Pular para o conteúdo principal

Mais Mulheres Na A.B.L ( veja quais foram e são as mulheres da ABL)

      A antropóloga e historiadora Lilia Moritz Schwarcz foi eleita, nesta quinta-feira (7), para a
cadeira 9 da Academia Brasileira de Letras. Ela sucede o diplomata, poeta e historiador Alberto da Costa e Silva, falecido em novembro do ano passado. A Professora sênior do Departamento de Antropologia da Universidade de São Paulo e atualmente Visiting Professor em Princeton ( O Globo).

Lilian Schwarcz é a autora de As Barbas do Imperador Pedro II, um monarca nos trópicos e Lima Barreto - Triste Visionário. ( O Globo)




A  Academia Brasileira de Letras, tem somente 5 mulheres. São elas:


Cadeira 1 - Ana Maria Machado 
O patrono da cadeira é Adelino Fontoura, quem antecedeu a escritora Ana Maria Machado foi Evandro Lins e Silva. A cadeira número 1 da ABL teve 5 ocupantes, antes  de Ana Maria. Só homens até 2003.   Sugiro:
Um Gato no Telhado

Menina Bonita de Laço de Fita

Quem Sou Eu




Cadeira 9 - Lilian Schwarcz (2024) 

O patrono da cadeira é Gonçalves de Magalhães, quem antecedeu a escritora Lilian Schwarcz foi Alberto Costa e Silva. A cadeira número 9 da ABL teve 4 ocupantes, antes  de Lilian Schwarcz. Só homens até 2024.   Sugiro:



Cadeira 10 - Rosiska Darcy de Oliveira (2013)

O patrono da cadeira é Evaristo da Veiga, quem antecedeu a escritora Rosiska de Oliveira foi Ledo Ivo. A cadeira número 10 da ABL teve 5 ocupantes, antes  de Rosiska de Oliveira. Só homens até 2013.  Sugiro:

Pássaro Louco

As Mulheres, Os Direitos Humanos e a Democracia



Cadeira 17 - Fernanda Montenegro (2021)

O patrono da cadeira é Hipólito da Costa, quem antecedeu a atriz Fernanda Montenegro foi Afonso Arinos de Melo FRanco. A cadeira número 17 da ABL teve 6 ocupantes, antes de FErnanda Montegro. Só homens até 2021.   Sugiro:

Prólogo, Ato e Epílogo

Vasta lista de sucessos em teatro e cinema. Sugiro a busca.



Cadeira 30 - Heloisa Teixeira (2023)

O patrono da cadeira é Pardal Mallet, quem antecedeu a escritora Heloisa Teixeira foi Nélida Piñon A cadeira número 9 da ABL teve 5 ocupantes, antes  de Heloisa Teixeira. Só uma mulher até  2023.   Sugiro:

Rebeldes e Marginais



Raquel de Queiroz (cadeira 5) foi a primeira mulher imortal, depois dela Dinah Silveira de Queiroz (Cadeira 7), Lygia Fagundes Telles (Cadeira 16), Zélia Gattai (cadeira 23) e  Nélida Piñon (30) ) merecidamente também ocuparam cadeiras na Academia Brasileira de Letras. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Beleza Total, Carlos Drummond de Andrade.

A beleza de Gertrudes fascinava todo mundo e a própria Gertrudes. Os espelhos pasmavam diante de seu rosto, recusando-se a refletir as pessoas da casa e muito menos as visitas. Não ousavam abranger o corpo inteiro de Gertrudes. Era impossível, de tão belo, e o espelho do banheiro, que se atreveu a isto, partiu-se em mil estilhaços. A moça já não podia sair à rua, pois os veículos paravam à revelia dos condutores, e estes, por sua vez, perdiam toda a capacidade de ação. Houve um engarrafamento monstro, que durou uma semana, embora Gertrudes houvesse voltado logo para casa. O Senado aprovou lei de emergência, proibindo Gertrudes de chegar à janela. A moça vivia confinada num salão em que só penetrava sua mãe, pois o mordomo se suicidara com uma foto de Gertrudes sobre o peito. Gertrudes não podia fazer nada. Nascera assim, este era o seu destino fatal: a extrema beleza. E era feliz, sabendo-se incomparável. Por falta de ar puro, acabou sem condições de vida, e um di

Mãe É Quem Fica, Bruna Estrela

           Mãe é quem fica. Depois que todos vão. Depois que a luz apaga. Depois que todos dormem. Mãe fica.      Às vezes não fica em presença física. Mas mãe sempre fica. Uma vez que você tenha um filho, nunca mais seu coração estará inteiramente onde você estiver. Uma parte sempre fica.      Fica neles. Se eles comeram. Se dormiram na hora certa. Se brincaram como deveriam. Se a professora da escola é gentil. Se o amiguinho parou de bater. Se o pai lembrou de dar o remédio.      Mãe fica. Fica entalada no escorregador do espaço kids, pra brincar com a cria. Fica espremida no canto da cama de madrugada pra se certificar que a tosse melhorou. Fica com o resto da comida do filho, pra não perder mais tempo cozinhando.      É quando a gente fica que nasce a mãe. Na presença inteira. No olhar atento. Nos braços que embalam. No colo que acolhe.      Mãe é quem fica. Quando o chão some sob os pés. Quando todo mundo vai embora.      Quando as certezas se desfazem. Mãe

Os Dentes do Jacaré, Sérgio Capparelli. (poema infantil)

De manhã até a noite, jacaré escova os dentes, escova com muito zelo os do meio e os da frente. – E os dentes de trás, jacaré? De manhã escova os da frente e de tarde os dentes do meio, quando vai escovar os de trás, quase morre de receio. – E os dentes de trás, jacaré? Desejava visitar seu compadre crocodilo mas morria de preguiça: Que bocejos! Que cochilos! – Jacaré, e os dentes de trás? Foi a pergunta que ouviu num sonho que então sonhou, caiu da cama assustado e escovou, escovou, escovou. Sérgio Capparelli  CAPPARELLI, S. Boi da Cara Preta. LP&M, 1983. Leia também: Velho Poema Infantil , de Máximo de Moura Santos.