Pular para o conteúdo principal

Mais Mulheres Na A.B.L ( veja quais foram e são as mulheres da ABL)

      A antropóloga e historiadora Lilia Moritz Schwarcz foi eleita, nesta quinta-feira (7), para a
cadeira 9 da Academia Brasileira de Letras. Ela sucede o diplomata, poeta e historiador Alberto da Costa e Silva, falecido em novembro do ano passado. A Professora sênior do Departamento de Antropologia da Universidade de São Paulo e atualmente Visiting Professor em Princeton ( O Globo).

Lilian Schwarcz é a autora de As Barbas do Imperador Pedro II, um monarca nos trópicos e Lima Barreto - Triste Visionário. ( O Globo)




A  Academia Brasileira de Letras, tem somente 5 mulheres. São elas:


Cadeira 1 - Ana Maria Machado 
O patrono da cadeira é Adelino Fontoura, quem antecedeu a escritora Ana Maria Machado foi Evandro Lins e Silva. A cadeira número 1 da ABL teve 5 ocupantes, antes  de Ana Maria. Só homens até 2003.   Sugiro:
Um Gato no Telhado

Menina Bonita de Laço de Fita

Quem Sou Eu




Cadeira 9 - Lilian Schwarcz (2024) 

O patrono da cadeira é Gonçalves de Magalhães, quem antecedeu a escritora Lilian Schwarcz foi Alberto Costa e Silva. A cadeira número 9 da ABL teve 4 ocupantes, antes  de Lilian Schwarcz. Só homens até 2024.   Sugiro:



Cadeira 10 - Rosiska Darcy de Oliveira (2013)

O patrono da cadeira é Evaristo da Veiga, quem antecedeu a escritora Rosiska de Oliveira foi Ledo Ivo. A cadeira número 10 da ABL teve 5 ocupantes, antes  de Rosiska de Oliveira. Só homens até 2013.  Sugiro:

Pássaro Louco

As Mulheres, Os Direitos Humanos e a Democracia



Cadeira 17 - Fernanda Montenegro (2021)

O patrono da cadeira é Hipólito da Costa, quem antecedeu a atriz Fernanda Montenegro foi Afonso Arinos de Melo FRanco. A cadeira número 17 da ABL teve 6 ocupantes, antes de FErnanda Montegro. Só homens até 2021.   Sugiro:

Prólogo, Ato e Epílogo

Vasta lista de sucessos em teatro e cinema. Sugiro a busca.



Cadeira 30 - Heloisa Teixeira (2023)

O patrono da cadeira é Pardal Mallet, quem antecedeu a escritora Heloisa Teixeira foi Nélida Piñon A cadeira número 9 da ABL teve 5 ocupantes, antes  de Heloisa Teixeira. Só uma mulher até  2023.   Sugiro:

Rebeldes e Marginais



Raquel de Queiroz (cadeira 5) foi a primeira mulher imortal, depois dela Dinah Silveira de Queiroz (Cadeira 7), Lygia Fagundes Telles (Cadeira 16), Zélia Gattai (cadeira 23) e  Nélida Piñon (30) ) merecidamente também ocuparam cadeiras na Academia Brasileira de Letras. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Beleza Total, Carlos Drummond de Andrade.

A beleza de Gertrudes fascinava todo mundo e a própria Gertrudes. Os espelhos pasmavam diante de seu rosto, recusando-se a refletir as pessoas da casa e muito menos as visitas. Não ousavam abranger o corpo inteiro de Gertrudes. Era impossível, de tão belo, e o espelho do banheiro, que se atreveu a isto, partiu-se em mil estilhaços. A moça já não podia sair à rua, pois os veículos paravam à revelia dos condutores, e estes, por sua vez, perdiam toda a capacidade de ação. Houve um engarrafamento monstro, que durou uma semana, embora Gertrudes houvesse voltado logo para casa. O Senado aprovou lei de emergência, proibindo Gertrudes de chegar à janela. A moça vivia confinada num salão em que só penetrava sua mãe, pois o mordomo se suicidara com uma foto de Gertrudes sobre o peito. Gertrudes não podia fazer nada. Nascera assim, este era o seu destino fatal: a extrema beleza. E era feliz, sabendo-se incomparável. Por falta de ar puro, acabou sem condições de vida, e um di...

Vamos pensar? (18)

Será que às vezes o melhor não é se deixar molhar?  

Vamos Pensar? (10)