Pular para o conteúdo principal

Millôr, Eu Pintei Seu Cisne, viu?

Volksmillôr agora ataca de Swan
-Que pena o PASQUIM não ser em cores! Minha máxima aspiração

Pessoas pensam que desejo ser glorioso ou milionário mas meu grande- e talvez irrealizável - sonho, é ser Cisne do Itamarati. Já pedi nesse sentido a alguns amigos influentes naquele ministério, o Araujo Catro disse que ia ver, o João Cabral prometeu interceder como poeta, o Zoza e o Jomico (do poder ultra-jovem lá de dentro) garantiram que iam me arraanjar, mas nada. Não há vaga, eu não sirvo, cisne só os da carrièrre, enfim, tudo desculpas. Não querem atender-me e vêm com evasivas. Coisas formidáveis se conseguem neste país com muito menores credenciais do que as minhas. Gente tem ficado rica à custa do governo, e poderosa, e decorada de medalhas, mas o cargo de Cisne do Itamarati eles acham que não podem dar-me. É uma injustiça, sendo ainda mais , uma terrível crueldade. Meu objetivo de tranqüilidade é esse. Meu alvo de conquista. Minha ânsia de beleza. Naquele cargo ninguém estaria melhor do que eu, lhes juro. Ficaria ali, vogando mansamente, de vez em quando dando uma na melhor cisna presente, mas sem estrépito nem ostentação. Modorrava depois, as minhas tardes, contemplando - perdida toda a lascívia humana que ainda tenho - as belas visitantes que passassem. Poderia, também, ver de uma posição privilegiada e vitalícia ( e com a calma das aves) a situação internacional do país, quando, à borda do lago, ministros viessem trocar idéias confiantes na minha absoluta discrição de Cisne letra O. Amigos viajantes, que ocasionalmente fossem revalidar seus passaportes, olhariam de longe e comentariam, na certa: "Não, o Millor merecia. Vejam que ele sempre bolou mais que os outros. Ainda tem uma expressão mamífera no olhar, mas, também, só está aí há seis meses" Haveria críticas negativas, é claro. O Carlinhos de Oliveira escreveria; "Mas logo o Millôr, com aquele nariz! Isso é cargo pra Marisa Urban." Mas eu estaria acima dessas trivialidades, tricas e futricas da política humana. Flutuaria docemente no lago, se fosse em Brasília me encolheria protetoramente  à sombra  das colunas do Palácio dos Arcos, soltando os granados tímidos que me são próprios, alimentando-me com os clips atirados distraidamente pela burocracia local. À noite, portas e janelas fechadas, silêncio caído sobre  o Palácio soberbo, branca luz da lua sobre as minhas plumas ( a essa altura uma pequena penugem já estaria nascendo em minhas costas) lá estaria eu atento, velando pela segurança do Estado como faria melhor um velho ganso do Capitólio. Ninguém, no enorme  Palácio, nem mesmo o  dr. Magalhães Pinto, poderia justificar o dinheiro gasto consigo. Ninguém mais feliz no seu cargo e posto. Ninguém mais  realizado em seu sonho. Presidente(s), não lhe(s) custa nada ( e não creio mesmo que isso venha a  constituir uma corrida ao lado) realizar a ambição de uma vida de lutas inglórias nomei(m)-me Cisne do Itamarati. Pelo menos extranumerário. Millôr Fernandes

(Pasquim 12 de setembro de 1969)

Comentários

  1. Regina, Millôr vai fazer muita falta, com sua inteligência e humor pivilegiados.
    Se já o admirava pelo seus múltiplos talentos, passei a admirá-lo ainda mais quando recusou-se a receber a bolsa-ditadura. Ao saber que Ziraldo e Jaguar, seus companheiros de "O Pasquim" receberiam a bolsa, disse:
    “Não era ideologia, era investimento”. Uma frase do Millôr sempre diz tudo.

    ResponderExcluir
  2. Acabo de ver, infelizmente em parte,entrevista que concedeu a Maria Beltrão, da Globo News em 1975. Ele disse nunca ter tido ideologia. Por que ideologia é uma coisa limitante.
    "Eu sou um pensador marxista. Não é pensador coisa nenhuma. Ninguém pode ficar limitado pra pensar." Descobrimos, então vc e eu, que Millor era exceção também nisso: não era um oportunista, como demonstraram ser vários de seus contemporâneos...

    Abraço,
    Regina

    ResponderExcluir

Postar um comentário

comentários ofensivos/ vocabulário de baixo calão/ propagandas não são aprovados.

Postagens mais visitadas deste blog

A Beleza Total, Carlos Drummond de Andrade.

A beleza de Gertrudes fascinava todo mundo e a própria Gertrudes. Os espelhos pasmavam diante de seu rosto, recusando-se a refletir as pessoas da casa e muito menos as visitas. Não ousavam abranger o corpo inteiro de Gertrudes. Era impossível, de tão belo, e o espelho do banheiro, que se atreveu a isto, partiu-se em mil estilhaços. A moça já não podia sair à rua, pois os veículos paravam à revelia dos condutores, e estes, por sua vez, perdiam toda a capacidade de ação. Houve um engarrafamento monstro, que durou uma semana, embora Gertrudes houvesse voltado logo para casa. O Senado aprovou lei de emergência, proibindo Gertrudes de chegar à janela. A moça vivia confinada num salão em que só penetrava sua mãe, pois o mordomo se suicidara com uma foto de Gertrudes sobre o peito. Gertrudes não podia fazer nada. Nascera assim, este era o seu destino fatal: a extrema beleza. E era feliz, sabendo-se incomparável. Por falta de ar puro, acabou sem condições de vida, e um di

Mãe É Quem Fica, Bruna Estrela

           Mãe é quem fica. Depois que todos vão. Depois que a luz apaga. Depois que todos dormem. Mãe fica.      Às vezes não fica em presença física. Mas mãe sempre fica. Uma vez que você tenha um filho, nunca mais seu coração estará inteiramente onde você estiver. Uma parte sempre fica.      Fica neles. Se eles comeram. Se dormiram na hora certa. Se brincaram como deveriam. Se a professora da escola é gentil. Se o amiguinho parou de bater. Se o pai lembrou de dar o remédio.      Mãe fica. Fica entalada no escorregador do espaço kids, pra brincar com a cria. Fica espremida no canto da cama de madrugada pra se certificar que a tosse melhorou. Fica com o resto da comida do filho, pra não perder mais tempo cozinhando.      É quando a gente fica que nasce a mãe. Na presença inteira. No olhar atento. Nos braços que embalam. No colo que acolhe.      Mãe é quem fica. Quando o chão some sob os pés. Quando todo mundo vai embora.      Quando as certezas se desfazem. Mãe

Os Dentes do Jacaré, Sérgio Capparelli. (poema infantil)

De manhã até a noite, jacaré escova os dentes, escova com muito zelo os do meio e os da frente. – E os dentes de trás, jacaré? De manhã escova os da frente e de tarde os dentes do meio, quando vai escovar os de trás, quase morre de receio. – E os dentes de trás, jacaré? Desejava visitar seu compadre crocodilo mas morria de preguiça: Que bocejos! Que cochilos! – Jacaré, e os dentes de trás? Foi a pergunta que ouviu num sonho que então sonhou, caiu da cama assustado e escovou, escovou, escovou. Sérgio Capparelli  CAPPARELLI, S. Boi da Cara Preta. LP&M, 1983. Leia também: Velho Poema Infantil , de Máximo de Moura Santos.