Recentemente a imprensa divulgou que uma influenciadora americana descobriu Machado de Assis e que a felicidade e comentários dela a respeito de Memórias Póstumas de Braz Cubas, teria viralizado e feito dele o livro mais vendido na Amazon americana.
Depois disso, 4 professores brasileiros decidiram eleger os melhores livros de cada estado brasileiro. O site G1, divulgou o resutado e eu trouxe para o blog, dividindo as postagens por região.
Região Norte
ACRE
- Obra: “O Seringal” (1972), Miguel Jeronymo Ferrante
- Sinopse: Em Seringal, do romancista Miguel Jeronymo Ferrante, a floresta amazônica é ao mesmo tempo realidade opressiva e alimento para os sonhos do protagonista Toinho, cuja trajetória acompanhamos desde a infância até o amadurecimento, culminando numa libertação final marcada pela violência. Ambientado no Acre do início do século XX, o livro que inspirou a minissérie Amazônia: de Galvez a Chico Mendes, da TV Globo, entrecruza diversas histórias de seringueiros, formando um mosaico no qual a luta contra a natureza inóspita é a moldura para uma disputa ainda mais sangrenta, de homens contra homens. ( Amazon)
- Outra sugestão: O escritor José Potyguara, embora tenha nascido no Ceará (em Sobral), foi para o Acre após concluir a faculdade de direito. Passou a escrever histórias regionais sobre o estado, como “Terra Caída”“Terra Caída” (1986), que narra a chegada de três famílias que fogem da seca nordestina e chegam aos seringais, onde são exploradas por coronéis. Nota do blog: Este livro também serviu de inspiração a Glória Peres, para a série: De Galvez a Chico Mendes (edição do blog)
AMAPÁ
- Obra: "Poemas do Homem do Cais" (1950-1982), Alcy Araujo
- Enredo: Uma seleção de 40 poemas celebra 100 anos do poeta paraense Alcy Araújo. Abrimos uma exceção neste caso, porque todos os autores que falam sobre o Acre e que foram mencionados pelos professores haviam nascido em estados vizinhos.
Nota do blog: explico melhor: Alcy Araujo, nasceu no Pará, mas viveu e trabalhou em Macapá. A primeira biblioteca da cidade leva seu nome. Morreu na capital do Amapá em 1989 aos 65 anos.- AMAZONAS
- Obra: "Relato de um certo Oriente" (1989), Milton Hatoum
- Sinopse:Após um longo período de ausência, uma mulher regressa a Manaus, cidade de sua infância. Deseja encontrar Emilie, a extraordinária matriarca de uma família libanesa há muito radicada ali. Encontra a casa desfeita - como desfeitas para sempre estão as casas da infância.Situado entre o Oriente e o Amazonas, este relato é a busca de um mundo perdido, que se reconstrói nas falas alternadas das personagens, longínquos ecos da tradição oral dos narradores orientais. Com o sopro das obras que vieram para ficar, Relato de um certo Oriente apresenta ao público o talento de um escritor, a força de seu texto envolvente e, sobretudo, lírico.Recebeu em 1990 o Prêmio Jabuti de Melhor Romance e já foi publicado em vários países da Europa. "Não se resiste ao fascínio dessa prosa evocativa, traçada com raro senso plástico e pendor lírico: viagem encantatória por meandros de frases longas e límpidas, num ritmo de recorrências e remansos." Davi Arrigucci Jr. (Amazon) Hatoum, venceu o prêmio Jabuti em 2001.
- Nota do blog: Thiago de Mello, nascido em Barreirinha AM não pode ser esquecido. Silêncio e Palavra, PPoesia Comprometida Com a Minha e a Tua Vida e Faz Escuro Mas Eu Canto, são livros que recomendo. Outros livros do autor podem ser adquiridos aqui
- PARÁ
- Obra: “Sumidouro” (1977), Olga Savary
- Enredo: O livro reúne poemas que falam sobre o exercício de ser poeta e os universos de criação do artista. Recebeu o Prêmio de Poesia 1977 pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA).
- Outra sugestão: Adriano Soares, professor e autor do Fibonacci Sistema de Ensino, recomenda ‘Contos Amazônicos’, do paraense Inglês de Sousa. “Trata-se de uma coletânea de contos que apresentam a região amazônica, a cultura e o folclore. Meu conto preferido é ‘A festa do judeu’, que tematiza a lenda do boto”, diz.
Nota do blog: Não encontrei na Amazon o livro citado no G1, mas no site existem outros livros da autora. Fiquei curiosa , sempre fico, sobre os titulos oferecidos.- RONDÔNIA
- Obra: “Cidade Morta”, Otávio Afonso
- Enredo: Única obra autoral de Afonso – poeta, jornalista e funcionário público – é essa poesia, vencedora do Prêmio Casa de las Américas em 1980.
- Nota do blog (1): Cidade Morta tem exemplar disponivel no site Estante Virtual
- Nota do blog(2): o autor, quando residente em Salvador publicou o livro: Sábado 13 horas, com Damário da Cruz e Márcio Salgado.
- RORAIMA
- Obra: “Makunaimãtaani – Presente de Makunaimã”, Kammu Dan Wapichana
- Enredo: O livro infantil bilíngue (em português e Wapichana) conta a história de indígenas que trocam as sementes de milho nativo, presentes de Makunaimã, por outras trazidas pelo Karaiwenau. Com isso, vem o problema: o milho começa a adoecer.
Nota do blog sobre o autor (1):Kamuu Dan Wapichana nasceu na capital Boa Vista (RR), residente no Distrito Federal desde 2007, escritor, contador de histórias, artivista-educador socioambiental popular, premiado três vezes pelo Concurso Tamoio para escritores indígenas com os títulos A árvore dos sonhos (2015), O sopro da vida (2017) e A ciranda da roça (2019). Defensor do meio ambiente, da cultura medicinal tradicional, se dedica ao trabalho de formação continuada para o ambiente escolar com a temática indígena-ambiental em sala de aula, tendo como base a importância da literatura de autorias indígenas.Nota do blog (2): O autor, residente do D.F, tem um livro infantil disponível no site da Amazon: A Origem das Águas- TOCANTINS
- Obra: “Meu Primeiro Picolé” (2004), José Concesso
- Enredo: A obra é uma coletânea de contos, crônicas e ensaios sobre a vida do autor na pequena cidade de Rio Espera, em Minas Gerais.
Nota do blog: não consegui encontrar esse livro.- Obra: "Poemas do Homem do Cais" (1950-1982), Alcy Araujo
Comentários
Postar um comentário
comentários ofensivos/ vocabulário de baixo calão/ propagandas não são aprovados.