Pular para o conteúdo principal

A Formiga Boa, Monteiro Lobato

     
Houve uma jovem cigarra que tinha de chiar ao pé do formigueiro. Só parava quando cansadinha; e seu divertimento então era observar as formigas na eterna faina de abastecer as tulhas.
     Mas o tempo passou e vieram as chuvas. Os animais todos, arrepiados passavam o dia cochilando nas tocas.
     A pobre cigarra, sem abrigo em seu galhinho seco e metida em apuros, deliberou socorrer-se de alguém.
     Manquitolando, com uma asa a arrastar, lá se foi para o formigueiro. Bateu - tic tic-tic...
     Aparece uma formiga friorenta embrulhada num xalinho de paina.
     - Que quer? - perguntou, examinando a triste mendiga suja de lama e a tossir.
     - Venho em busca de agasalho. O mau tempo não cessa e eu vivo ao relento.
     A formiga olhou-a de alto a baixo.
     - E que fez durante o bom tempo, que não construiu uma casa?
     A pobre cigarra, toda tremendo, respondeu depois dum acesso de tosse:
     - Eu cantava, bem sabe...
     - Ah! ... exclamou a formiga, recordando-se. Era você então quem cantava nessa árvore enquanto nós labutávamos para encher as tulhas?
     - Isso mesmo, era eu...
     - Pois entre, amiguinha! Nunca poderemos esquecer as boas horas que sua cantoria nos proporcionou. Aquele chiado nos distraia e aliviava o trabalho. Dizíamos sempre: que felicidade termos como vizinha tão bela cantora! entre, amiga, que aqui terá cama e mesa durante o mau tempo.
    A  cigarra entrou, sarou da tosse e voltou a ser a alegre cantora dos dias de sol.

Vamos aprender?
Faina: atividade intensa
Tulha: celeiro, silo.
Labutar: esforçar-se, trabalhar.
Paina: fibra natural semelhante ao algodão.
Manquitolar: mancar, coxear
Monteiro Lobato, fez nesta fábula  uma releitura da versão de La Fontaine em que a formiga não foi generosa com a cigarra. Monteiro Lobato, considerou o cantar da cigarra como um trabalho ao passo que La Fontaine viu como vagabundagem.

Comentários

  1. Amei a historia muito criativo mais tem uma palavra errada foi a palavra amiga ele(a) escreveu assim amiga mais tudo bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, caro desconhecido. Agradeço a observação. Lobato não escreveria errado, foi erro na minha digitação, MAS já foi corrigido graças e seu alerta. Agradeço muito por isso.
      Abraço.

      Excluir
  2. Eu quero o resumo do texto affs 😠😒😒

    ResponderExcluir
  3. Conteúdo muito bom, uma historia muito boa realmente mas também Monteiro Lobato esse cara era fera

    ResponderExcluir
  4. Outra linda historia do nosso saudoso Monteiro Lobato.

    ResponderExcluir
  5. Se fez um clássico pelo talaento, não?

    ResponderExcluir
  6. Ele era muito bom, minha mãe sempre contava as historia dele para mim quando criança.

    ResponderExcluir
  7. Eu cresci ouvindo essas historias muito linda

    ResponderExcluir
  8. Eu também cresci ouvido as historia dele parabéns por compartilha essas boas lembranças

    ResponderExcluir
  9. Boa Noite, Linda Nalva. Aceito sugestões, viu? Abraço.

    ResponderExcluir
  10. Gosto muito dessas historia minha filha mais nova dorme ouvindo essas historias obrigada por compartilhar

    ResponderExcluir
  11. Que bom que sua filha tem a oportunidade de ouvir estorinhas. Abraço.

    ResponderExcluir
  12. Tive a oportunidade de crescer e ver minha mãe contar essas historias para mim, agora eu faço o mesmo com minhas filhas também

    ResponderExcluir
  13. Meus irmãos mais velhos leram quase tudo de Monteiro Lobato, eu não. Quem conheceu as histórias dele não esquece. Abraço pra você, Renata

    ResponderExcluir
  14. Eu também gostava muito dessas historia meu pai sempre contava muito bom obrigada por compartilhar

    ResponderExcluir
  15. Sempre gostei de historias infantis ninhas irmas também gostam muito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Joana Santos que bom que gostou. Se tiver alguma sugestão, pode dizer, eu agradeço. Abraço

      Excluir
  16. Quantos parágrafos tem essa fábula

    ResponderExcluir
  17. Sabe que nem reparei? Que tal me ajudar a contar? Vamos? Abraço.

