Pular para o conteúdo principal

Leia Em Voz Alta, Na Finlândia a leitura começa no berço.... literalmente


     Na Finlândia incentivar o gosto pela leitura começa bem cedo, ainda na maternidade. Desde 2019, todos os bebês nascidos no país recebem um book bag (bolsa de livros, em português), um kit com obras infantis e materiais informativos voltados aos pais. A ação faz parte do programa nacional Read Aloud (“Leia em voz alta”, em tradução livre), criado pelo Finnish Reading Center e, desde 2023, oficialmente integrado ao plano de governo do país.
     A distribuição da bolsa acontece nos centros de saúde materno-infantil, com apoio do Instituto Finlandês de Saúde e Bem-Estar. A proposta é incentivar que os pais leiam para os filhos desde os primeiros meses de vida e garantir que todas as famílias, independentemente de sua condição socioeconômica, tenham acesso a livros de qualidade.
     Além dos livros, os pais recebem um guia com informações práticas sobre a importância de ler para os filhos desde cedo. Esse material foi pensado para atender famílias de diferentes origens e está disponível em 22 idiomas. Já os kits físicos são entregues em finlandês e sueco — línguas oficiais do país — e, entre 2019 e 2021, também foram oferecidos em sami, somali, árabe, estoniano e russo.
     O conteúdo da bolsa é desenvolvido por especialistas em educação, literatura e saúde infantil. A seleção dos livros valoriza a produção literária local e passa por critérios de qualidade definidos por profissionais da área. A distribuição nas unidades de saúde garante que todos os recém-nascidos, inclusive aqueles em regiões remotas, sejam contemplados.
     O programa, que começou com financiamento da Finnish Cultural Foundation e passou a contar com apoio do Parlamento Finlandês, foi estruturado com base em pesquisas que mostram como a leitura em voz alta na infância tem impacto direto no desenvolvimento emocional, na construção do vocabulário e no desempenho escolar ao longo dos anos.
     Segundo um estudo de impacto conduzido pelo programa, famílias que receberam a bolsa passaram a ler com mais frequência para os filhos. A expectativa é que esse hábito, iniciado logo na primeira infância, contribua para melhorar os índices de alfabetização no futuro.

Matéria da jornalista Ingrid Rodrigues em 17/4/25 para o Estadão

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Beleza Total, Carlos Drummond de Andrade.

A beleza de Gertrudes fascinava todo mundo e a própria Gertrudes. Os espelhos pasmavam diante de seu rosto, recusando-se a refletir as pessoas da casa e muito menos as visitas. Não ousavam abranger o corpo inteiro de Gertrudes. Era impossível, de tão belo, e o espelho do banheiro, que se atreveu a isto, partiu-se em mil estilhaços. A moça já não podia sair à rua, pois os veículos paravam à revelia dos condutores, e estes, por sua vez, perdiam toda a capacidade de ação. Houve um engarrafamento monstro, que durou uma semana, embora Gertrudes houvesse voltado logo para casa. O Senado aprovou lei de emergência, proibindo Gertrudes de chegar à janela. A moça vivia confinada num salão em que só penetrava sua mãe, pois o mordomo se suicidara com uma foto de Gertrudes sobre o peito. Gertrudes não podia fazer nada. Nascera assim, este era o seu destino fatal: a extrema beleza. E era feliz, sabendo-se incomparável. Por falta de ar puro, acabou sem condições de vida, e um di...

Vamos Pensar? (10)

 

Até Breve!!

  Volto no dia 10/1