Pular para o conteúdo principal

Dia Nacional dos Quadrinhos - 30 de janeiro (3)

Quando os jornais brasileiros, por influência americana,começaram a trazer seus suplementos juvenis os heróis foram definitivamente incorporados à nossa cultura. Em 1939 fo lançada a revista Gibi, que trazia os heróis. Com o tempo  a palavra Gibi, passou a ser sinônimo de revista em quadrinhos.
Edição de 1950- herói: Capitão Marvel
Por resistência dos editores, as novas revista em quadrinhos (novos gibis) tinham grande dificuldade em apresentar personagens próprios, brasileiros. Alguns desenhistas chegaram a fazer, sem receber o devido crédito, capas das revista Pato Donald. 
Duas grandes mudanças, para melhor, só vieram acontecer muitos anos depois. A primeira em 1952 quando a Editora Abril mudou as dimensões das revista do gênero. Os gibis ficaram menores que os editados nos USA. Tornou-se, então, o padrão brasileiro, este que conhecemos hoje nos revistas de Chico Bento, por exemplo.

Ainda nos anos 50 o desenhista Gutemberg Monteiro foi trabalhar ilustrando os quadrinhos de Tom e Jerry nos USA; Os quadrinhos passavam por muitas críticas mesmo nos Estados Unidos, por isso uma empresa brasileira foi contratada para desenhando matéria cultural, tentar mostrar o potencial educacional que poderia haver nas HQ.  Na ocasião foram feitas adaptações  de obras literárias, publicadas na revista Edição Maravilha.














Outros gêneros e autores foram lançados. Todos sem vida própria. Milton Ribeiro fez O Cangaceiro, inspirado no filme de mesmo nome. A revista Jerônimo, o herói do sertão com desenhos de Edmundo Rodrigues, foi baseada numa novela (1957) de rádio.

Além do gênero cangaceiro/faroeste houve o gênero erótico.
Este, já nos anos 60, tinha em Carlos Zéfiro seu principal representante. Suas chamadas cartilhas, eram conhecidas de todos os adolescentes e jovens da época.

(continua)

Leia também:
http://livroerrante.blogspot.com/2011/01/dia-nacional-dos-quadrinhos-30-de_1932.html (4)
http://livroerrante.blogspot.com/2011/01/dia-nacional-dos-quadrinhos-30-de_30.html     (2)
http://livroerrante.blogspot.com/2011/01/dia-nacional-dos-quadrinhos-30-de.html           (1)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Beleza Total, Carlos Drummond de Andrade.

A beleza de Gertrudes fascinava todo mundo e a própria Gertrudes. Os espelhos pasmavam diante de seu rosto, recusando-se a refletir as pessoas da casa e muito menos as visitas. Não ousavam abranger o corpo inteiro de Gertrudes. Era impossível, de tão belo, e o espelho do banheiro, que se atreveu a isto, partiu-se em mil estilhaços. A moça já não podia sair à rua, pois os veículos paravam à revelia dos condutores, e estes, por sua vez, perdiam toda a capacidade de ação. Houve um engarrafamento monstro, que durou uma semana, embora Gertrudes houvesse voltado logo para casa. O Senado aprovou lei de emergência, proibindo Gertrudes de chegar à janela. A moça vivia confinada num salão em que só penetrava sua mãe, pois o mordomo se suicidara com uma foto de Gertrudes sobre o peito. Gertrudes não podia fazer nada. Nascera assim, este era o seu destino fatal: a extrema beleza. E era feliz, sabendo-se incomparável. Por falta de ar puro, acabou sem condições de vida, e um di...

Vamos pensar? (18)

Será que às vezes o melhor não é se deixar molhar?  

Até Breve!!

  Volto no dia 10/1