Pular para o conteúdo principal

Seleção infantil na Bienal de São Paulo

Na Bienal do Livro de SP, as crianças  escolhem, leem e fazem seus comentários

"Viveiro de Pássaros" (ed. Rocco)
O livro "Viveiro de Pássaros", de Braguinha, fala de muitos pássaros que são presos por um homem chamado Manduca e seu filho Pinduca. Eles viviam tristes num grande viveiro e quando chegou um pica-pau-de-penacho, os bichos ficaram alvoroçados. O pica-pau queria ajudar os passarinhos e bolou muitas ideias como: eles pararam de cantar, pararam de comer. Tentaram de tudo, até que fizeram um acordo com um gato que os ajudou a conquistar a tão esperada liberdade. Acho que todos têm direito de viver livres.

Leo Rybka (9 anos) comenta:

Gostei deste livro porque me lembrou um versinho que meu avô Petro fez quando meu pai era pequeno e ele sempre cantarolava para mim:
Passarinho Canarinho
seu bonito canto,
come e bebe pequenino
e não chora tanto.

Como beber, como comer,
tenho saudade do mato.
Vivo preso na gaiola,
tenho medo do gato.
*

Tatiana Belink
"O Espelho" (ed. Caramelo)
Olívia Lima Weiss,( 9 anos) comenta:
O livro é divertido e fala de coisas importantes que eu não sabia sobre o espelho, por isso eu gostei. Para ler a história do lado direito, a gente tem que usar o espelho que vem no livro.

*





"Papai Urso" (ed. SM)
Esse livro traz a história de uma menina que ficou preocupada, pois seu pai foi aos poucos se transformando em um urso...Será que ele voltará ao normal? É uma história cheia de emoção, mistério e é um livro criativo que deixa o leitor curioso para descobrir por que o pai se transformou em urso.
Alunos do 4º D do Colégio Guilherme Dumont Villares

*

"Fábulas" (da coleção "Monteiro Lobato em quadrinhos", ed. Globinho)
Este livro nos ensina bastante coisa por meio das fábulas e pode encantar qualquer leitor. As fábulas são um prato cheio para pensar sobre nossos comportamentos, porque elas têm moral.
Ana Luiza Homen Co, (10 anos) comenta:
Dona Benta resolve a briga da Emília e da Narizinho contando fábulas. Eu adorei esse livro, tenho certeza que você também adorará.

*

Gabrielle de Souza Silva, (11 anos) comenta
O livro mostra a curiosidade dos bichos com o pé do menino Juninho, que descobre também como cada animal tem pés diferentes.
"Os Meninos de Marte" (ed. Melhoramentos)
Os meninos de Marte, são criaturas adoráveis. Eles se divertem em discos voadores e possuem um coração maravilhoso. São tão especiais que aprenderam ouvir as estrelas e recebem tanta luz que são iluminados por dentro e tem sua alma aberta para o entendimento das coisas e o sentimento do mundo.


Quem comanda estes meninos é Martim, que trouxe seus amigos para o Planeta Terra. Gostaram tanto que não foram mais embora.

As surpresas começam neste momento e para conhecerem o grande segredo, vocês precisam ler o livro. Ziraldo brinca muito com a nossa imaginação. Será que você não tem algum amigo marciano? Ou será que você não é um deles? Para descobrir, você precisa ler e vai adorar.
Alunos do 3º ano D do Colégio Guilherme Dumont Villares

*

"O Minotauro" (da coleção "Monteiro Lobato em quadrinhos", ed. Globinho)
A turma do sítio vai até a Grécia Antiga para salvar Tia Nastácia de monstros perigosos. Encontram desafios, perigos, guerras e muita aventura.

Para quem gosta de aventura, este livro é pura emoção.
Por Raquel de Oliveira, 10

*

"As Aventuras de Hans Staden" (da coleção "Monteiro Lobato em quadrinhos", ed. Globinho)
Eu adorei esta história em quadrinhos!
Se você gosta de aventura, este livro não poderá faltar na sua lista de leitura. Ele conta a história de Hans Staden e, ainda, você saberá mais sobre o descobrimento do Brasil.
Por Lavínia Moura, 10




"O que Maravilhou o Sr. Darwin" (ed. Biruta)
O livro conta a história real de Darwin, que queria ser médico e acabou sendo um cientista famoso que publicou um livro sobre a teoria da origem da espécie.

Quem gosta de ciência natural e animal ficará encantado com essa história verdadeira e cheia de ação!
Por Hugo Louis Vermunt, 9

*

"Nina e Rosário" (ed. SM)
Rosário é uma galinha velha que já não é mais escolhida pelo galo. Um dia, ela resolver querer filhotes. Ela bota 12 ovos. O galinheiro se espanta ao saber que os ovos são de Rosário. De um dos ovos, nasce uma galinha diferente de Rosário, mas o amor entre elas crescia cada dia mais. As diferenças foram aumentando, e o amor também. Um dia, Nina, filha de Rosário, resolve se aventurar e acontece uma surpresa.


