Pular para o conteúdo principal

Queria Ver Você Feliz, Adriana Falcão

   
   
   "Para engolir os quatrocentos comprimidos que o mataram, Caio usou guaraná em vez de água. (...)      Maria Augusta nunca mais tomou guaraná. Só tomava os comprimidos. "


    " No dia 3 de julho de 1979, nasceu Isabela.
    No meio da alegria geral, o grave problema: Maria Augusta tinha certeza de que o Skylab ia cair na cabeça da Adriana, estava desesperada e precisava tomar suas providências. O jeito era grudar na filha, foi a conclusão. Inútil discutir maluquice. Ela conseguiu permissão para ir dormir na casa de Adriana, para que morressem juntas. Na madrugada de 11 de julho, o Skylab caiu na Austrália, Maria Augusta achou aquilo um desaforo."



     Conheci a autora com seu último livro Queria Ver Você Feliz e me surpreendi com sua capacidade de contar com humor duas tragédias familiares. 
     A narrativa é fortemente influenciada por seu trabalho de roteirista o que dá velocidade e fuidez à leitura.  
    Não é recomendado para que gosta de drama ou pieguismo. Adriana não explora as mortes.   Narra a vida de uma família onde a loucura se faz presente na mesma medida do amor. Conta os fatos simples e objetivamente de forma que também a comicidade seja vista. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Beleza Total, Carlos Drummond de Andrade.

A beleza de Gertrudes fascinava todo mundo e a própria Gertrudes. Os espelhos pasmavam diante de seu rosto, recusando-se a refletir as pessoas da casa e muito menos as visitas. Não ousavam abranger o corpo inteiro de Gertrudes. Era impossível, de tão belo, e o espelho do banheiro, que se atreveu a isto, partiu-se em mil estilhaços. A moça já não podia sair à rua, pois os veículos paravam à revelia dos condutores, e estes, por sua vez, perdiam toda a capacidade de ação. Houve um engarrafamento monstro, que durou uma semana, embora Gertrudes houvesse voltado logo para casa. O Senado aprovou lei de emergência, proibindo Gertrudes de chegar à janela. A moça vivia confinada num salão em que só penetrava sua mãe, pois o mordomo se suicidara com uma foto de Gertrudes sobre o peito. Gertrudes não podia fazer nada. Nascera assim, este era o seu destino fatal: a extrema beleza. E era feliz, sabendo-se incomparável. Por falta de ar puro, acabou sem condições de vida, e um di...

Vamos pensar? (18)

Será que às vezes o melhor não é se deixar molhar?  

Vamos Pensar? (10)