quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Dia da Criança: Dispensário Santa Terezinha, RJ

O blog está optando por mostrar o que existe de sério e importante em prol das crianças. A criação de um dia específico para algo ou alguém serve para chamar a atenção de todos para as necessidades deste algo ou alguém. O lado festivo, de que não dispenso a importância, fica para as indústrias de brinquedos e entretenimento. A minha parte é mostrar a ação de entidades e ou pessoas que de alguma forma e com seriedade que estão trabalhando com as crianças.   No Rio de Janeiro:  Dispensário Santa Terezinha do Menino Jesus de Praga

Fundado em 30 de novembro de 1926 por um grupo de senhoras que se organizaram em uma associação de caráter particular, Senhoras da Gávea, o DISPENSÁRIO funcionava em seus primórdios, timidamente num galpão atrás da Igreja Nossa Senhora da Conceição, espaço esse cedido pelo vigário da Paróquia.


Em 1945, os trabalhos assistenciais atendiam a 107 idosas de baixa renda que moravam no Parque Proletário da Gávea ( atual Planetário).
Em 1952, o Dispensário que já tinha sido constituído de Utilidade Pública estava atendendo a um número elevado de pessoas matriculadas. Por este motivo, o grupo envolvido na obra, realizou uma grande festa para levantar fundos para saldar o pagamento de um imóvel que seria destinado ao atendimento dessas idosas. Foi então que o DISPENSARIO SANTA TEREZINHA estabeleceu-se à rua General Rabelo, 9 onde progressivamente foi ampliando suas instalações e serviços.
          Ao lado das ações assistenciais já desenvolvidas, o Dispensário inaugurou o serviço de creche para mães trabalhadoras, em 1956, contando com um médico pediatra e uma enfermeira para assistir as crianças. De acordo com o contexto da época, o objetivo das creches era o de cuidar das crianças de classes populares, pautando suas atividades nos alicerces da assistência e do higienismo, que caracterizam as ações filantrópicas.

Conheça o Dispensário:http://www.sateme.com.br/