Pular para o conteúdo principal

A Yoani, com carinho.


Yoani Sanches, é a autora de um livro que ela não escreveu. Explico: De Cuba Com Carinho é a reunião de várias postagens desta cubana em seu blog Generacion Y. Sobre o livro, já publiquei postagens neste blog. 
Hoje, é aniversário da autora e é dela que vou falar. Yoani nasceu e reside em Havana e tem 36 anos.Com o título de filóloga e a controversa tese: Um Estudo da Literatura da Ditadura na América Latina, formou-se no ano de 2000 pela Universidade de Havana. Escreve o blog Generación Y desde 2007, mas como ela própria se define é uma blogueira cega: não pode acessá-lo de casa. No livro De Cuba Com Carinho, Yoani conta como são feitas as postagens tendo em vista que é constantemente vigiada e, como toda a população, impedida de expressar-se livremente. No ano seguinte ao lançamento do blog, foi considerada pela revista Times uma das 100 mulheres mais influentes do mundo. Algo que para mim, na condição de mulher, é por demais honroso tendo em vista que Yoani ganhou notoriedade denunciando para o mundo as condições de vida porque passa um pais inteiro. E ela fez isso de dentro do próprio pais que amordaça, persegue seus filhos e joga areia nos olhos dos outros.

Yoani, já formada, trabalhou em editora de livros infantis mas deixou em seguida para ganhar melhor ensinando espanhol a turistas. Em 2002 emigrou para a Suiça e, voltando em 2004, precisou rasgar o passaporte para não ser rejeitada dentro do próprio país. (Havia demorado mais do que o permitido no exterior). Abriu o Generación Y que, descoberto pelo governo, passou a ser filtrado desde 2008. Usa da ajuda de vários colaboradores para fazer atualização. O blog, um dos mais acessados do mundo é traduzido para 15 línguas. Outra façanha da Yoani: conseguiu enviar ao Pres. Barak Obama, entrevista com 7 perguntas que ele respondeu e ela publicou no Generacion Y. O mesmo foi feito no site oficial do Departamento de Estado dos Estados Unidos.

Yoani denuncia, comprovando,logicamente, toda sorte de restrição com que vivem em Cuba. Restrição não só de liberdade, mas de alimentos, de educação de assistência médica.

Hoje é aniversário de Yoani Sanchez Cordero Maria, à cubana meu aplauso, carinho e admiração.

http://www.desdecuba.com/generaciony/

Postagens neste blog:
http://livroerrante.blogspot.com/2009/10/de-cuba-com-carinho.html

http://livroerrante.blogspot.com/2009/10/voltemos-aos-livros.html

Veja também:
http://blogdomariofortes.blogspot.com/2009/11/fhc-pede-por-yoani-sanchez-ao-governo.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Beleza Total, Carlos Drummond de Andrade.

A beleza de Gertrudes fascinava todo mundo e a própria Gertrudes. Os espelhos pasmavam diante de seu rosto, recusando-se a refletir as pessoas da casa e muito menos as visitas. Não ousavam abranger o corpo inteiro de Gertrudes. Era impossível, de tão belo, e o espelho do banheiro, que se atreveu a isto, partiu-se em mil estilhaços. A moça já não podia sair à rua, pois os veículos paravam à revelia dos condutores, e estes, por sua vez, perdiam toda a capacidade de ação. Houve um engarrafamento monstro, que durou uma semana, embora Gertrudes houvesse voltado logo para casa. O Senado aprovou lei de emergência, proibindo Gertrudes de chegar à janela. A moça vivia confinada num salão em que só penetrava sua mãe, pois o mordomo se suicidara com uma foto de Gertrudes sobre o peito. Gertrudes não podia fazer nada. Nascera assim, este era o seu destino fatal: a extrema beleza. E era feliz, sabendo-se incomparável. Por falta de ar puro, acabou sem condições de vida, e um di

Mãe É Quem Fica, Bruna Estrela

           Mãe é quem fica. Depois que todos vão. Depois que a luz apaga. Depois que todos dormem. Mãe fica.      Às vezes não fica em presença física. Mas mãe sempre fica. Uma vez que você tenha um filho, nunca mais seu coração estará inteiramente onde você estiver. Uma parte sempre fica.      Fica neles. Se eles comeram. Se dormiram na hora certa. Se brincaram como deveriam. Se a professora da escola é gentil. Se o amiguinho parou de bater. Se o pai lembrou de dar o remédio.      Mãe fica. Fica entalada no escorregador do espaço kids, pra brincar com a cria. Fica espremida no canto da cama de madrugada pra se certificar que a tosse melhorou. Fica com o resto da comida do filho, pra não perder mais tempo cozinhando.      É quando a gente fica que nasce a mãe. Na presença inteira. No olhar atento. Nos braços que embalam. No colo que acolhe.      Mãe é quem fica. Quando o chão some sob os pés. Quando todo mundo vai embora.      Quando as certezas se desfazem. Mãe

Os Dentes do Jacaré, Sérgio Capparelli. (poema infantil)

De manhã até a noite, jacaré escova os dentes, escova com muito zelo os do meio e os da frente. – E os dentes de trás, jacaré? De manhã escova os da frente e de tarde os dentes do meio, quando vai escovar os de trás, quase morre de receio. – E os dentes de trás, jacaré? Desejava visitar seu compadre crocodilo mas morria de preguiça: Que bocejos! Que cochilos! – Jacaré, e os dentes de trás? Foi a pergunta que ouviu num sonho que então sonhou, caiu da cama assustado e escovou, escovou, escovou. Sérgio Capparelli  CAPPARELLI, S. Boi da Cara Preta. LP&M, 1983. Leia também: Velho Poema Infantil , de Máximo de Moura Santos.