Procurando novos autores encontrei José Falero e seu livro Os Supridores. Nunca tinha ouvido falar dele. Por curiosidade procurei saber quem era o autor do livro indicado no clube de leitura de minha filha. Procurávamos autores da Região Sul e José Falero é gaucho!! Li o livro e gostei.
Pedro e Marques são dois homens, como tantos, da periferia de Porto Alegre. Trabalham como supridores* num supermercado.Pedro é um pouco diferente: gosta de ler e faz isso diariamente nos ônibus que toma pra ir e vir do trabalho. Passou toda sua vida lendo, por isso é mais crítico e questionador. Realista, sabe o quão difícil é ascender socialmente sem já ter um pouco mais de dinheiro para morar, comer, vestir melhor. Consciente da injustiça de não poder ter esperança de sair da pobreza, Pedro decide "empreender": traficar maconha. Somente maconha.Ingenuamente acredita em ficar traficar o suficiente para comprar uma casa bem construida, móveis roupas. Ter, afinal, uma vida melhor com a mãe com quem mora. Não vou contar o restante da história, sugiro a leitura do livro que é bem escrito, me prendeu de primeira, tem questionamentos interessantes e mesmo que o leitor, como eu, não concorde com as justificativas de Pedro e seu plano para começar a traficar, vai conseguir entendê-lo.
* Em Pernambuco falamos: repositores.
Os Supridores, José Falero
Ed. Todavia
Ano 2020
Págs. 304
O livro é de fácil leitura e compreensão, sem uma linguagem específica regionalista. Poderia ser ambientado em outras regiões do país pq aborda uma dura realidade de desigualdade de riqueza e, principalmente, de oportunidade de ascensão social. Foi muito enriquecedor "ouvir" Pedro expondo sua leitura das teorias marxistas! Gostei bastante!
ResponderExcluir