A beleza de Gertrudes fascinava todo mundo e a própria Gertrudes. Os espelhos pasmavam diante de seu rosto, recusando-se a refletir as pessoas da casa e muito menos as visitas. Não ousavam abranger o corpo inteiro de Gertrudes. Era impossível, de tão belo, e o espelho do banheiro, que se atreveu a isto, partiu-se em mil estilhaços. A moça já não podia sair à rua, pois os veículos paravam à revelia dos condutores, e estes, por sua vez, perdiam toda a capacidade de ação. Houve um engarrafamento monstro, que durou uma semana, embora Gertrudes houvesse voltado logo para casa. O Senado aprovou lei de emergência, proibindo Gertrudes de chegar à janela. A moça vivia confinada num salão em que só penetrava sua mãe, pois o mordomo se suicidara com uma foto de Gertrudes sobre o peito. Gertrudes não podia fazer nada. Nascera assim, este era o seu destino fatal: a extrema beleza. E era feliz, sabendo-se incomparável. Por falta de ar puro, acabou sem condições de vida, e um di...
Estou lendo O conto da Aia a conta gotas, gostei de conhecer essas outras autoras. Estou em uma ressaca literária. Vou parar minhas leituras por agora.
ResponderExcluirMinha filha gostou do livro, Lerê. Ainda insiste que eu leia. Não conheço nenhuma dela, pretendo comprar O Método Albertine, de Anne Carson.
ExcluirMinha candidata não está na lista, que pena! A portuguesa Lídia Jorge, dá um banho em Saramago !
ResponderExcluirOs candidatos não são divulgados. Essas listas que aparecem não são fornecidas pela academia. Assim, quem duvida que o ganhador ou um dos ganhadores ( vão ser dois ) seja uma mulher e justamente uma fora da lista, a sua candidata?
Excluir