sexta-feira, 1 de abril de 2011

Vovô francês indignado!


Ao lado um vovô  de 93 anos como tantos vovôs na França e no resto do mundo. Por que, então, trouxe o Sr. Stéphane Hessel para cá?
Porque ele não é tão comum assim.  O escritor estreante faz, aos 93 anos, o que os jovens deveriam estar fazendo: sentir-se indignado. 
É pouco? Ela sente-se indignado e fala.  Ainda é pouco?
Sente-se indignado, fala e convoca: Indignai-vos!



Indignai-vos! Ed. Leya
R$9,90 Liv. Saraiva
 Mais recente sucesso editorial da Europa Indignai-vos! tem pouco mais de 30 páginas. Quantidade suficiente para que o sobrevivente de campo de concentração,  com 93 anos diga aos mais jovens que hoje existe tanto motivo para indignaçao quanto havia na época em que ele era da Resistência Francesa. Indignai-vos! já vendeu mais de 1,4 milhões de exemplares na França,  tem edição em inglês e foi lançado no Brasil pela Editora Leya.


O Vovô francês, diz nas páginas de Indignai-vos! que os jovens deveriam se importar mais com política, direitos humanos e questões sociais.  O pequeno livro desperta polêmicas e pode parecer simplista. Porém,o grande mérito está no fato de uma pessoa tão idosa não conseguir se conter e mostrar publicamente sua perplexidade diante da provável inércia, inapetência da juventude e, mais ainda, sua convocação direcionada a quem, sob sua ótica, deveria estar indignando-se.

Leia também:Vovô francês: não basta indignar-se tem de...
(Fontes: jornal Folha de São Paulo e http://www.portaldaliteratura.com/)