sábado, 9 de março de 2019

Sobre Mulheres Feministas do Passado... Você sabia Que...

...O mais valioso quadro brasileiro foi pintado por uma mulher?


TARSILA DO AMARAL - Ela é autora da pintura brasileira mais valorizada da história, o Abaporu. Tarsila é um dos nomes centrais da primeira fase do modernismo artístico no Brasil e foi uma das responsáveis pela organização da revolucionária Semana da Arte Moderna de 1922, realizada em São Paulo.



ABAPORU - criado por Tarsila do Amaral em 1928, encontra-se no Museu de Arte Latino-Americano de Buenos Aires (MALBA) e está avaliado em US$40 milhões.
O nome da tela foi dado por Oswald de Andrade (para quem a obra foi pintada) e Raul Bopp.  Segundo eles: Aba (homem) - Pora ( gente) - Ú (comer) da língua Tupi. Homem que come gente, tinha relação com o movimento antropofágico da época: Movimento Modernista.





...O primeiro livro feminista do país foi escrito lá em 1832?


NISIA FLORESTA BRASILEIRA AUGUSTA- Outra precursora do feminismo no Brasil, ela é autora do mítico livro “Direitos das Mulheres e Injustiça dos Homens”, escrito em 1832. Esta é considerada a primeira obra feminista do Brasil! Ela também escreveu importantes livros em defesa dos índios e da abolição da escravatura. Nísia nasceu no Rio Grande do Norte, mas viajou o país defendendo a alfabetização das mulheres e chegou a fundar colégios para meninas no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul.

 DIREITOS DAS MULHERES E INJUSTIÇAS DOS HOMENS - livro escrito em 1832, época em que nem se cogitava voto feminino. Todas nós devemos a Nísia Floresta, dentre outras coisas, o fato de há todas as mulheres poderem escolher pelo voto quem vai nos governar. Lamentavelmente escolher inclusive homens declaradamente ou não, homofóbicos. 

Nísia, nascida potiguar, é merecidamente homenageada em seu estado, o Rio Grande do Norte, com seu nome em uma cidade* e em diversas outras tem o nome Nisia Floresta dado a ruas e escolas.

*A cidade de Nísia Floresta fica a 30Km da Natal - RN





...Já existiu um Partido Republicano Feminino e que ele foi fundado em 1910, antes mesmo de as mulheres terem direito ao voto? 

LEOLINDA DALTRO - Considerada uma das precursoras do feminismo no Brasil, Leolinda foi uma professora que lutou pela causa indígena e pela autonomia das mulheres no Século XIX. Ela é um dos nomes mais importantes do movimento sufragista no país e foi a principal fundadora do Partido Republicano Feminino, em 1910. Além disso, chegou a separar-se do marido para viajar pelo interior do país em prol da alfabetização laica dos índios.
 As diretrizes do PRF - O programa do PRF, publicado no Diário Oficial em 17 de dezembro de 1910, afirma que o partido pretendia "congregar a mulher brasileira na 72 Estudos Ibero-Americanos, Porto Alegre, v. 40, n. 1, p. 64-84, jan.-jun. 2014 capital federal e em todos os Estados do Brasil, promovendo a cooperação entre as mulheres na defesa das causas relativas ao progresso pátrio".
O quarto artigo definia que o partido deveria: "Pugnar para que sejam consideradas extensivas às mulheres as disposições constitucionais da República dos Estados Unidos do Brasil, desse modo incorporando-a na sociedade brasileira".

 

...Uma brasileira já foi a mulher mais bem paga dos EUA?


Carmen Miranda nasceu em Portugal por acaso, mas chegou ao Brasil com apenas um ano de idade e veio a se transformar num dos maiores símbolos do país. Foi responsável por colocar o país no mapa do showbiz internacional e chegou a ser a mulher mais bem paga dos EUA, em meados dos anos 1940. Também foi responsável por alavancar o tropicalismo, o mais importante movimento cultural da história do Brasil.


...teve mulheres indo para os fronts de batalha?
Maria Quitéria de Jesus  - Considerada a Joana D’Arc brasileira, lutou pela independência do Brasil, no início do Século XIX. Para poder entrar em combate, ela disfarçou-se de homem e apresentava-se como soldado Medeiros aos outros oficiais. Acabou sendo desmascarada pelo próprio pai, mas foi defendida por seu comandante e continuou lutando ao lado dos homens.


Anita GaribaldiI ntitulada como “a heroína dos dois mundos”,foi uma revolucionária que fez história no Século XIX. Nasceu em Santa Catarina e lá casou-se com o guerrilheiro italiano Giuseppe Garibaldi, com quem lutou na Revolução Farroupilha (aqui no Brasil) e contra a invasão do exército austro-húngaro (na Itália). Teve cinco filhos, mas nunca deixou de lado os fronts de batalha, mesmo enquanto estava grávida.


...É uma brasileira a primeira prefeita da América Latina?

 Em 1927, o estado do Rio Grande do Norte foi pioneiro na concessão do voto feminino. Através de uma estratégia bem sucedida de Bertha e outras feministas, o candidato ao governo do Estado concedeu o voto às potiguaras. Com isso, Alzira Soriano marcou seu nome na História como a primeira Prefeita da América Latina, elegendo-se para assumir a gestão da cidade de Lages, no RN, no ano seguinte. Nem assim o machismo da época cedeu.






(Fontes: www.mdemulher.abril.com.br, www.g1.globo.com; Skoob, Frases, Poesia e afins.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...