Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de janeiro, 2019

Biblioteca Pública Wilson Marques tem uma Estante Livro Errante

          Todos os livros que nosso querido grupo de leitura terminar de ler vai compor a Estante Livro Errante na Biblioteca Publica Wilson Marques, da pequenina cidade paraense de Tomé-Açu.       Olhem o que a simpática bibliotecária Elanir já fez para receber nosso livros que já começam a chegar. 

Feitiço da Vila, Aluízio Falcão

           Aqui vai mais um conto musical. Foi numa tarde, manhã ou noite de 1932. Dois compositores brasileiros encontraram-se para fazer, juntos, o que hoje muitos consideram o mais bonito samba de todos os tempos. Um dos compositores, músico e maestro, paulista da Mooca, estava no Rio de Janeiro para este encontro histórico.Sentou-se ao piano para tocar sua melodia; o outro, letrista, pegou papel e lápis, postou-se a seu lado. enquanto o pianista solava, o letrista ia anotando palavras: "Vem, oh doce Camila/ Vem, mulher tranquila/vem recolher moamba". Não era bem assim, era muito pior. E mesmo com estas anotações estrambóticas, aqui imaginada,aqui imaginadas, o pianista repetiu várias vezes a melodia e o letrista escreveu muitas palavras malucas. Terminado o estranho sarau, os compositores despediram-se e ficaram de combinar outro encontros.

Meu Pequeno Oratório, Cora Coralina

Minha Nossa Senhora das Graças toda minha. Das raízes e dos troncos. Das florestas e das frondes. Dos rios que correm para o mar e dos corguinhos sem destino. Dos altares, dos montes e das grunas. Dos pássaros sem voo, e das rolinhas bandoleiras.

Lira Itabirana, Carlos Drummond de Andrade

I O Rio? É doce. A Vale? Amarga. Ai, antes fosse Mais leve a carga. II Entre estatais E multinacionais, Quantos ais! III A dívida interna. A dívida externa A dívida eterna.

Carta a Ute, Desaparecida na Noite de Ontem. Roberto Taddei

Querida Ute, Desisti de buscar no passado qualquer justificativa para explicar como vamos vivendo sem poesia nesse país esses dias Poderia me esforçar para dizer como foram feitas as escolhas da minha geração e as minhas e separar as reativas das reacionárias Mas você sabe muito bem que as histórias são mentirosas e eu faria papel de palhaço aqui A verdade é que não somos nós quem decidimos as coisas, Ute. Fazemos apenas na medida em que nos restam os espaços para tanto E é sobre isso que escrevo, É o que tentei dizer ontem mas você tendo estado o tempo todo sob efeito de entorpecentes não teve disposição para ouvir. Ainda assim é preciso falar sobre essa condição inevitável do poeta contemporâneo É nos espaços que está a poesia, ou que se forma a poesia, talvez.

Morbus Gravis. Diário de Mauro Parente, Airton Uchoa Neto

     Domingo de finados e final de fórmula 1. Posso ouvir os zumbidos dos motores na televisão dos vizinhos entediados. Mas o zumbido cessa quando entro no banheiro. qualquer um que sofra  de prisão de ventre crônica - isso diz muito sobre meu caráter - sabe que determinadas oportunidades não podem ser perdidas; são portas que se abrem quando menos se espera e se fecham logo, se a gente não chegar a tempo. Tenho esse problema desde a infância e minha avó, que lia muitos livros sobre nutrição e saúde intestinal e a Bíblia, em vez de me passar um sermão, me mandou ler um daqueles livros técnicos. A razão de o PhD ter se dedicado àquela especialização era explicada no prefácio assinado por ele mesmo: seu pai morrera de câncer no intestino e aquela morte fora ao mesmo tempo rápida e lenta dentro da sua fulminância. Sabe como é: lhe dão alguns meses de  vida a ser vivida sem dignidade alguma e fazem de tudo para que esse período se prolongue e você até agradece porque  naturalmente nã

LivroErrante em Tomé-Açu no Pará.

      O blog LivroErrante em parceria com a Biblioteca Pública Municipal Wilson Marques disponibilizarão livros em lugares públicos para serem levados para casa.  Os livros já começam a ser enviados pelos correios, saindo do Recife e Rio de Janeiro inicialmente, mas outras pessoas integrantes do grupo de leitura livro errante vão participar. Ao longo do ano de 2019 leitoras amigas das cidades de João Pessoa, Goiania, São Paulo, Divinópolis, Piracicaba.. entre outras vão enviar os livros já lidos que estão em suas estantes aguardando novos leitores na cidade de Tomé-Açu.