domingo, 4 de setembro de 2011

A Yoani, com carinho.


Yoani Sanches, é a autora de um livro que ela não escreveu. Explico: De Cuba Com Carinho é a reunião de várias postagens desta cubana em seu blog Generacion Y. Sobre o livro, já publiquei postagens neste blog. 
Hoje, é aniversário da autora e é dela que vou falar. Yoani nasceu e reside em Havana e tem 36 anos.Com o título de filóloga e a controversa tese: Um Estudo da Literatura da Ditadura na América Latina, formou-se no ano de 2000 pela Universidade de Havana. Escreve o blog Generación Y desde 2007, mas como ela própria se define é uma blogueira cega: não pode acessá-lo de casa. No livro De Cuba Com Carinho, Yoani conta como são feitas as postagens tendo em vista que é constantemente vigiada e, como toda a população, impedida de expressar-se livremente. No ano seguinte ao lançamento do blog, foi considerada pela revista Times uma das 100 mulheres mais influentes do mundo. Algo que para mim, na condição de mulher, é por demais honroso tendo em vista que Yoani ganhou notoriedade denunciando para o mundo as condições de vida porque passa um pais inteiro. E ela fez isso de dentro do próprio pais que amordaça, persegue seus filhos e joga areia nos olhos dos outros.

Yoani, já formada, trabalhou em editora de livros infantis mas deixou em seguida para ganhar melhor ensinando espanhol a turistas. Em 2002 emigrou para a Suiça e, voltando em 2004, precisou rasgar o passaporte para não ser rejeitada dentro do próprio país. (Havia demorado mais do que o permitido no exterior). Abriu o Generación Y que, descoberto pelo governo, passou a ser filtrado desde 2008. Usa da ajuda de vários colaboradores para fazer atualização. O blog, um dos mais acessados do mundo é traduzido para 15 línguas. Outra façanha da Yoani: conseguiu enviar ao Pres. Barak Obama, entrevista com 7 perguntas que ele respondeu e ela publicou no Generacion Y. O mesmo foi feito no site oficial do Departamento de Estado dos Estados Unidos.

Yoani denuncia, comprovando,logicamente, toda sorte de restrição com que vivem em Cuba. Restrição não só de liberdade, mas de alimentos, de educação de assistência médica.

Hoje é aniversário de Yoani Sanchez Cordero Maria, à cubana meu aplauso, carinho e admiração.

http://www.desdecuba.com/generaciony/

Postagens neste blog:
http://livroerrante.blogspot.com/2009/10/de-cuba-com-carinho.html

http://livroerrante.blogspot.com/2009/10/voltemos-aos-livros.html

Veja também:
http://blogdomariofortes.blogspot.com/2009/11/fhc-pede-por-yoani-sanchez-ao-governo.html