto, partiu-se em mil estilhaços. A moça já não podia sair à rua, pois os veículos paravam à revelia dos condutores, e estes, por sua vez, perdiam toda a capacidade de ação. Houve um engarrafamento monstro, que durou uma semana, embora Gertrudes houvesse voltado logo para casa. O Senado aprovou lei de emergência, proibindo Gertrudes de chegar à janela. A moça vivia confinada num salão em que só penetrava sua mãe, pois o mordomo se suicidara com uma foto de Gertrudes sobre o peito. Gertrudes não podia fazer nada. Nascera assim, este era o seu destino fatal: a extrema beleza. E era feliz, sabendo-se incomparável. Por falta de ar puro, acabou sem condições de vida, e um di...

Vamos pensar? (18)

Será que às vezes o melhor não é se deixar molhar?  

Até Breve!!

  Volto no dia 10/1