    ResponderExcluir
  18. Historia linda lembro que minha mãe sempre contava essas historias para mim quando eu era pequena dormia ouvindo boas lembranças

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Naiara Leite. Que bom que o post lhe trouxe boas lembranças. Sinta-se livre para sugerir outras histórias. Abraço.

      Excluir
  19. Minha avo sempre contava historias como essa para mim dormi muita saudade da minha vô e das historia obrigado por compartilhar

    ResponderExcluir
  20. Sempre amei as historias que minha mãe contava essa era uma delas

    ResponderExcluir

Postar um comentário

comentários ofensivos/ vocabulário de baixo calão/ propagandas não são aprovados.

Postagens mais visitadas deste blog

A Beleza Total, Carlos Drummond de Andrade.

A beleza de Gertrudes fascinava todo mundo e a própria Gertrudes. Os espelhos pasmavam diante de seu rosto, recusando-se a refletir as pessoas da casa e muito menos as visitas. Não ousavam abranger o corpo inteiro de Gertrudes. Era impossível, de tão belo, e o espelho do banheiro, que se atreveu a isto, partiu-se em mil estilhaços. A moça já não podia sair à rua, pois os veículos paravam à revelia dos condutores, e estes, por sua vez, perdiam toda a capacidade de ação. Houve um engarrafamento monstro, que durou uma semana, embora Gertrudes houvesse voltado logo para casa. O Senado aprovou lei de emergência, proibindo Gertrudes de chegar à janela. A moça vivia confinada num salão em que só penetrava sua mãe, pois o mordomo se suicidara com uma foto de Gertrudes sobre o peito. Gertrudes não podia fazer nada. Nascera assim, este era o seu destino fatal: a extrema beleza. E era feliz, sabendo-se incomparável. Por falta de ar puro, acabou sem condições de vida, e um di

Mãe É Quem Fica, Bruna Estrela

           Mãe é quem fica. Depois que todos vão. Depois que a luz apaga. Depois que todos dormem. Mãe fica.      Às vezes não fica em presença física. Mas mãe sempre fica. Uma vez que você tenha um filho, nunca mais seu coração estará inteiramente onde você estiver. Uma parte sempre fica.      Fica neles. Se eles comeram. Se dormiram na hora certa. Se brincaram como deveriam. Se a professora da escola é gentil. Se o amiguinho parou de bater. Se o pai lembrou de dar o remédio.      Mãe fica. Fica entalada no escorregador do espaço kids, pra brincar com a cria. Fica espremida no canto da cama de madrugada pra se certificar que a tosse melhorou. Fica com o resto da comida do filho, pra não perder mais tempo cozinhando.      É quando a gente fica que nasce a mãe. Na presença inteira. No olhar atento. Nos braços que embalam. No colo que acolhe.      Mãe é quem fica. Quando o chão some sob os pés. Quando todo mundo vai embora.      Quando as certezas se desfazem. Mãe

Os Dentes do Jacaré, Sérgio Capparelli. (poema infantil)

De manhã até a noite, jacaré escova os dentes, escova com muito zelo os do meio e os da frente. – E os dentes de trás, jacaré? De manhã escova os da frente e de tarde os dentes do meio, quando vai escovar os de trás, quase morre de receio. – E os dentes de trás, jacaré? Desejava visitar seu compadre crocodilo mas morria de preguiça: Que bocejos! Que cochilos! – Jacaré, e os dentes de trás? Foi a pergunta que ouviu num sonho que então sonhou, caiu da cama assustado e escovou, escovou, escovou. Sérgio Capparelli  CAPPARELLI, S. Boi da Cara Preta. LP&M, 1983. Leia também: Velho Poema Infantil , de Máximo de Moura Santos.