É uma história emocionante que nos faz perceber que as diferenças não importam, e sim, o amor que sentimos pelo outro. Eu gostei muito.
Por André Spina de Souza, 8 e Guilherme Serroni Valério, 8

*

"O Passeio dos Brinquedos" (ed. Gaivota)
O livro conta a história de um trenzinho que passeia por muitos espaços de um jardim. Durante o passeio, sobem e descem vários brinquedos e todos se divertem..., é uma gostosa brincadeira dos brinquedos.

Eu li e amei o livro. Se você gosta de aventuras encantadas, também vai gostar muito.
Por Luiza Costa, 7

*
A Coisa Perdida (ed. Gaivota)
Esse livro ajuda a pensar sobre o abandono, a solidão e a solidariedade. Um garoto solitário encontra uma "coisa perdida" abandonada, que ninguém parecia nem perceber que existia. Ele procura alguém para ajudá-lo a encontrar um lugar para a "coisa perdida", e mesmo com a indiferença das pessoas, o menino não desiste de sua busca.


Graças a sua persistência, ele descobre o lugar ideal para guardar a "coisa perdida" e volta a colecionar suas tampinhas.
Por Olivia Sari Picciuto, 7 e Arthur Aun Capucho, 8
"Sonho de Carnaval", (ed. Moderna)
O livro conta a história de Mariinha, filha de Dona Raimunda, a chefe das costureiras de uma escola de samba.
A menina sonhava em, um dia ser porta-bandeira e junto com seu amigo Neco, ensaiavam os passos e levavam jeito para isso. Um dia, algo inesperado aconteceu e Mariinha e Neco puderam finalmente, realizar o seu sonho. Você vai se emocionar com a perseverança dos personagens em busca de seus sonhos.
Por Ana Carolina Paes Fogaça, 8 anos

Comentários

Postar um comentário

comentários ofensivos/ vocabulário de baixo calão/ propagandas não são aprovados.

Postagens mais visitadas deste blog

A Beleza Total, Carlos Drummond de Andrade.

A beleza de Gertrudes fascinava todo mundo e a própria Gertrudes. Os espelhos pasmavam diante de seu rosto, recusando-se a refletir as pessoas da casa e muito menos as visitas. Não ousavam abranger o corpo inteiro de Gertrudes. Era impossível, de tão belo, e o espelho do banheiro, que se atreveu a isto, partiu-se em mil estilhaços. A moça já não podia sair à rua, pois os veículos paravam à revelia dos condutores, e estes, por sua vez, perdiam toda a capacidade de ação. Houve um engarrafamento monstro, que durou uma semana, embora Gertrudes houvesse voltado logo para casa. O Senado aprovou lei de emergência, proibindo Gertrudes de chegar à janela. A moça vivia confinada num salão em que só penetrava sua mãe, pois o mordomo se suicidara com uma foto de Gertrudes sobre o peito. Gertrudes não podia fazer nada. Nascera assim, este era o seu destino fatal: a extrema beleza. E era feliz, sabendo-se incomparável. Por falta de ar puro, acabou sem condições de vida, e um di

Mãe É Quem Fica, Bruna Estrela

           Mãe é quem fica. Depois que todos vão. Depois que a luz apaga. Depois que todos dormem. Mãe fica.      Às vezes não fica em presença física. Mas mãe sempre fica. Uma vez que você tenha um filho, nunca mais seu coração estará inteiramente onde você estiver. Uma parte sempre fica.      Fica neles. Se eles comeram. Se dormiram na hora certa. Se brincaram como deveriam. Se a professora da escola é gentil. Se o amiguinho parou de bater. Se o pai lembrou de dar o remédio.      Mãe fica. Fica entalada no escorregador do espaço kids, pra brincar com a cria. Fica espremida no canto da cama de madrugada pra se certificar que a tosse melhorou. Fica com o resto da comida do filho, pra não perder mais tempo cozinhando.      É quando a gente fica que nasce a mãe. Na presença inteira. No olhar atento. Nos braços que embalam. No colo que acolhe.      Mãe é quem fica. Quando o chão some sob os pés. Quando todo mundo vai embora.      Quando as certezas se desfazem. Mãe

Aprenda a Chamar a Polícia, Luis Fernando Veríssimo

          Eu tenho o sono muito leve, e numa noite dessas notei que havia alguém andando sorrateiramente no quintal de casa. Levantei em silêncio e fiquei acompanhando os leves ruídos que vinham lá de fora, até ver uma silhueta passando pela janela do banheiro.                   Como minha casa era muito segura, com  grades nas janelas e trancas internas nas portas, não fiquei muito preocupado, mas era claro que eu não ia deixar um ladrão ali,espiando tranquilamente. Liguei baixinho para a polícia, informei a situação e o meu endereço. Perguntaram- me se o ladrão estava armado ou se já estava no interior da casa.            Esclareci que não e disseram-me que não havia nenhuma viatura por perto para ajudar, mas que iriam mandar alguém assim que fosse possível. Um minuto depois liguei de novo e disse com a voz calma: - Oi, eu liguei há pouco porque tinha alguém no meu quintal. Não precisa mais ter pressa. Eu já matei o ladrão com um tiro da escopeta calibre 12, que tenho guard