Pular para o conteúdo principal

O Post Mais Odiado do Mundo, Roberta Maropo



     
      Sim, estou escrevendo esse post pra fazer todos infelizes. Desculpem. Mas estou de saco cheio. É revoltante ver pessoas inteligentes proferirem discursos de ódio contra outras pessoas. Amigo, estamos divididos nesse embate ideológico, e tudo o que o Brasil menos precisa é disso.
      Honestamente, eu entendo o eleitor médio de Bolsonaro. Descarte os extremistas, aquele pessoal mal educado que não representa os milhões de pessoas que votaram nele. Esqueça o seu "bolsominion secreto". Pense nas outras pessoas com família que com sufoco pagam seus impostos, que estão cansadas de serem enganadas a despeito de fazerem tudo correto. São pessoas que fizeram esse voto de protesto, a maioria consciente do estrupício que Bolsonaro é, mas convenhamos, não temos nenhum santo aqui. Não se preocupe que elas não querem colocar uma arma na sua cara nem banir você da sociedade por ser negro, homossexual ou mulher. Não defendem fascismo e vão colocar Bolsonaro pra fora igual a você se ele surtar no governo. Então calma, não tente prever um futuro negro que não aconteceu, que você não é vidente. 

 
      E, sério, eu entendo o eleitor de Haddad. Esqueça os "esquerdopatas", esqueça seu amigo que aproveitou-se das "mamatas" , esqueça as "feminazis" violentas e os anticristãos ruidosos. O eleitor médio de esquerda quer a mesma coisa que você. Um país melhor, mais justo, mais igualitário. Um país que reduza as desigualdades geográficas, como diz a Constituição. Mesmo que pareça, a maioria dessas pessoas não quer tomar nada de você, só quer o espaço delas. O Nordeste que votou em Haddad só quer o pão que sobra na sua mesa. Diga que é assistencialismo barato , mas não seja injusto com quem está votando pela sua subsistência se você não sabe o que é passar fome. Haddad não é modelo pra ninguém, mas pra elas representa a continuidade do mínimo que se conquistou, mesmo com toda roubalheira do partido.
      Minha conclusão é: NINGUÉM É BOM O BASTANTE PRA GOVERNAR ESSE PAÍS.
Mas uma coisa que percebo como espectadora ( não votei em nenhum dos dois) é que tá todo mundo tentando acertar. Ou você acha que seu colega do outro lado amanheceu ontem pensando "hoje é dia de enterrar o país!"?
      Meu apelo é: PARE DE ODIAR AS PESSOAS PORQUE ELAS PENSAM DIFERENTE DE VOCÊ
      Pare de dizer que eleitor de fulano não é seu amigo.
      Pare de excluir as pessoas da sua vida.
      OU VOCÊ ACHA QUE ISSO É DEMOCRACIA?
     Se você e seu amigo não tem maturidade pra discutir política, mudem de assunto e preservem os motivos que aproximaram vocês.
SOMOS PESSOAS, NÃO SOMOS LIXO DESCARTÁVEL.
      Estou muito decepcionada com a sociedade brasileira, com amigos e com pessoas que admirava. Mas eu não vou excluir ninguém. Eu vou continuar tentando me por em seu lugar.
      Como eu disse no começo, esse post foi feito pra desagradar todo mundo. Mas se você chegou até aqui e eu fiz você pensar nem que seja um pouquinho no assunto, obrigada.  Obrigada mesmo. É por você que eu mantenho minha fé na humanidade.

Nota: esse texto foi originalmente postado no Facebook. A autora autorizou publicação no blog.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Beleza Total, Carlos Drummond de Andrade.

A beleza de Gertrudes fascinava todo mundo e a própria Gertrudes. Os espelhos pasmavam diante de seu rosto, recusando-se a refletir as pessoas da casa e muito menos as visitas. Não ousavam abranger o corpo inteiro de Gertrudes. Era impossível, de tão belo, e o espelho do banheiro, que se atreveu a isto, partiu-se em mil estilhaços. A moça já não podia sair à rua, pois os veículos paravam à revelia dos condutores, e estes, por sua vez, perdiam toda a capacidade de ação. Houve um engarrafamento monstro, que durou uma semana, embora Gertrudes houvesse voltado logo para casa. O Senado aprovou lei de emergência, proibindo Gertrudes de chegar à janela. A moça vivia confinada num salão em que só penetrava sua mãe, pois o mordomo se suicidara com uma foto de Gertrudes sobre o peito. Gertrudes não podia fazer nada. Nascera assim, este era o seu destino fatal: a extrema beleza. E era feliz, sabendo-se incomparável. Por falta de ar puro, acabou sem condições de vida, e um di

Mãe É Quem Fica, Bruna Estrela

           Mãe é quem fica. Depois que todos vão. Depois que a luz apaga. Depois que todos dormem. Mãe fica.      Às vezes não fica em presença física. Mas mãe sempre fica. Uma vez que você tenha um filho, nunca mais seu coração estará inteiramente onde você estiver. Uma parte sempre fica.      Fica neles. Se eles comeram. Se dormiram na hora certa. Se brincaram como deveriam. Se a professora da escola é gentil. Se o amiguinho parou de bater. Se o pai lembrou de dar o remédio.      Mãe fica. Fica entalada no escorregador do espaço kids, pra brincar com a cria. Fica espremida no canto da cama de madrugada pra se certificar que a tosse melhorou. Fica com o resto da comida do filho, pra não perder mais tempo cozinhando.      É quando a gente fica que nasce a mãe. Na presença inteira. No olhar atento. Nos braços que embalam. No colo que acolhe.      Mãe é quem fica. Quando o chão some sob os pés. Quando todo mundo vai embora.      Quando as certezas se desfazem. Mãe

Aprenda a Chamar a Polícia, Luis Fernando Veríssimo

          Eu tenho o sono muito leve, e numa noite dessas notei que havia alguém andando sorrateiramente no quintal de casa. Levantei em silêncio e fiquei acompanhando os leves ruídos que vinham lá de fora, até ver uma silhueta passando pela janela do banheiro.                   Como minha casa era muito segura, com  grades nas janelas e trancas internas nas portas, não fiquei muito preocupado, mas era claro que eu não ia deixar um ladrão ali,espiando tranquilamente. Liguei baixinho para a polícia, informei a situação e o meu endereço. Perguntaram- me se o ladrão estava armado ou se já estava no interior da casa.            Esclareci que não e disseram-me que não havia nenhuma viatura por perto para ajudar, mas que iriam mandar alguém assim que fosse possível. Um minuto depois liguei de novo e disse com a voz calma: - Oi, eu liguei há pouco porque tinha alguém no meu quintal. Não precisa mais ter pressa. Eu já matei o ladrão com um tiro da escopeta calibre 12, que tenho guard