terça-feira, 26 de abril de 2011

Adorei esse livro!

Alguns integrantes da comunidade Livro Errante dizem os livros de que gostaram muito até abril de 2011


A Senhora das Savanas - Hilton Marques:Tendo a África como pano de fundo e as relações humanas como fio condutor, Marques mostra a realidade de um continente repleto de injustiças e questões políticas e sociais, que vão do despotismo militar aos excessos do fundamentalismo.

Um romance repleto de aventura, que descreve o continente com veracidade e prende o leitor com personagens marcantes.
Quem adorou: Bete Lima  e  Regina Porto


  A Sombra do Vento, Carlos Ruiz Zafón - narrativa de ritmo eletrizante, escrita em uma prosa ora poética, ora irônica. O enredo mistura gêneros como o romance de aventuras de Alexandre Dumas, a novela gótica de Edgar Allan Poe e os folhetins amorosos de Victor Hugo. Ambientado na Barcelona franquista da primeira metade do século XX, entre os últimos raios de luz do modernismo e as trevas do pós-guerra, o romance de Zafón é uma obra sedutora, comovente e impossível de largar.
Quem adorou: Bete Lima


Como Água Para Chocolate - Laura Esquivel:Tita vive, nos primeiros anos do século XX, numa localidade fronteiriça mexicana de arrigados e severas normas sociais. Como filha mais nova, devia consagrar a sua vida ao serviço da família e esquecer-se do amor. Mas tudo se complica quando Tita se apaixona por um jovem chamado Pedro Muzquiz. Como a Mamã Elena não deseja prescindir da sua filha mais nova que a deveria cuidar na velhice, a "solução" que encontra consiste em oferecer a mão de outra das suas filhas a Pedro... Nesta desesperante situação, a cozinha e os seus feitiços tornam-se na única válvula de escape para a sensualidade da jovem...

Quem adorou: Cris Bauer e Tânia Druet


Água para Elefantes, Sara Gruen:Desde que perdeu sua esposa, Jacob Jankowski vive numa casa de repouso, cercado por senhoras simpáticas, enfermeiras solí­citas e fantasmas do passado. Por 70 anos Jacob guardou um segredo. Ele nunca falou a ninguém sobre os anos de sua juventude em que trabalhou no circo. Até agora. Aos 23 anos, Jacob era um estudante de veterinária. Mas sua sorte muda quando seus pais morrem num acidente de carro. Órfão, sem dinheiro e sem ter para onde ir, ele deixa a faculdade antes de prestar os exames finais e acaba pulando em um trem em movimento - o Esquadrão Voador do circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra ...
Quem adorou: Cris Bauer

A Rainha do Castelo do Ar - Stieg Larson:Neste terceiro volume da série, grande parte dos segredos é desvendada. Lisbeth Salander agora conta com excelentes aliados. O principal é Mikael Blomkvist, jornalista investigativo que já solucionou crimes escabrosos. No mesmo 'front', estão ainda Annika Giannini, irmã de Mikael, advogada especializada em defender mulheres vítimas de violência, e o inspetor Jan Bublanski, que segue sua própria linha investigativa, na contramão da promotoria. 'A rainha do castelo de ar' enfoca as mazelas da sociedade - da ciranda financeira ao tráfico de mulheres.
Quem adorou:Cris Bauer e Richardson Noccheli.


Sabres e Utopias - M.Vargas Llosa:Nos artigos reunidos na obra, ele fala sobre os mais diversos temas: política, direitos humanos, literatura e artes plásticas, economia e história. Acima de tudo, o escritor se mostra um defensor aguerrido da democracia e da liberdade. Ele ataca com precisão tanto os regimes militares de direita, corruptos e violentos, quanto as ditaduras de esquerda, que prometem utopias mas entregam somente repressão e autoritarismo.Com respeito ao Brasil, faz análises impactantes sobre a situação política atual, com duras críticas à relação entre Lula e Fidel Castro, e constrói relatos comoventes sobre grandes nomes da literatura - como Euclides da Cunha e Jorge Amado -, em textos selecionados especialmente para esta edição.
Quem adorou: Regina


Peixe na Água- M.Vargas Llosa: é um livro de memórias. Vargas Llosa começou a escrevê-lo logo depois de sua derrota nas eleições de junho de 1990 à presidência do Peru. Parte dele é um relato minucioso da gênese da candidatura de Vargas Llosa, do período de campanha e do surpreendente e súbito declínio das intenções de voto a seu favor. Em capítulos alternados, o livro contém a história da infância e da adolescência de Mario Vargas Llosa, estendendo-se até 1958, quando o jovem escritor deixa o Peru para ir viver em Paris. Num tom pessoal, comovente e bem-humorado, desfiam-se episódios que mais tarde receberiam tratamento literário na obra ficcional do autor.
Quem adorou: Regina





Livro - Venenos de Deus,  Remédios do Diabo -Mia Couto:Bartolomeu Sozinho é um velho mecânico naval moçambicano, aposentado do trabalho, mas não dos sonhos ardentes e dos pesadelos ressentidos que elabora em seu escuro quarto de doente terminal. Ele é atendido em domicílio por Sidónio Rosa, médico português.A narrativa entrelaça a vida de Bartolomeu, de sua rancorosa mulher,Munda, da ausente e quase mitológica Deolinda, filha do casal, do dedicado Doutor "Sidonho", bem como de Suacelência, o suarento e corrupto administrador de Vila Cacimba, um lugarejo imerso em poeira e cacimbas (neblinas) enganadoras. São vidas feitas de mentiras e ilusões que tornam difícil diferenciar o sonho da realidade.
Quem Adorou:Tânia Drouet.

Vastas Emoçoes e Pensamentos Imperfeitos, Rubem Fonseca: com esse livro R.F nos abre o caminho para um mundo onde a realidade e a ficção, o sonho e a vigília, se confundem numa intrigante história cujo pano de fundo é o cinema. Estão presentes todos os elementos que consagraram Rubem Fonseca como um dos melhores escritores brasileiros - o ceticismo, a concisão, a aguda percepção da realidade e o absoluto domínio da história, cuja agilidade e perfeita progressão de suspense mantêm o leitor cativo até o final do livro.

Quem adorou: Frank

TopBlog 2012- para votar no LivroErrante, clique no selo dourado à direita da tela.A blogueira agradece.