sexta-feira, 29 de junho de 2012

Internauta comenta: Viagem ao Crepúsculo, Samarone Lima


Samarone Lima
     É um livro sobre a vida cotidiana em Cuba nos dias atuais.. O autor fez uma viagem á Ilha em 2009 e se depara com uma realidade bem diferente daquela expressa por setores da esquerda brasileira. Samarone resolve então escrever um livro com entrevistas de cubanos, que lutam duramente pela sobrevivência. Não foi preciso teorizar, pois a realidade falou por si só. E o que vemos é uma realidade muito triste. A carência de bens de consumo muito grande. E a renda é insuficiente para sobrevivência: cerca de $ 10 dólares mensais. Quem tem parentes nos Estados Unidos e recebe ajuda aí o padrão de vida melhora consideravelmente. Em Cuba nada funciona sem o suborno, propina. É a lei da selva. Algo me surpreendeu: quando o cubano conhece e confia no visitante aí despeja suas mágoas, fazendo profundas queixas sobre a ditadura dos irmãos Castro.      
     Teve um depoimento de um velho que foi comovente, dizendo, chorando, que não suportava mais o governo comunista dos Castro.
     Por que não fazem protestos, passeatas? aí é que está: prá todo lado tem os CDRs, membros do Comitê de Defesa da Revolução, os alcaguetes do regime, em cada quarteirão, em cada canto da Ilha. E dissidência é punida com anos de cadeia.
     Viagem ao crepúsculo é um livro que o leitor sente que valeu a pena a leitura. É Cuba em preto e branco.

Comentário de Nivaldo Silva - Brasília-DF, junho 2012 


Samarone Lima
Ed.:Grupo Paes
2ª edição 2012
R$40,00 (Liv.Cultura)