Prêmio Jabuti - Livro do ano 2024
Atravessei essa história pisando em brasa porque a travessia exigia. Saí chamuscado, mas não lamento afinal é para isso que lemos e escrevemos histórias. A intenção não era observar o mundo de forma complacente, mas alcançar o que há de mais profundo em nós e no tempo. (Itamar Vieira Júnior)
Romance de Entretenimento:O Crime do Bom Nazista, Samir Machado de Machado
Ed. 2023
123 páginas
O Ninho, Bethânia Pires Amaro
Poesia: Cabeça de Galinha No Chão de Cimento, Ricardo Domenek
História em quadrinhos: Como Pedra, Luckas Iohanathan
No árido Sertão nordestino, uma família luta contra a cruel dança da seca e da fome. Contudo, o verdadeiro desafio transcende as agruras da natureza. A filha do casal, aprisionada em uma cadeira de rodas, enfrenta uma doença silenciosa, que a priva do movimento e da voz. Em meio à escassez e à desesperança, a fé é testada e o fanatismo religioso emerge como uma sombra ameaçadora. Luckas Iohanathan esculpe uma narrativa profunda e comovente, que mergulha nas entranhas da miséria humana e da maternidade resiliente.
A edição tem acabamento de luxo, com capa dura, 200 páginas coloridas em tons amarelos, impressas em papel pólen de alta gramatura.
Infantil: Cabo de Guerra, Ilan Brenman e Guilherme Karsten
Ed. 2023
40 páginas
Faixa etária: 4 anos
Capa dura.
Uma linguiça. Dois cachorros. Um homem. Uma mulher. Um lobo. Os três porquinhos. Pelé. Maradona...
Onde essa disputa vai parar?? Era tanta gente de um lado e do outro que a confusão só aumentava.
Juvenil: Apytama: histórias da floresta,
Kaká Wera ( organizadora)
Ilustração: Digo Cardoso
Ed. 2023
80 páginas
Nesta antologia participam alguns dos principais autores pioneiros responsáveis pelo fomento da literatura indígena no Brasil, como Daniel Munduruku, Kaká Werá, Cristino Wapichana, Ademario Ribeiro Payayá, Tiago Hakiy; e também representantes das gerações mais jovens e de grande talento como Edson Kaiapó, Auritha Tabajara, Trudruá Dorrico e Márcia Kambeba. (Amazon)
Arte: A Verdade Vos Libertará, Gabriela Biló, Pedro Inoue e outros
Ed. 2023
Biografia e Reportagem: Baviera Tropical, Betina Anton
Ed. 2023
510 páginas
Betina faz um minucioso trabalho de recuperação de memórias e de testemunhos, com entrevistas inéditas e propondo versões dos fatos até então desconhecidas.
Ao reunir pontos de vista que vão desde um comandante do Mossad a pessoas que conviveram com Mengele no Brasil, a jornalista cria um quadro sobre a vida e a morte do nazista em nosso país. Analisando a sociabilidade de Mengele em sua Baviera Tropical, Betina Anton apresenta a pergunta que permeia a obra: "Como isso foi possível?".
Como um dos nazistas mais procurados do mundo tenha vivido sem ser perturbado por tantos anos no país e tenha sido julgado apenas pelas águas do mar de Bertioga? Esse questionamento fundamental é também um desafio e uma contribuição. A partir dele, a autora nos ajuda a pensar o Brasil e a entender não apenas Mengele, mas também os destinos e as estradas que temos escolhido para nós mesmos. Um livro imperdível. -( Amazon)
Economia Criativa: O Mutirão das Árvores: queremos sombra e água fresca, Claudio de Moura Castro
Ed. 2023
11 páginas
começa aqui. Afinal, sou um economista que se dedicou à educação e, nos assuntos de meio ambiente, digamos que eu seja um observador qualificado. Nem um leigo completo, nem um profissional de silvicultura ou ecologia. Vejo o assunto com um pé dentroe outro fora da área. Dessa perspectiva, escrevo." O esclarecimento é de Claudio de Moura Castro e aparece no início dos "Agradecimentos" de O mutirão das árvores: queremos sombra e água fresca, seu novo livro, que acaba de ser publicado pela BEI Editora. A obra representa o mais ambicioso resultado das reflexões do autor sobre o maior - e por isso mesmo incontornável - desafio da atualidade: conter a elevação da temperatura da Terra. ( Amazon)
Educação: Como Ser Um Educador Antirracista, Bárbara Carine
Ed. 2023
160 páginas
A autora esmiuça conceitos ligados à luta antirracista, como pacto da branquitude, racismo estrutural, cotas raciais e educação emancipatória, para (re)pensar as ações pedagógicas e a formação e o papel dos educadores, que são, afinal, todos nós, os "doadores de memórias" que integram a escola.
Longe de ser um manual com fórmulas prontas, o livro, resultado de anos de experiência da autora como educadora e idealizadora da Escola Maria Felipa, primeira escola afro-brasileira registrada em uma Secretaria de Educação no Brasil, faz um convite aberto para o leitor conhecer e desenvolver práticas antirracistas em sala de aula e na vida.
Negócios: Consumo Verde, a construção de um mercado de massa sustentável, Ricardo Esturaro
Ed. 2023
241 páginas
A obra trata da questão ambiental, social e de negócios de forma objetiva e direta, longe do modismo, do obscurantismo e do alarmismo excessivo que tem tomado conta desse assunto. Ela se inicia com uma abordagem criteriosa sobre diversos assuntos como a evolução do mercado de consumo, do movimento verde e das empresas e os seus efeitos colaterais no planeta e na sociedade. Para depois analisar os desafios da descarbonização da economia, de uma transição social justa, da comunicação ambiental e das oportunidades e estratégias para a implantação de um mercado de consumo de massa sustentável (Amazon)
Saúde e Bem-Estar: O Sentido da Vida, Contardo Caligaris
Ed. 2023
144 páginas
O sentido da vida é um livro para aqueles que se atentam, se arriscam e se aventuram verdadeiramente pela vida. Entregue pelo autor poucos dias antes de sua morte, reúne três textos breves, e muito potentes, sobre a obrigação da felicidade, o “morrer bem” e o sentido da vida. Com uma linguagem única, Calligaris transita entre memórias de infância, experiências clínicas e observações sobre arte, história e a Bíblia para abordar temas tão particulares quanto universais. A obra póstuma e inédita de um dos maiores pensadores do país conta ainda com o prefácio do único filho do autor, o cineasta Max Calligaris. (Amazon)
Capa: Bíblia Capista: Júlio Máximo
Ilustração: Cabo de Guerra. Ilustrador: Guilherme Karsten
Projeto gráfico: Bará, Felipe Chodin
Tradução: Canto Para Govinda, Jayadeva
Escritor estreante - Poesia: Breve Ato de Descascar Laranjas, Bianca Monteiro Garcia
Faixa etária: 12 anos
Breve ato de descascar laranjas fala do luto, da loucura e da clausura, através de uma divisão em quatro partes: descontinuidade de mohorovičić, crosta, manto e núcleo. O livro, apesar de levar no título uma fruta de cor quente, é frio, gelado e nostálgico, como o azul dos cianótipos que permeiam as páginas: fotografias, em sua maioria, dos anos 90 (mas também dos anos 50, 60 e 80), print de imagem captada pelo satélite do google maps, notícia emblemática do correio da manhã, rasuras em texto supostamente atribuído ao papa francisco, listas comportamentais praticamente impossíveis de cumprir (tal como os dez mandamentos). São esses alguns dos temas tratados por Bianca Monteiro Garcia neste breve ato: descascando as camadas da memória, traz à tona uma poesia que busca resistir ao apagamento do trauma, da morte e do delírio. (Amazon)
Escritor estreante-Romance: Os Náufrafos, Patrícia Larini
Faixa etária: 12 anos
Fomento à Leitura: IBEAC Literatura: os caminhos literários das bibliotecas comunitárias de Parelheiros. REsponsável: BEl Santos Mayer.
Livro brasileiro publicado no exterior: O Amor dos tempos avulsos, Vitor Heringer
No calor de um subúrbio carioca, um garoto cresce em meio a partidas de futebol, conversas sobre terreiros e o passado de seu pai, um médico na década de 1970. Na adolescência, ele recebe em casa um menino apadrinhado de seu pai, que morre tempos depois num episódio de agressão. O garoto cresce e esse passado o assombra diariamente, ditando os rumos de sua vida. Essa história, aparentemente banal, é desenvolvida com maestria ficcional e grandeza quase machadiana por Victor Heringer. Dono de uma prosa fluente e maleável, além de uma visão derrisória da vida, o autor demonstra pleno domínio na construção de cenas e personagens. E emociona o leitor com sua delicada percepção da realidade.(Amazon)
Fontes: Estadão e Amazon
Comentários
Postar um comentário
comentários ofensivos/ vocabulário de baixo calão/ propagandas não são aprovados.